Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Wanderley Rodrigues Bastos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da exposição de populações tradicionais ao mercúrio (metilmercúrio): subsídios às políticas públicas de saúde na amazônia ocidental
  • A neurotoxicidade do metilmercúrio (MeHg) é bem estabelecida tanto em humanos como em animais. O sistema nervoso central imaturo é extremamente sensível à neurotoxicidade do MeHg e, o cérebro fetal pode ser afetado mesmo que a mãe não apresente sinais de toxicidade. Neste sentido, as crianças são consideradas especialmente vulneráveis ao MeHg em todas as fases do desenvolvimento, sendo maior risco durante o desenvolvimento pré-natal. Na Amazônia o peixe se constitui como o principal pool biótico de MeHg, portanto, a principal fonte de exposição humana nesta região, principalmente ribeirinhos e indígenas, especialmente os mais isolados, uma vez que estas populações estão entre as maiores consumidoras de peixes do mundo. Levantamentos na Amazônia sobre a temática datam desde meados dos anos de 1980 apresentando elevadas concentrações de Hg em ribeirinhos, entretanto pouco se avançou em monitoramento regulares nas ações preventivas de saúde, especialmente no treinamento de profissionais da saúde. Os estudos sobre desenvolvimento motor podem permitir implementar e validar métodos sensíveis e acessíveis para identificação de atrasos nos domínios cognitivos, motores, antropométricos e visuais das crianças em idade escolar. Desta forma, este estudo transversal busca investigar e compreender as vias de exposição ambiental ao Hg, na sua forma química MeHg, e identificar os potenciais impactos desta exposição sobre a saúde das populações tradicionais da Amazônia comparando 2 bacias hidrográficas (Baixo Rio Madeira e Alto Rio Solimões). Tem por finalidade a aplicação de seus resultados na formulação de instrumentos de promoção e prevenção à saúde das populações tradicionais da Amazônia, subsidiando o Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações e potenciais notificações ao programa de saúde da família (PSF).
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • 01/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Wanderson Romão

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • centro de excelência em ciências forenses e química dos alimentos do espírito santo
  • O objetivo principal deste projeto é fortalecer o centro de excelência em Ciências Forenses e Química dos Alimentos no Espírito Santo por meio do desenvolvimento de novas metodologias aplicáveis a várias matrizes. Essas metodologias se concentrarão no aprimoramento das técnicas analíticas, permitindo um controle de qualidade mais eficiente e uma detecção de fraudes mais precisa. Os resultados das pesquisas podem levar a metodologias forenses e padrões inovadores com potencial para patenteamento, tendo um impacto significativo nos campos das Ciências Forenses e Química dos Alimentos. Além disso, o projeto visa capacitar recursos humanos altamente qualificados por meio de programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Química e Ensino de Química. Essa iniciativa busca preparar profissionais capazes de se engajar em pesquisa e desenvolvimento científico, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia no país. Outro aspecto relevante do projeto é seu impacto na segurança pública. Ao introduzir novas metodologias e avanços nas Ciências Forenses e Química dos Alimentos, o projeto visa atender às demandas específicas de profissionais que atuam na área de segurança pública, fornecendo-lhes ferramentas mais eficazes para investigar crimes e analisar evidências relacionadas a drogas e alimentos. Essa abordagem colaborativa entre a academia e as instituições de segurança pública tem como objetivo contribuir para uma sociedade mais segura e justa.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026