Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Uilian do Nascimento Barbosa

Ciências Biológicas

Botânica
  • jardim botânico do recife e sua transversalidade aplicada à ciência: da teoria para a prática socioambiental
  • O projeto “Jardim Botânico do Recife e sua transversalidade aplicada à ciência: da teoria para a prática socioambiental” busca demonstrar como o JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE decodifica a teoria ambiental em aspectos práticos/reais e cotidianos explorando questões atuais e relevantes para a educação, pesquisa e conservação da biodiversidade. A duração será de doze meses e contempla a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema do ano de 2021 é "a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta". Esse projeto terá três modalidades em sua realização: Amostra CT&I (com exposição de banners sobre as abordagens teóricas e práticas científicas abordadas no Jardim Botânico), Ciclo de Palestras (participação de pesquisadores/técnicos com temas teórico/práticos que podem ser aplicados a problemas ambientais atuais) e Realização de Oficinas ("Manipulação de fitoterápicos" e "Produção de mudas"). Estas atividades serão realizadas no Jardim Botânico do Recife; e serão alvo das atividades extramuro do projeto, a ser executada nos municípios de São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão em Pernambuco. O Jardim Botânico do Recife (JBR) é a instituição proponente. Ele está localizado em Recife- PE e é um local público de grande visibilidade (mais de 100.000 visitantes/ano) que realiza atividades práticas socioambientais contribuindo para a disseminação do conhecimento científico, geração de renda através do manejo da flora e desenvolvimento sustentável. Além de atividades a serem realizadas em Recife (no caso, JBR), as oficinas, amostras CT&I e as palestras irão contemplar os municípios de São Lourenço da Mata-PE (Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas) e Vitória de Santo Antão (Instituto Federal de Pernambuco - IFPE). As comunidades locais onde estão estas instituicões serão inseridas na temática da SNCT com intuito de criar um cenário futuro que vise à disseminação da ciência teórica e sua aplicabilidade na resolução de problemáticas ambientais atuais.
  • Prefeitura Municipal de Recife - PE - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Ursula da Silveira Matte

Ciências Biológicas

Genética
  • edição gênica não-viral com o sistema crispr/cas9 por via intra-articular para tratamento da mucopolissacaridose tipo i
  • A Mucopolissacaridose tipo I (MPS I) é causada pelo acúmulo lisossomal de glicosaminoglicanos (GAGs) devido à deficiência da enzima alfa-L-iduronidase (IDUA). Os tratamentos disponíveis podem melhorar várias manifestações clínicas, mas têm efeitos limitados nos sintomas articulares, resultando em complicações ortopédicas persistentes e mobilidade prejudicada. Assim, o objetivo desse projeto é desenvolver formulações lipídicas nanotecnológicas carreadoras do sistema de edição gênica CRISPR/Cas9 e de um antiinflamatório esteroidal para tratamento de células sinoviais e de um modelo murino de MPS I através de injeção intra-articular. As formulações serão produzidas, otimizadas, caracterizadas físico-quimicamente e após serão testadas em sinoviócitos quanto à viabilidade celular e à efetividade na produção de IDUA. Os complexos serão injetados por via intra-articular em camundongos MPS I e serão realizadas dosagem da atividade e expressão de IDUA no líquido sinovial e articulações, bem como análises imunohistoquímicas e histológicas. Um piloto in vivo foi realizado e demonstrou aumento significativo da atividade de IDUA na articulação do grupo tratado. Corroborando o ensaio piloto, espera-se que os resultados finais demonstrem uma abordagem in situ segura, tolerável e eficaz de edição gênica intra-articular não-viral visando à redução ou prevenção das complicações ortopédicas debilitantes da MPS I, vislumbrando um ensaio clínico futuro. O alinhamento à Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras permite a conexão direta e a divulgação sobre doenças, pesquisa e resultados envolvidos na proposta. Além disso, o impacto nos gastos públicos seria significativo, considerando que hoje os pacientes são tratados com reposição enzimática que custa cerca de R$1 milhão anuais por paciente e não se mostra efetiva no acometimento articular. Por fim, o projeto envolve estudos em fronteira de conhecimento, numa técnica nova com potenciais imensos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Dec 08 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023