Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PREFEITURA MUNICIPAL
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Eusébio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Nova Venecia
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Prefeitura Municipal de Tangará
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
S B I
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação de Goiás
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES
UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Região da Campanha
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amapá
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
VOAR TEATRO DE BONECOS
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Pedro Rodrigues Curi Hallal
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
causas e consequências da prática de atividade física ao longo do ciclo vital
Resumo:
A inatividade física causa 5,3 milhões de mortes por ano no mundo. Aproximadamente 1/4 da população adulta no mundo é fisicamente inativa e 4/5 dos adolescentes no planeta não atingem a recomendação de praticarem uma hora por dia de atividade física. O objetivo do projeto é investigar as causas e consequências da inatividade física em crianças (7 anos), adolescentes (18 anos) e adultos (30 e 40 anos), por meio de uma abordagem de ciclo vital. Nas quatro coortes de Pelotas, que incluem cerca de 20000 participantes no total, a atividade física foi mensurada a partir de questionários e, também, de acelerômetros. O projeto utilizará análises prospectivas. Na análise das consequências da inatividade física para a saúde, será avaliado o efeito da atividade física sobre saúde óssea, saúde cardiometabólica, função cognitiva, saúde mental e Covid-19.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Pedro Santos Almeida
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de sistemas inteligentes de iluminação artificial a leds para o cultivo ótimo de plantas de interesse econômico
Resumo:
No projeto ora proposto, pretende-se aplicar a iluminação baseada em diodos emissores de luz (LEDs) para criar sistemas de suplementação artificial de luz em aplicações de cultivo de plantas com um foco especial às potenciais aplicações em ambientes externos (outdoor canteiros, lavouras, pivôs centrais, etc.) ou internos (indoor estufas, salas de crescimento, etc.) com a suplementação das necessidades fotossintéticas de culturas de interesse econômico (como soja, tomate, café, feijão, milho, hortaliças, criação de mudas, frutíferas silvestres, flores ornamentais, alimentos orgânicos, etc.). Desta forma, deseja-se estudar e construir, especificamente, protótipos de drivers inteligentes de LEDs que integrem conjuntos de sensores e controladores de potência dos dispositivos, que sejam dimerizáveis (com controle de intensidade luminosa), e contem com uma estimação e controle indireto de fluxo radiante e com um controle fino do espectro da radiação, que poderá ser otimizada para cada situação de cultivo. Tais circuitos eletrônicos (drivers) poderão, então, ser aplicados para acionar módulos de LEDs ou luminárias também a serem projetados e construídos no âmbito do projeto visando a otimização do processo de fotossíntese destas plantas superiores (vasculares), o controle/ampliação/modulação de seu fotoperíodo e a redução no consumo de energia associado à iluminação artificial nesta aplicação específica. Usando de tal sistema moderno e inteligente de iluminação, seria possível otimizar e ter um controle maior na exploração comercial e industrial de tais vegetais de interesse econômico (usados na produção de alimentos, bebidas, medicamentos, insumos produtivos, biocombustíveis, etc.). O projeto é centrado na pesquisa, construção e validação experimental tanto dos drivers eletrônicos inteligentes quanto dos módulos e luminárias de LED, a serem projetados especificamente para esta aplicação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Pedro Teixeira Lacava
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
da matéria condensada à física estatística: propostas em energia, sensores e nuclear.
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
Vigência:
17/02/2020-16/02/2025
Peter Maurice Erna Claessens
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aprendizagem e surpresa em inferência perceptual
Resumo:
Percepção pode ser definida como o processo de redução da incerteza sobre o ambiente a partir de informação sensorial e conhecimento prévio. O teorema do Bayes fornece a base da teoria normativa sobre como informação sensorial e expectativas sobre o mundo devem ser combinadas. Experimentos psicofísicos recentes têm levantado indícios convincentes que observadores de fato realizam uma integração Bayesiana de informação e conhecimento, ou de várias fontes de informação. Este projeto propõe experimentos que abordam o processo de aprendizagem responsável pela construção de expectativas perceptuais, além de fatores que determinam a magnitude da surpresa quando estas expectativas são quebradas, e a facilitação subsequente da aprendizagem perceptual. Nos experimentos propostos, será avaliado se observadores humanos conseguem aprender implicitamente a correlação entre um atributo central à tarefa de classificação visual e uma pista informativa, com e sem pista ancilar (indicando validade ou não da pista informativa). Também será investigado o papel da quebra de expectativas ('surpresa'), conforme registrado por técnicas psicofisiológicas, nestes tipos de aprendizagem perceptual. Os resultados serão avaliados e comparados com o modelo normativo de redes Bayesianas para inferência complexa e servirão de base para o desenvolvimento de modelos neurocomputacionais dos processos neurobiológicos que a produzem.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
Vigência:
10/06/2022-30/06/2025
Peterson Adriano Belan
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
metrologia voltada à indústria 4.0: calibração sem toque
Resumo:
Instrumentos de medição são essenciais para garantir a qualidade nos processos de fabricação nas indústrias. No entanto, a baixa eficiência de produtividade nos processos de calibração é um problema recorrente nos laboratórios, especialmente quando os instrumentos a serem calibrados são analógicos e não possuem uma interface de comunicação integrada. Neste contexto, os sistemas automatizados e por uso de visão computacional podem proporcionar maior precisão, repetibilidade, redução de custos e padronização de resultados. Assim este projeto propõe a exploração de técnicas de visão computacional para automatização do processo de calibração de instrumentos de medição. Para execução destas tarefas o uso de câmeras digitais são essenciais para captura das informações, sejam estas de displays analógicos, digitais ou outra forma de leitura das informações do equipamento a ser calibrado. O uso de processos automáticos para calibração de instrumentos de medição, vão de encontro com a Metrologia 4.0, ou metrologia para Indústria 4.0, no que tange a automação de processos e o oferecimento serviços mais confiáveis, eficientes e customizados. A ideia é que as técnicas propostas sejam aplicáveis aos laboratórios metrológicos para auxiliar os técnicos nos processos de medição dos equipamentos, ampliando a precisão e a eficiência na emissão do certificado de calibração.
Instituição/UF/País:
Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Peterson Cleyton Avi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iii feira estadual de matemática do rs - online
Resumo:
No ano de 2022 será realizada a III FEIRA ESTADUAL DE MATEMÁTICA DO RS - ONLINE, onde está prevista a exposição de no mínimo 80 projetos de pesquisa que envolve matemática do estado do RS. A Feira será realizada nos dias 27 e 28 de outubro de forma totalmente Online. Como fases anteriores de seleção de trabalhos, no ano de 2022, será realizada a IV FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DA REGIÃO DE IJUÍ, no município de Ijuí, e a II FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DA REGIÃO DE SANTA ROSA, no município de Santa Rosa. A realização das Feiras objetiva promover a construção e divulgação dos conhecimentos Matemáticos, socializando suas pesquisas e resultados. As Feiras envolvem professores e estudantes da Educação Básica, Educação Especial e Educação Superior e representa um momento de integração. Sobre a história das Feiras no RS, a I Feira Regional de Matemática da Região de Ijuí aconteceu no dia 25/08/17 tendo 81 trabalhos apresentados, enquanto a II Feira Regional de Matemática da Região de Ijuí aconteceu no dia 24/08/18 com 97 trabalhos apresentados. A III Feira Regional de Matemática da Região de Ijuí, aconteceu no dia 25/10/19 com 86 trabalhos apresentados. Também, a I Feira Regional de Matemática da Região de Santa Rosa aconteceu no dia 30/08 com 47 trabalhos socializados. Em 2020, com a situação imposta pela pandemia, o evento foi readequado e trazendo uma inovação, foi realizada a I Feira Estadual de Matemática do RS com 29 trabalhos apresentados nos dias 21 e 22 de outubro, realizado de forma totalmente Online. Em 2021, considerando o cenário ainda imposto pela pandemia, não serão realizadas novamente as Feiras Regionais, mas nos dias 04 e 05 de novembro vai acontecer a II FEIRA ESTADUAL DE MATEMÁTICA DO RS, de forma totalmente Online, contando novamente com transmissão no canal do Youtube da UNIJUI. Entendemos que a realização da Feira de Matemática no estado do RS é importantíssima visto os resultados significativos das feiras já realizadas no estado até agora.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
15/12/2021-31/12/2023
Philippe Olivier Alexandre Navaux
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ia+cloud: treinamento de algoritmos de inteligência artificial na nuvem
Resumo:
Aprendizado de Máquina, Machine Learning-ML, é um dos assuntos da área de Inteligência Artificial que mais cresce na Ciência da Computação, ajudando todos os campos do conhecimento e da sociedade ao trazer novas abordagens para a compreensão de grandes conjuntos de dados. A abundância de dados e técnicas de treinamento, especialmente de Aprendizado Profundo, Deep Learning, permite que empresas desenvolvam produtos revolucionários, como carros autônomos, assistentes pessoais e ferramentas de recomendação de produtos. De outro lado, existe um crescimento no processamento dos programas de computador na nuvem, cloud. É uma maneira de diminuir o custo de investimento na compra de computadores para execução dos programas localmente. O presente projeto propõe a execução do treinamento de Algoritmos de Aprendizado de Máquina na nuvem. O desafio do projeto é a execução dos dados no treinamento de algoritmos de Inteligência Artificial na nuvem, especialmente usando aceleradores, uma das tarefas que mais consome recursos da computação e que pode levar dias. A ideia de executá-los na nuvem é aliviar o processamento em computadores locais. Aplicações de Algoritmos de Inteligência Artificial, na área da Saúde e do Petróleo, serão analisadas o desempenho e a acurácia na execução na nuvem. Atualmente, já temos aluno que executou algoritmos de ML na nuvem da Google, empregando o processador TPU, Tensor Processing Unit, para acelerar o treinamento do aprendizado na área da Saúde. Para desenvolver o projeto serão estudadas as facilidades que os provedores na nuvem, Google, Amazon, oferecem para execução do treinamento de algoritmos de ML. Posteriormente, serão preparados problemas da área da saúde e do petróleo para execução na nuvem, analisando formas de acelerar e otimizar sua execução. Por fim, serão avaliados os ganhos de desempenho, sem perda de acurácia no treinamento dos algoritmos. Estas atividades devem gerar diversos resultados e publicações em veículos de qualidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Pietro Chimenti
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
medidas de precisão de oscilação de neutrinos em juno e hyper-kamiokande
Resumo:
A descoberta do fenômeno da oscilção de neutrinos através da observação de neutrinos atmosféricos pelo Super-Kamiokande em 1998, demonstrou a existência da massa e da mistura entre estas partículas. Junto com as observações de oscilação de neutrinos oriundos do Sol e dos reatores nucleares abriram a possibilidade de estudar novos fenômenos, como a violação de CP no setor de leptons, contudo, é necessario obter medidas de precisão da oscilação de neutrinos, e em partícular em relação ao chamado ordenamento dos autoestados de massas dos neutrinos. Experimentos como JUNO e Hyper-Kamiokande (HK) nos oferecerão medidas com uma precisão sem precedentes não somente para responder a algumas perguntas a respeito das propriedades dos neutrinos no arcabouço do modelo padrão (MP) de partículas elementares, como também para oferecer a oportunidade de explorar nova física além do MP. O intuito deste projeto é pesquisar a capacidade individual e a sinergia que JUNO e HK têm para estudar as propriedades fundamentais dos neutrinos. A colaboração JUNO deverá começar a coletar dados no fim de 2022, por outro lado, o detetor HK ainda está na fase inicial de construção e com a previsão de começar a coletar dados em 2027, portanto, estudos fenomenológicos sobre a capacidade deste experimento para prenunciar as possíveis descobertas são de máxima relevância. O Brasil participa na colaboração JUNO desde 2016, contribuindo principalmente com o sistema de fotomultiplicadoras pequenas. Mais recentemente o Brasil também entrou na colaboração HK (que foi formada oficialmente em 2020) contribuindo principalmente com os estudos fenomenologicos explorando tanto quanto possível o potencial do detetor HK para determinar e descobrir as propriedades ainda desconhecidas dos neutrinos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
24/02/2022-28/02/2025
Piter Gargarella
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
manufatura aditiva de compósitos metálicos em camadas com propriedades magnéticas moles
Resumo:
O crescente uso de veículos elétricos tem estimulado o desenvolvimento de motores elétricos mais eficientes, com menor gasto energético e custo. O núcleo desses motores é geralmente formado por chapas finas de aço Fe-Si, sendo frequentemente adicionada camada de material isolante entre elas para reduzir as perdas por correntes parasitas. A espessura mínima dessas chapas é determinada pela quantidade de Si incorporada na liga, sendo proibitivo teores acima de 3,2 %p. devido a dificuldades na fabricação das chapas, embora seja conhecido que um teor maior melhora as propriedades magnéticas. Uma rota alternativa para fabricar núcleos de aços Fe-Si com teores acima de 3,2 %p. é a manufatura aditiva por Fusão Seletiva por Laser (FSL). Nesse processo, camadas de pó são fundidas seletivamente por um laser, seguindo um desenho tridimensional da peça. A construção da peça camada por camada possibilita uma grande liberdade de design e uso mínimo de material, e suas altas taxas de resfriamento permitem a formação de uma microestrutura fora do equilíbrio. A flexibilidade de design e formas oferecida pela FSL cria novas perspectivas na fabricação de componentes eletromagnéticos compactos de alta performance. Uma outra possibilidade da FSL é a fabricação de componentes com camadas de diferentes composições. É possível, por exemplo, obter uma estrutura que imita a do núcleo, com camadas micrométricas intercaladas de intermetálico de alta resistividade e de material magnético mole de alto desempenho, permitindo uma redução significativa das perdas por correntes parasitas. Poucos trabalhos foram realizados sobre a produção desses compósitos, sendo que muitos aspectos ainda precisam ser estudados. Frente a isso, o presente projeto tem como objetivo a fabricação e o estudo das características metalúrgicas, mecânicas e magnéticas de compósitos metálicos com camadas intercaladas de aço Fe-Si e intermetálico de alta resistividade produzidos por FSL.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Plábio Marcos Martins Desidério
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
jovens de escolas públicas e consumo cultural em cidades do norte do tocantins
Resumo:
Os processos sociais que se configuram no Norte do Tocantins possuem clivagens importantes para esta pesquisa e suas estratégias de ação. Um desses processos é o consumo cultural realizado por jovens estudantes no final do ciclo do Ensino Médio do norte do Tocantins, mais especificamente em Araguaína (na Escola Estadual Modelo, Escola Paroquial Luís Augusto e no Colégio Estadual Jorge Amado), em Ananás (Colégio Estadual Getúlio Vargas) e em Campos Lindos (Escola Estadual Manoel Alves Grande). Estes municípios ocupam diferentes faixas do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M): Araguaína (IDH-M alto), Ananás (IDH-M médio), e Campos Lindos (IDH-M baixo). É necessário compreender através de estudos de recepção preferencialmente etnografia do consumo como esses jovens, consomem através das várias instâncias de mediação e compartilham produtos e processos culturais. Para isso a pesquisa analisará as estratégias de consumo dos jovens em algumas cidades do Norte do Tocantins como um microcosmo da Amazônia Oriental, visando construir projetos de ação entre os jovens para que os mesmos possam produzir conteúdos na dimensão da globalização, como a construção de um banco de dados útil e consistente para tomada de decisões que permita a convergência de dados informativos e analíticos do que tem sido realizado no âmbito cultural.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Norte do Tocantins - TO - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Plácido Rogerio Pinheiro
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelos híbridos estruturados em aprendizado de máquina e multicritério em um ambiente inovador
Resumo:
Algoritmos de Aprendizagem de Máquina e Tomada de Decisão em Multicritérios possuem aplicações eficazes na tomada de decisão adequada em Big Data, devido a sua potencialidade no uso da Tecnologia de Informação, em variados domínios no âmbito da saúde, economia, agricultura e setor industrial. A Tomada de Decisão em Multicritérios é capaz de garantir um modelo de decisão participativa, objetivando compreensão entre os usuários que aplicam. Os problemas de decisão enfrentados, em sua maioria, estão relacionados a abordagens multicritério. Esses problemas são classificados como complexos e a consideração de todos os aspectos relevantes para a tomada de decisão é praticamente impossível, devido às limitações do ser humano. Quando se trata de decisões gerenciais, a questão é mais crítica, visto que a escolha errada entre duas alternativas semelhantes pode implicar em desperdício de recursos, afetando a empresa. O presente projeto propõe uma abordagem híbrida, estruturada na composição de algoritmos de Aprendizagem de Máquina associados, a um método multicritério de apoio à decisão estruturado nas metodologias de multiatributo e da Análise Verbal de Decisão visando à descoberta de conhecimentos e conceitos seguida de refinamento dos resultados. Pretende-se investigar o comportamento da interação entre os métodos da Análise Verbal de Decisãoe da Teoria de Utilidade Multi-atributo, a saber, com as metodologias de aprendizado de máquina, observando as metodologias de redes neurais e algoritmos de mineração de dados, procurando otimizar a complexidade apresentada pelos métodos híbridos. Neste contexto, considerando bases de dados existentes, deseja-se construir modelos de forma a possibilitar a solução de problemas sociais relacionados a qualidade de vida e sustentabilidade com base em um ambiente inovador. Pretende-se desenvolver ferramentas computacionais de forma a possibilitar a agregação dos métodos de multicriterio com as metodologias de aprendizado de máquina.
Instituição/UF/País:
Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Poli Mara Spritzer
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct de hormônios e saúde da mulher
Resumo:
O INCT de Hormônios e Saúde da Mulher iniciou suas atividades em dezembro de 2009 e congrega pesquisadores com sólida experiência em pesquisa, ensino e assistência médica em Endocrinologia, Ginecologia e Medicina Reprodutiva no Brasil, para concretizar uma proposta conjunta de pesquisa e desenvolvimento, que se traduza em reais benefícios para a ciência, para o País e para a Sociedade. Conta ainda com a colaboração de grupos emergentes, que desenvolvem projetos específicos promissores. É importante destacar que a atuação articulada em rede de pesquisa já vem ocorrendo para a maior parte destes pesquisadores, através das atividades deste INCT de Hormônios e Saúde da Mulher, em andamento desde 2009. O ingresso de vários grupos novos na atual proposta é parte da estratégia de ampliação do INCT de Hormônios e Saúde da Mulher, prevista a partir de 2012 e deverá contribuir fortemente para a consolidação desta rede de pesquisadores identificados com o tema da Endocrinologia Ginecológica e Reprodutiva. Adicionalmente, cabe assinalar que esta é uma área de pouca tradição em pesquisa no Brasil e que a atuação do INCT de Hormônios e Saúde da Mulher vem permitindo alavancar o desenvolvimento de novos grupos e consolidar a massa crítica de pesquisadores nesta área. A articulação do programa de pesquisa gira em torno de quatro eixos: no primeiro, se estabelece a dinâmica de interação entre as equipes das diferentes instituições, de acordo com suas competências e especificidades. O segundo eixo refere-se ao direcionamento das pesquisas em torno de questões específicas, que requerem delineamentos adequados e diferentes metodologias para a obtenção dos resultados esperados. O terceiro eixo está voltado à gestão, ao planejamento estratégico de suas atividades a médio e longo prazo, às oportunidades de associação com novos grupos emergentes em áreas menos densas em recursos humanos qualificados para a pesquisa e desenvolvimento das ciências da saúde, aplicadas e básicas. É muito importante considerar que este terceiro eixo, mesmo sendo, em parte, balizado pelos outros dois, tem se mostrado essencial ao longo dos anos de vigência do INCT de Hormônios e Saúde da Mulher para a dinâmica de funcionamento atual e futura da rede e representa o elo de transferência e trocas com a sociedade, com os órgãos governamentais e com o setor produtivo. E por fim, o quarto eixo refere-se à interação e articulação do INCT e de seus componentes com organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde e o Population Council (USA), entre outros, assim como a interação com pesquisadores internacionais que resultam em projetos e/ou publicações conjuntas. As atividades de pesquisa do INCT de Hormônios e Saúde da Mulher estão organizadas em três linhas principais de pesquisa, que abrangem diferentes etapas do ciclo de vida feminino e condições clínicas prevalentes e que têm em comum a influência das concentrações e/ou ações sistêmicas ou teciduais de diferentes hormônios. Estas condições refletem tanto a produção hormonal endógena quanto decorrem da administração terapêutica, como na contracepção hormonal ou na terapia hormonal da menopausa. São estas as linhas de pesquisa da proposta: 1) Síndrome dos ovários policísticos, Transtornos de Identidade de Gênero e Hormônios Sexuais 2) Vitamina D, Osteoporose, Menopausa e Insuficiência ovariana primária 3) Planejamento familiar, incluindo contracepção, infertilidade e distúrbios da sexualidade e endometriose. Estas linhas de pesquisa e projetos associados refletem uma intensa e frutífera atividade no que se refere à potencial incorporação de avanços substanciais na ciência médica e no conhecimento da endocrinologia feminina e reprodutiva, mas também na tradução futura dos resultados aqui obtidos em políticas nacionais e regionais de promoção à saúde da mulher. Neste sentido, é importante salientar que além da pesquisa cientifica stricto sensu, a realização de estudos multicêntricos, estudos de base populacional, projetos diretamente vinculados à órgãos públicos de Saúde, pesquisas com populações suscetíveis como gestantes, osteoporóticas, entre outras, permitirá maior interlocução com o setor Público e sociedade. O INCT de Hormônios e Saúde da Mulher desenvolve, implementa e incentiva a formação de pessoal em todos os níveis, com atuação de seus pesquisadores na orientação de mestrados, doutorados e pós-doutorados distribuídas em 12 Programas de Pós-Graduação bem conceituados pela CAPES. Há grande número de acadêmicos de graduações na área da Saúde inseridos nas equipes dos diferentes centros de pesquisa como bolsistas de Iniciação Científica. São também desenvolvidas atividades formativas junto à residentes nas áreas da Endocrinologia, Ginecologia e Reprodução Humana bem como oferecidos cursos de Extensão em Contracepção e Reprodução Assistida, entre outros. Eventos nacionais são realizados com regularidade e há previsão de sua continuidade, como o Endofeminina - Encontro de Endocrinologia Feminina e o Workshop do INCT Hormônios e Saúde da Mulher. Eventos internacionais também estão previstos para continuarem a ser realizados a cada 2 anos, pelo menos. Estas e outras ações educativas, como cursos, oficinas ou atividades de capacitação oportunizam o contato direto com pesquisadores e profissionais experientes. Permitem, assim, a disseminação de conhecimentos e de tecnologias de ponta bem como a oportunidade de discussão de resultados e o desenvolvimento de interface, e a transferência para o setor produtivo e sociedade. Finalmente, na atual proposta, há a previsão de consolidar e ampliar a internacionalização do INCT de Hormônios e Saúde da Mulher através das colaborações internacionais, a mobilidade de estudantes e pesquisadores, a participação e realização de eventos científicos internacionais e a continuidade da produção cientifica publicada com artigos científicos em revistas internacionais de bom impacto.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
29/11/2016-30/11/2024
Poliana de Araújo Palmeira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
insegurança alimentar, saúde, nutrição e programas governamentais: estudo de coorte no semiárido nordestino, 2011-2024
Resumo:
A Insegurança Alimentar (IA) expressa na experiência de privação no acesso aos alimentos está dentre os mais importantes problemas sociais e de saúde pública a serem enfrentados no mundo. O agravamento do quadro de fome e IA no Brasil faz com que seja necessária a realização de estudos longitudinais de monitoramento deste problema, buscando preencher importantes lacunas de conhecimento, a saber: (1) conhecer o impacto dos programas governamentais intersetoriais na redução da IA da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis, informação fundamental para a construção de estratégias efetivas de superação da IA; (2) conhecer o efeito, em longo prazo, da IA na alimentação, estado nutricional e qualidade de vida das pessoas; e (3) verificar a associação entre IA e desfechos de saúde em indivíduos acometidos por doenças crônico não transmissíveis, com a finalidade de identificar potenciais caminhos para o cuidado nutricional. Assim, como hipótese este estudo considera que na ausência ou fragilidade das iniciativas governamentais para garantia do acesso aos alimentos, a IA se mantém persistente em comunidades vulnerabilizadas e que a experiência de IA implica em piores desfechos de saúde como a redução da qualidade de vida, piora da dieta, desvios do estado nutricional e pior gerenciamento de cuidados em saúde. Será realizado um estudo longitudinal do tipo coorte, sendo uma continuidade de um projeto de pesquisa iniciado em 2011, que monitora a situação de IA em uma coorte de famílias de um município do semiárido paraibano, cuja coleta de dados conta com três segmentos realizados em 2011, 2014 e 2019. Desta forma, propõe-se duas frente de pesquisa: (1) realização do terceiro follow-up (2022) da coorte; e (2) execução de um inquérito epidemiológico representativo da população do município, compondo a linha de base para uma nova coorte (2022) com a realização de nova etapa de segmento em 2024.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Poliana Macedo de Sousa
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
O estado do Amapá integra as unidades da federação que formam a Amazônia Legal, assim sendo, a geração de conhecimento científico e tecnológico orientado para a solução de problemas econômicos e sociais é hoje aceita como premissa para o desenvolvimento da Amazônia brasileira. A realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), com tema Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil tem como premissa básica estabelecer o diálogo entre as diversas áreas da ciência, projetos de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e inovações para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, no sentido de que os projetos científicos, tecnológicos e de inovação desenvolvidos pela instituição nos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque e circunvizinhos, possam apresentar, fomentar e resgatar a evolução da pesquisa científica brasileira, principalmente, a pesquisa amapaense ao longo dos anos.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal do Amapá - AP - Brasil
Vigência:
21/09/2022-31/03/2023
Polliana de Luna Nunes Barreto
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
práticas inovadoras de gestão com aporte da sustentabilidade e tecnologias na jurisdição cível brasileira.
Resumo:
O acesso à Justiça, garantia constitucional a todos, deve ser fundamentado na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva, esta deve ser promovida sempre em busca da democratização e aperfeiçoamento dos serviços judiciários. Nesse sentido, esta proposta visa realizar um estudo aplicado sobre práticas inovadoras de gestão consubstanciadas pelo aporte conceitual da Sustentabilidade e das Tecnologias da Informação e Comunicação no sistema composto por meios consensuais de solução de conflitos na jurisdição cível brasileira. Tendo em vista que o uso refletido da tecnologia pode não apenas reduzir o impacto no uso dos insumos necessários à prestação do serviço como também pode viabilizar acesso de mais pessoas ao Judiciário. Por outro lado, existem dificuldades a considerar nesse processo, quais sejam: a incipiente cobertura de internet para muitos cidadãos; carência de equipamentos adequados e a artificialização das relações interpessoais quando mediadas pela tecnologia se dissociadas de posturas empáticas e éticas. Nesse sentido, a Sustentabilidade como conceito basilar desta investigação poderá apontar caminhos potenciais para o fortalecimento do acesso à justiça, mas não só um acesso realmente inclusivo. Metodologicamente o lócus será a 2º Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Juazeiro do Norte-CE, sobre o qual será elaborado um diagnóstico situacional para de posse desse cenário seja elaborada uma ferramenta tecnológica na modalidade aplicativo com a finalidade de divulgar de forma mais efetiva as informações sobre os processos e procedimentos do órgão para o jurisdicionado. A coleta de informações se fará através de levantamento documental, survey, entrevistas semiestruturadas. O aplicativo será híbrido em vista dos aspectos de economicidade desse tipo de app. Ele é mais barato que a versão nativa e requer menos membros na equipe de desenvolvimento, além de não precisar desenvolver códigos exclusivamente para Android e iOS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Cariri - CE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Polyanna Mara de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
4ª feira de ciências do semiárido mineiro
Resumo:
Com soluções criativas para diversos problemas cotidianos, as ideias desenvolvidas por estudantes de ensino fundamental e médio que participarão da 4ª edição da Feira de Ciência do Semiárido Mineiro, objeto dessa proposta, poderão fomentar o interesse pela ciência, despertar a curiosidade e estimular o empreendedorismo. O desenvolvimento do método, o raciocínio lógico e o incentivo da comunicação oral podem ser um dos conhecimentos agregados com o desenvolvimento de projetos e a participação na feira de ciências. O intercâmbio de conhecimentos entre instituições escolares e de pesquisa promoverá o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação uma vez que propiciará a ampliação do pensamento lógico, a vivência do método científico, o conhecimento do ambiente e a sondagem de aptidões, a preparação para o trabalho e a integração do estudante na sociedade. Com essa visão a Epamig Norte realizará em novembro de 2021 a 4ª Feira de Ciência no Semiárido Mineiro, abrangendo a microrregião de Janaúba -MG colaborando com a melhoria na qualidade de ensino de escolas públicas e privadas, levando a ciência e a tecnologia à sociedade norte mineira.
Instituição/UF/País:
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
06/01/2021-31/01/2023
Priscila Alves Barroso
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
seleção de genótipos de plantas ornamentais de vaso resilientes às altas temperaturas do sudoeste piauiense utilizando métodos convencionais e de visão artificial associados a machine learning
Resumo:
A adoção de novas áreas produtivas de plantas ornamentais será um processo natural dada a perspectiva de expansão do setor no Brasil. Incentivos governamentais, aliado às tecnologias, viabilizarão e otimizarão a atividade em novas áreas com condições edafoclimáticas adversas. O Sudoeste Piauiense (SOPI), integra a região conhecida como a última fronteira agrícola do país, está localizado distante dos grandes centros produtores de plantas ornamentais. As plantas comercializadas chegam, em sua maioria, com baixa qualidade e alto custo. Para atender a demanda do mercado consumidor, mesmo com as altas temperaturas predominantes, acredita-se que é possível diversificar a produção agrícola do SOPI com estratégias para introdução e cultivo de plantas ornamentais de vaso, inexistente na região. A introdução de pimenteiras e girassóis ornamentais em Bom Jesus PI, será o primeiro passo para o desenvolvimento da atividade no SOPI. As estratégias seguidas se basearão: (i) na seleção de genótipos resilientes a altas temperaturas a partir de screening em cultivares adotadas em outras regiões e acessos de bancos de germoplasma de instituições parceiras, utilizando índices de seleção e análises uni e multivariadas a partir de caracteres morfológicos, anatômicos e fisiológicos; (ii) na indução in vitro de poliploides que reúnam caracteres de qualidade para o mercado e mais tolerantes ao estresse; (iii) na definição de um método para utilização de técnicas de visão artificial, a partir de imagens RGB e de reflectância, e algoritmos de machine learning que permitam a seleção e predição de genótipos de qualidade ornamental tolerantes as altas temperaturas de forma precisa, rápida, não destrutiva/invasiva e a baixo custo. Este projeto é pioneiro na região, e consiste na etapa inicial de um programa de melhoramento que busca a longo prazo registrar cultivares de plantas ornamentais com identidade regional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Priscila Barros David
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação do ensino remoto na educação infantil durante a pandemia da covid-19: um estudo etnográfico sob a ótica das famílias e perspectivas futuras
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo dar seguimento a um estudo iniciado em 2020 sobre a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em escolas de educação infantil, da rede privada de ensino, na cidade de Fortaleza, Ceará, na perspectiva das famílias das crianças. A fase inicial da pesquisa foi conduzida em uma pesquisa de levantamento, do tipo survey, cujos resultados preliminares indicaram limitações de planejamento, infraestrutura e acompanhamento do ensino remoto, na visão das famílias, as quais, por outro lado, reconheceram a importância do sistema para a manutenção do vínculo das crianças com a escola e uma maior segurança contra a COVID-19. Com o avanço da campanha de vacinação no estado do Ceará ao mesmo tempo em que as crianças pequenas seguem sem ser contempladas com a vacina, questiona-se sobre a continuidade da oferta do ERE para a Educação Infantil. O ensino remoto passará a ser avaliado, numa perspectiva etnográfica, investigando-se a experiência de 50 famílias, dentre as 201 participantes da 1ª fase do estudo. Serão exploradas as características que mais se destacaram até o momento e espera-se viabilizar o delineamento de novas metodologias para uma possível continuidade da oferta do modelo, inclusive na esfera pública de ensino. A pesquisa será conduzida em quatro etapas, observando-se os princípios operativos da etnografia interacional, com a proposição de questões iterativamente, separação de dados representativos e implementação de eventos de análise. Incialmente, modelos de implantação do ERE, na ótica das famílias, serão explorados mediante a realização de uma revisão sistemática integrativa. Em seguida, os pesquisadores entrarão em campo para o relacionamento com o universo da pesquisa. Finalmente, será realizada uma análise contrastiva de dados para a elaboração de casos expressivos. Espera-se contribuir com o mapeamento do ERE no contexto em tela para uma melhor compreensão sobre o modelo e o estabelecimento de perspectivas futuras.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
24/03/2022-31/03/2025
Priscila Fabiane Farias
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias metodológicas, de atuação e de desenvolvimento profissional de professores de inglês em tempos críticos: conflitos, resistência e resiliência
Resumo:
Este projeto objetiva estudar possíveis impactos da crise gerada/agudizada pela pandemia do novo coronavírus no fazer pedagógico de professores de inglês. Partindo da premissa que a preparação profissional de educadores pode ter lacunas no que concerne ao enfrentamento de situações atávicas, temos como objetivos específicos: a) mapear orientações de redes de educação de Santa Catarina (estadual, municipais e federal), tanto no período de fechamento de escolas quanto de retorno às aulas presenciais e/ou regime híbrido, focando no que diz respeito à preparação docente para lidar com essa situação de crise; b) identificar como professores têm organizado sua atuação neste contexto, particularmente no que concerne a estratégias metodológicas de ensino, movimentos de compreensão e aproximação do contexto e, ao suprimento de demandas de desenvolvimento profissional; c) investigar, a partir dos mapeamentos preliminares, recursos/mecanismos acionados em termos de participantes envolvidos, nível de agência desses participantes, foco de atividades, atendimento de diretivas institucionais, observância de potenciais e limitações das comunidades escolares, iniciativas de investigação docente sobre sua prática e aspectos que podem ter feito parte de seu repertório formativo; e, por fim, d) analisar em que medida o uso dessas estratégias formativas e de atuação tiveram impactos na sua resiliência profissional, bem como apontam direcionamentos possíveis na prática desses docentes. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, conduzido majoritariamente de maneira qualitativa, com dados coletados por meio de questionários, entrevistas e grupos focais. Espera-se que os resultados possam informar políticas e programas de formação de professores e mapear possibilidades de acompanhamento continuado e dialógico em espaços de atuação de professores da educação básica nos quais docentes, discentes e comunidade possam ser protagonistas de processos de inovação pedagógica e curricular.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Priscila Pereira Coltri
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
coffee change: uma análise integrada dos riscos, desafios e oportunidades da cafeicultura frente às mudanças climáticas
Resumo:
A questão climática é urgente. Há poucas análises integradas de sistemas cafeeiros que considerem a combinação de fatores climáticos, sociais, econômicos e agrícolas para delimitar estratégias eficientes de adaptação e mitigação. As práticas disseminadas para resiliência ao setor são amplas, mas faltam estratégias customizadas. Nesse contexto, o projeto Coffee Change aborda as seguintes questões de pesquisa: Como os cafeicultores podem utilizar suas práticas de produção para construir resiliência promovendo adaptação e mitigação? Qual a percepção dos cafeicultores frente ao risco climático? Como os fatores sociais e históricos da produção produzem sentido para ações relativas às mudanças climáticas? Quais os principais desafios e oportunidades da Cafeicultura frente às mudanças do clima? A hipótese é que a análise integrada da produção cafeeira, dentro da abordagem de pesquisa-ação participativa (PAR), é capaz de subsidiar a criação de estratégias específicas aos produtores de café, para adaptar o setor cafeeiro às mudanças do clima, bem como mitigar o risco climático. O objetivo do projeto é aplicar uma metodologia integrada e multidisciplinar para analisar o impacto das mudanças climáticas, as possibilidades de adaptação e mitigação, entendendo as oportunidades e desafios do setor cafeeiro. Dividido em seis frentes de trabalho, o projeto analisará: (1) clima atual e futuro; (2) oportunidade e desafios de atividades de mitigação e adaptação; (3) a percepção do risco das mudanças climáticas pelos produtores; (4) o risco econômico (5) o uso do solo cafeeiro e (6) a análise integrada dos resultados. O projeto utilizará a abordagem de pesquisa-ação participativa, que conta com a participação e ação dos membros da comunidade cafeeira. Os resultados da pesquisa têm potencial de gerar evidências importantes a produtores e formuladores de políticas para a proposição, execução e disseminação de estratégias de gestão do risco climático na cafeicultura.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
23/02/2022-28/02/2025
Página 152 de 193
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 3.021 - 3.040 de 3.845 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript