Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Antonio José Silva Oliveira

Outra

Divulgação Científica
  • ilha da ciência/espaço da ciência e do firmamento/planetário ufma: instrumento de fortalecimento da educação formal por meio da divulgação científica
  • RESUMO: A história da ciência brasileira tem início no século XIX, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil Colônia em 1808. A partir de então, a ciência cresceu, vindo a florescer ao longo do século XX. No atual século, assume papel de ainda maior destaque, contribuindo para que o país enfrente os desafios do milênio e possibilitando o seu desenvolvimento econômico e social sustentável. Desta forma esta proposta visa “Promover atividades de Divulgação Científica em diferentes regiões do Estado do Maranhão que visam despertar nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela Ciência e Cultura através de palestras, conferencias, oficinas, mostras e exposições itinerantes e interativas com a temática BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil de forma online e presencial”. Os equipamentos e materiais didáticos/instrucionais a serem usados na mostra científicas foram desenvolvidos e produzidos no Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, contando com máquinas térmicas, geradores de eletricidades, mecânica, óptica geométrica e de física básica, ensino de astronomia entre outros. Esses equipamentos são acrescidos com sessão de vídeos em uma planetário e exposições. As atividades de Divulgação Científica serão realizadas em diferentes regiões do Estado do Maranhão que visam despertar nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela Ciência e Cultura através de palestras, conferencias, oficinas, mostras e exposições itinerantes e interativas. Serão mostrados a cronologia das atividades científicas realizadas no País e sua importância no seu desenvolvimento. Para cada fato importante serão construído equipamento que retratam o acontecimento, como por exemplo, Maquina Térmica – Revolução Industrial, Transistor – Revolução dos semicondutores, etc. Além destas ações o projeto contemplara a preparação da observação de um Eclipse Anelar no Norte e Nordeste do Brasil em 14/10/2023.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Antonio José Silva Oliveira

Outra

Divulgação Científica
  • espaço da ciência e do firmamento/planetario ufma: um estímulo à percepção do papel da ciência à sociedade e como instrumento de fortalecimento da educação formal por meio da divulgação científica
  • Promover atividades de Divulgação Científica em diferentes regiões do Estado do Maranhão que visam despertar nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela Ciência e Cultura através de palestras, conferencias, oficinas, mostras e exposições itinerantes e interativas com a temática Da evolução à inteligência artificial das máquinas: interdependência entre máquina e homem. Os equipamentos e materiais didáticos/instrucionais foram desenvolvidos e produzidos no Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, ensino de astronomia com observações e conhecimento de astro por meio de telescópios e planetário móvel visando a realização e concretização da importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos municípios. Portanto a proposta visa promover medidas educativas e ações de observação de astros para a população participante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com difusão de conhecimento mostrando a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Antonio Luiz Gubert

Outra

Multidisciplinar
  • xix semana nacional de ciência e tecnologia
  • A “XIX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” e a “V Mostra Científica do IFSC Câmpus Xanxerê” é um evento conjunto que tem por finalidade principal promover ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. Além disso, se propõe a expor os trabalhos originados de projetos e atividades desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão do câmpus. Neste ano, o evento ocorrerá entre os dias 17 e 23 de outubro de 2022 e contará com a participação de estudantes, servidores e comunidade, sob a coordenação de uma Comissão Organizadora. Para tanto, serão oferecidas palestras, seminários, oficinas, com profissionais especializados; bem como momentos de socialização de trabalhos de pesquisa – tanto oriundos do câmpus como de outras instituições da região de abrangência da instituição (região da Amai – Associação de Municípios do Alto Irani) A ocorrência do evento está inserida em um movimento maior, nacional, como estratégia de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio de eventos que congregam instituições de todo o País em torno de atividades de divulgação científica. O evento, então, poderá ser uma excelente oportunidade para mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos, bem como para a população local conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica produzidas no IFSC e instituições parceiras. Com o auxílio de toda a comunidade acadêmica do câmpus, será possível a ocorrência do evento, que tradicionalmente é feito por muitas mãos. A partir da conquista dos recursos financeiros, poderão ser viabilizadas as ações previstas, garantindo que os objetivos sejam alcançados.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Antonio Marcos Pereira Brotas

Outra

Divulgação Científica
  • enfrentando a desinformação no twitter: uma análise da participação de atores da ciência no debate acerca das vacinas contra a covid-19.
  • Diante das implicações provocadas pela pandemia da COVID-19 nas dinâmicas comunicacionais, assiste-se não só a uma crise sanitária, mas a uma infodemia, caracterizada pela centralidade das plataformas de mídias sociais enquanto espaços privilegiados de busca por informações em saúde e pela acentuação da desordem informacional. Tais fatores, associados à politização feita no Brasil em torno das vacinas contra a COVID-19, acabam por impactar na adesão da população às políticas públicas relacionadas ao enfrentamento à pandemia, notadamente à vacinação, uma vez que são considerados os principais responsáveis pela intensificação e promoção da hesitação vacinal. Desta forma, propõe-se com o presente trabalho uma pesquisa de infovigilância, de caráter metodológico híbrido (aprendizado de máquina supervisionado e não-supervisionado), misto e semi-automatizado (realizado com o auxílio dos algoritmos e validado por pesquisadores), voltada à compreensão dos modos de participação da divulgação científica em saúde no Twitter, com base na análise do enquadramento. Tem-se como objetivo realizar um mapeamento do conteúdo desinformativo presente na conversação acerca da vacina e da vacinação contra a COVID-19, bem como a identificação dos atores e atrizes que mobilizaram a ciência e os enquadramentos que acionaram para enfrentar o espalhamento de conteúdos falsos e/ou enganosos sobre vacina no twitter.
  • Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025