Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriano da Silva

Engenharias

Engenharia Química
  • produção de biofloculantes a partir de resíduos industriais e biomassas de baixo valor agregado para tratamento de efluentes têxteis
  • A indústria têxtil é um setor que produz efluentes tóxicos e recalcitrantes cujo descarte inadequado acarreta em impacto ambiental e potencial efeito deletério à saúde humana. Nesse sentido, os sistemas de biofloculação caracterizam-se como uma opção econômica de tratamento, e uma rota que tem atraído atenção para esta área é o efeito floculante de componentes biológicos. Conhecidos como biofloculantes, essas moléculas extracelulares são, principalmente, polissacarídeos e proteínas produzidas por microrganismos que apresentam eficiência na precipitação de partículas suspensas ou substâncias diluídas em soluções. Em contrapartida, alguns resíduos industriais apresentam concentração rica em componentes biológicos. Neste contexto, este trabalho visa a utilização de compostos biológicos na produção de biofloculantes assim como sua aplicação no tratamento de efluentes têxteis. Primeiramente será realizada uma prospecção por resíduos industriais e biomassas de baixo valor agregado que apresentem composição química desejável e que possam servir como fonte de biofloculantes. Na sequência, estudos de hidrólise com diferentes agentes ácidos e alcalinizantes, como hidróxido de sódio e cinzas de combustão de madeira, serão utilizados para promover a extração dos floculantes. Por fim, o processo de floculação será otimizado para soluções contendo corantes têxteis industriais assim como efluentes têxteis reais. Os resultados deste projeto apresentam um grande potencial de gerar uma nova rota de tratamento de efluentes industriais, por meio da utilização de resíduos gerados na própria indústria, reduzindo o seu descarte e impacto em aterros industriais e impulsionando a economia circular. Destaca-se ainda o potencial desta rota biotecnológica na mitigação do uso de produtos químicos adicionados no tratamento de efluentes convencional, os quais contém metais que aumentam o passivo ambiental destes compostos remanescentes, tanto na água quanto nos aterros industriais.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriano da Silva Marques

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • desenvolvimento de um sistema de produção de biogás com filtros absorvedores de co2 para uso em áreas rurais
  • O crescente aumento da população mundial tem gerado uma série de problemas para o planeta, tais como: aumento da geração de resíduos orgânicos, falta de estratégias para o aproveitamento destes resíduos, falta de alternativas para geração de energia limpa para atender este crescimento da população, falta de recurso como o gás de cozinha em zonas rurais, além de toda a problemática ambiental. Tal fato reforça a importância da aplicação de conhecimentos científicos específicos para o aproveitamento destes resíduos orgânicos no atendimento de demandas da população de forma sustentável. Neste contexto, o objetivo deste projeto é a utilização de tecnologias inovadoras em biodigestores como uma alternativa viável e rentável, para as comunidades rurais, em termos de consumo doméstico de biogás. Os biodigestores anaeróbicos têm sido amplamente utilizados para produção de biogás a partir de diferentes tipos de resíduos orgânicos, tendo como produto principal o metano (CH4). Uma importante área de pesquisa e desenvolvimento é a busca da maximização da relação CH4:CO2 para a produção de biogás de alta qualidade. Logo, os absorvedores de CO2 acoplados a saída de gás do biodigestor pode ser uma alternativa para melhorar a relação CH4:CO2, podendo chegar à obtenção de metano mais puro. Com esta proposta será possível realizar estudos termoeconômicos e de impactos ambientais em um protótipo de produção de biometano puro. Outros resultados importantes serão: construção de um protótipo de produção de biometano; desenvolvimento de filtros absorvedores de CO2 para aplicação em biodigestores; estabelecer alternativas para uso do biofertilizante como subproduto e o desenvolvimento de um código computacional para estudo termoeconômico e ambiental em sistemas de produção de biometano. O protótipo do sistema gerará uma tecnologia patenteável, que pode ser aplicada com ampliação de escala e conhecimento científico que será publicada em periódicos internacionais.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriano de Oliveira Andrade

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • avaliação multidimensional de sinais motores e não motores da doença de parkinson
  • A proposta do projeto é avaliar de forma objetiva aspectos motores e não-motores de indivíduos com a doença de Parkinson (DP). As pessoas com a DP apresentam sintomas como tremor, bradicinesia, rigidez, deficiências cognitivas, dor e depressão. As ferramentas típicas para avaliar a DP são escalas clínicas que dependem da experiência do avaliador e da cooperação do paciente, o que contribui para a subjetividade da avaliação. Soluções tecnológicas que usam sinais biomédicos podem tornar esta avaliação mais objetiva e padronizada. Assim, nosso grupo desenvolveu um jogo sério (RehaBEElitation), para avaliar os membros superiores de pessoas com a DP. A tecnologia já foi registrada no INPI (nº registro: BR 51 2021 001975 0) e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFU (nº registro: 43229921.8.0000.5152 e 43683121.7.0000.5152). O objetivo do jogo é controlar os movimentos de uma abelha em um ambiente 3D. Enquanto o usuário joga, sinais biomédicos, como movimentos da mão e punho, frequência cardíaca e impedância da pele, são registrados por sensores embarcados em uma luva e pulseira. Com esses sinais é possível avaliar sintomas motores e experiência de fluxo do indivíduo. Com a experiência do grupo no desenvolvimento de tecnologias e na condução de pesquisas na área da DP, verificou-se a necessidade de incorporar atuadores vibratórios na luva para fornecer feedback sensorial aos usuários, principalmente deficientes auditivos, e melhorar a acessibilidade e usabilidade do sistema. A implementação de novas fases no jogo será importante para analisar e monitorar outras dimensões da DP, como o acometimento dos membros inferiores. Pretende-se ainda complementar a avaliação multidimensional monitorando o avanço da DP usando testes de avaliação cognitiva e destreza manual (Trail Making Test, Box Block Test, 9 Hole Peg Test e testes de desenhos manuscritos), e hemoencefalograma para monitorar o nível de atividade cerebral ao longo de 12 meses.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 04/01/2024-31/12/2026