Projetos de Pesquisa

 

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Adriana Castro Araújo

Ciências Humanas

Ciência Política
  • mulheres negras cotistas na universidade
  • O Brasil é um país que apresenta extrema desigualdade decorrente da discriminação étnico racial de sua população. As mulheres negras se encontram na base da pirâmide social e são as que mais sofrem com os efeitos dessa discriminação, apresentando os piores indicadores sociais do país, entre os quais o de violência doméstica. A cidade de Fortaleza apresenta o terceiro maior índice de violência doméstica no Nordeste. Estudos revelam que a elevação do grau de escolaridade das mulheres negras diminui significativamente as taxas de violência doméstica, sendo dez vezes menor entre as grávidas com nível superior. Assim, a política de cotas nas universidades serve de subsídio para proporcionar uma oportunidade de acesso aos níveis mais elevados de escolaridade. Contudo, o simples acesso à universidade não é suficiente, sendo inexorável que as condições de permanência sejam asseguradas para que a política surta o efeito desejado. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) constatou-se elevada evasão e pífias taxas de sucesso entre os cotistas. Essa pesquisa busca investigar, a partir de uma análise interseccional, as vivências acadêmicas das cotistas negras na UFC. Interessa saber se essas alunas se sentem discriminadas e se as práticas pedagógicas e as ações internas da UFC contribuem para a permanência dessas mulheres na instituição. Para tanto, serão analisadas seis dimensões: pessoal; interpessoal; de carreira; de estudo; institucional; e, material. Utilizar-se-á uma amostra de estudantes de todas as áreas de conhecimento. Para a coleta dos dados utilizar-se-ão questionário e entrevista semiestruturada. Espera-se contribuir com o processo de produção de informações de elevado valor científico acerca das mulheres negras em situação de vulnerabilidade econômica e social, de modo que os gestores públicos possam desenvolver ações a fim de romper com a lógica de exclusão que afeta essas mulheres.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 17/12/2022-28/02/2026
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Adriana Costa Bacelo

Ciências da Saúde

Nutrição
  • análise comparativa de intervenções presenciais e virtuais para o acompanhamento nutricional de adultos: ensaio clínico de superioridade
  • O avanço tecnológico tem impulsionado transformações significativas na área da saúde. As intervenções presenciais e virtuais têm se destacado, suscitando indagações acerca de sua eficácia, aplicabilidade e impacto nos resultados clínicos. Objetivo: Comparar as intervenções presenciais e virtuais no acompanhamento nutricional, com foco na adesão ao tratamento, evolução clínica e satisfação dos pacientes. Metodologia: Ensaio clínico de superioridade de comparação entre estratégias virtuais e convencionais de mapeamento e intervenção nutricional. Todos os 250 trabalhadores (servidores públicos, terceirizados, e bolsistas) e alunos, maiores de 19 anos, não gestantes, da Fiocruz Ceará serão convidados para participar do estudo. Após assinatura do TCLE serão randomizados em dois grupos: virtual (intervenção) e presencial (comparação). Ambos terão avaliação da composição corporal presencial no Dzero, D180 e D360. As consultas individuais serão trimestrais, e as e coletivas serão semanais. A avaliação nutricional incluirá exames clínicos, antropométricos, bioimpedância e ultrassonografia de quadríceps femoral; além de aplicação da escala EBIA de insegurança alimentar, PSS de estresse percebido, adesão, qualidade de sono, qualidade de vida e imagem corporal. Uma sub amostra de 50 participantes obesos, 25 de cada grupo, será randomizada para investigação da hipersensibilidade alimentar, metabolômica e citocinas inflamatórias em Dzero e D360. O gerenciamento dos dados será por RedCap. A análise por R-project®e as diferenças serão consideradas um poder de 0,8 e significante se p≤ 0.05. A regressão logística irá considerar os desfechos de interesse ao fim do seguimento entre os grupos estratificados por grau de intervenção. Resultados esperados: Espera-se que as estratégias digitais sejam superiores, fornecendo subsídios concretos para aprimorar a prática clinica do SUS e influenciar na formulação de políticas de saúde mais inclusivas com a adoção de tecnologias digitais.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • a pedagogia da formação de professores na perspectiva histórico-cultural: um processo social, intencional e direcionado, com foco no desenvolvimento profissional.
  • A ação da Universidade no processo de formação do profissional de educação em línguas justifica-se à medida que tal profissional se apropriar de um construto teórico-metodológico que o habilite a imprimir, em sua ação docente, um viés convergente com o substrato de que se apropriou. No entanto, verifica-se que, tipicamente, alunos egressos de Letras, ao assumirem seu espaço de atuação profissional, tendem a incorporar procedimentos metodológicos estereotípicos que caracterizam a realidade escolar, denegando ou relativizando os eixos que deveriam constituir fundamento para sua condição profissional. Isso posto, parece necessário que se explicite o papel significativo que formadores de professores de línguas adicionais e o processo de formação em si desempenham no desenvolvimento profissional dos professores de línguas, de modo a evitar uma perpetuação que, por vezes, nem mesmo os próprios profissionais têm consciência. O objetivo deste projeto é promover estratégias potencialmente capazes de romper com essa estereotipia e, portanto, impactar a prática pedagógica desses profissionais. Para tanto, é preciso observar, acompanhar e documentar o desenvolvimento dos professores com quem trabalhamos em seu processo de aprender a ensinar, e registrar clara e explicitamente a nossa atividade ao mediar essa aprendizagem. O construto teórico-metodológico que guia este projeto baseia-se na teoria sociocultural vygotskiana, que concebe a pedagogia da formação de professores como um processo social, intencional e direcionado. Este projeto se encaixa na interação entre a prática de formação de professores em si, que se pretende caracterizada da forma acima descrita, e o olhar analítico que lançaremos para interpretar os resultados a serem alcançados com essa metodologia de trabalho.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026