Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Oswaldo Hideo Ando Junior

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • projeto e desenvolvimento de novos métodos e materiais para microgeração de energia através da captação de energias residuais (harvesting energy)
  • Resumo: A pesquisa proposta consiste na utilização de Materiais termoelétricos (TEG´s) para o desenvolvimento de Microgerador de Estado Sólido para Captação de Energias Térmicas Residuais através da Termoeletricidade. Os TEG´s são materiais capazes de converter gradiente de temperatura (deltaT) diretamente em energia elétrica sem partes girantes através do fenômeno conhecido como efeito Seebeck. De acordo com o princípio da conservação de energia que estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante, o aproveitamento de parte da energia desperdiçada (perdas) pode ser recuperada e utilizada no próprio local gerador do desperdício. Consequentemente, ao reaproveitar parte desta energia residual irá se maximizar o rendimento do sistema como um todo. Logo, com o desenvolvimento do microgerador de estado sólido será possível reaproveitar as energias residuais de processos e sistemas convertendo em eletricidade para carregar as baterias e uso in loco. Palavras Chave: Materiais Termoelétricos, Energia Limpa, Eficiência Energética, Microgerador de estado sólido, Energias Residuais
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 12/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Oswaldo Martins Estanislau do Amaral

Ciências Humanas

Ciência Política
  • autoritarismo e conservadorismo de direita na américa latina
  • Desde meados dos anos 2010, a América Latina presenciou a emergência de movimentos e lideranças políticas de direita socialmente conservadores e politicamente autoritários. O objetivo deste projeto é analisar o nível de mobilização e congruência desses dois posicionamentos políticos em quatro países da região: Brasil, Argentina, Chile e Peru. A hipótese é que há uma relação entre os níveis de polarização social nas clivagens secularização x religiosidade e democracia x autoritarismo e o efeito da mobilização de cada uma dessas pautas por movimentos e lideranças políticas de direita. Diferentemente de outras regiões, na América Latina a direita se reorganizou politicamente, após a “maré rosada”, utilizando de estratégias políticas não convencionais, como protestos e mobilizações de massa em torno de questões transversais, como a defesa de valores tradicionais e de governos capazes de restabelecer a “ordem”. Dessa maneira, demonstrar os aspectos políticos e sociais que tornaram possíveis essa ascensão é fundamental para compreendermos o funcionamento das democracias em países “em desenvolvimento”. Para a realização da pesquisa, adotamos um desenho de análise política comparada que combina técnicas qualitativas e quantitativas. A escolha dos casos deu-se a partir da literatura produzida sobre o tema de maneira a permitir testar a hipótese central da pesquisa e estabelecer variáveis de controle, utilizando o “método da diferença”. Os casos apresentam diferenças e semelhanças nos níveis de polarização social em torno das clivagens religiosidade x secularização e democracia x autoritarismo, bem como diferentes efeitos da mobilização dessas pautas por movimentos e lideranças políticas de direita. Para além disso, permitem avaliar se variáveis institucionais, como o sistema partidário, ou históricas, como a presença de grupos organizados em torno da defesa política de pautas de direitos seculares ou conservadoras e autoritárias, ajudam a explicar os resultados encontrados.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026