Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patrícia Nunes da Silva

Outra

Multidisciplinar
  • nossas ciências, saberes e tradições
  • As identidades sociais produzidas nas Américas – índios, negros, mestiços – naturalizaram noções e práticas de relações de superioridade e inferioridade. Problematizar e superar essa visão socialmente construída requer identificar as relações de poder a ela subjacentes, romper visões distorcidas e negativas sobre negros e indígenas, suas práticas e conhecimentos e colocar em xeque o mito da democracia racial. Quatro instituições integram esta proposta: três escolas públicas de Educação Básica e um IES. Nossa programação conta com duas ações satélites e o evento I Encontro de Residentes de Matemática da UERJ (I RPMat). Como atividade de encerramento das ações satélites, prevemos, em duas das escolas parceiras, a realização de uma mostra local dos trabalhos desenvolvidos e de uma exposição. A programação do I RPMat conta com a Exposição Diáspora Africana, a roda de conversa Vozerio, um conjunto de oficinas, uma palestra sobre Mentalidades Matemáticas e uma roda de conversa com preceptores e residentes do Programa de Residência Pedagógica e demais interessados. Na Mostra Sua Vez, alunos da Educação Básica apresentam seus trabalhos científicos. Esperamos que tais experiências contribuam para o combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito, e para promoção de uma educação antirracista e da cultura científica. Pesquisas sobre a compreensão pública da ciência lamentam a lacuna de comunicação entre cientistas e o público. Argumenta-se repetidamente que essa situação exige mediadores para aproximar esses dois mundos. As ações e atividades integrantes de nossa proposta endereçam o dilema do fosso de comunicação entre cientistas e sociedade como um todo. As ações e oficinas impactam a melhoria do ensino de ciências e matemática ao discutirem ou poderem ser replicadas como meios diversificados de aprendizagem. Outras são fruto de investigações que envolvem docentes e docentes em formação ou em formação continuada. Nestas, o impacto é mais profundo e de longo prazo.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025