Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Olinto Liparini Pereira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • fungos micoparasitas e endofíticos com ênfase em dark septate endophytes (dse), como agentes de controle biológico de doenças fúngicas da bananeira
  • O Brasil é um dos maiores produtores de bananas no mundo, sendo essa a fruta de maior consumo per capita no país. No entanto, a ocorrência de doenças fúngicas nessa cultura causam perdas na produtividade e prejuízos significativos, sendo o complexo Sigatokas (Sigatoka-amarela e negra) e o mal-do-Panamá, as doenças mais importantes. Atualmente, o controle dessas doenças baseia-se no uso de cultivares resistentes e no controle químico. Contudo, a baixa preferência do mercado consumidor pelas cultivares resistentes, bem como o uso excessivo de fungicidas que eleva os custos de produção, tem impacto negativo sobre o meio ambiente e seleciona populações de patógenos resistentes aos fungicidas. Esses fatores evidenciam a necessidade de medidas alternativas de manejo para o controle. Nesse sentido, a utilização de fungos como agentes de controle biológico de doenças fúngicas da bananeira apresenta-se como uma abordagem promissora. O objetivo dessa proposta é identificar e caracterizar fungos micoparasitas de ocorrência natural no Brasil que atuam parasitando os agentes causais do complexo Sigatokas, bem como explorar a diversidade de fungos endofíticos radiculares, especialmente os dark septate endophytes (DSE), que possuam potencial para o controle biológico do mal-do-Panamá. O isolamento dos fungos micoparasitas será realizado a partir de material sintomático de Sigatoka e os fungos endofíticos radiculares serão coletados de plantas saudáveis e próximas de plantas sintomáticas. A identificação dos fungos obtidos será feita com base em características morfológicas associadas à filogenia molecular utilizando sequências de DNA. O potencial de biocontrole será avaliado através de testes de micoparasitismo em planta e cultura pareada. Dessa forma, pretende-se obter informações sobre a taxonomia e ecologia de fungos micoparasitas e endofíticos radiculares, visando identificar potenciais agentes para uso em produtos inovadores para controle biológicos de doenças de plantas.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Olivardo Facó

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estudo de associação e seleção genômica para características de eficiência alimentar em ovinos localmente adaptados
  • Sistemas produtivos em regiões semiáridas são essenciais para a segurança alimentar global. Estas regiões possuem inúmeros recursos genéticos animais com características adaptativas únicas para sobreviver e produzir sob condições ambientais desafiadoras, caracterizadas pela elevada temperatura, infestação de parasitas e constantes períodos de estiagem que levam à escassez de água e forragens. Frente às mudanças climáticas, cada vez mais atenção tem sido direcionada à utilização de genótipos localmente adaptados na busca por sistemas produtivos mais sustentáveis. Sabendo que a identificação e seleção de animais mais eficientes no uso dos nutrientes da dieta é fundamental para alcançar maior sustentabilidade produtiva, o presente projeto visa promover a avaliação de características de eficiência alimentar nos rebanhos de conservação das raças ovinas Santa Inês, Morada Nova e Somalis da Embrapa Caprinos e Ovinos. Serão avaliados animais pós-desmame, machos e fêmeas, com informações de pedigree e controle ponderal desde o nascimento, sendo os mesmos genotipados com o painel ovineSNP50 da Illumina®. Assim, serão montadas populações de referência e serão conduzidos estudos de associação e seleção genômica para características de eficiência alimentar. Nas análises, serão utilizados diferentes métodos (GBLUP, BayesC e Lasso Bayesiano), considerando ou não população de referência multirracial. Portanto, além de disponibilizar equações de predição que permitam a implementação de seleção genômica para características de eficiência alimentar, serão investigadas as semelhanças e diferenças entre as raças quanto à arquitetura genética das características, o que irá possibilitar a identificação de genes associados com a expressão de características de eficiência alimentar, específicos para cada raça bem como genes comuns entre as mesmas.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 27/02/2024-28/02/2027