Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Raquel Assed Bezerra Segato

Ciências da Saúde

Odontologia
  • armadilhas extracelulares de neutrófilos e sua relação com espécies reativas de oxigênio na lesão periapical
  • A presença de micro-organismos, seus produtos e subprodutos nos canais radiculares, assim como a resposta de defesa do hospedeiro por meio de reações imuno-inflamatórias influenciam o desenvolvimento das lesões periapicais. O sistema imune inato atua detectando os antígenos de micro-organismos invasores, com o recrutamento de células, como os neutrófilos, visando controlar e eliminar a infecção. Os neutrófilos podem combater os patógenos por meio da liberação das armadilhas extracelulares dos neutrófilos (NETs). A liberação das NETs resulta na expressão de espécies reativas de oxigênio (ROS) que podem induzir o stress oxidativo, resultando em danos teciduais. Embora alguns estudos tenham observado a importância das NETs na patogênese das doenças pulpares e outros demonstrado o efeito do stress oxidativo no desenvolvimento de lesões periapicais (LP), não há pesquisas sobre a relação entre stress oxidativo e presença de NETs. Adicionalmente, para o tratamento de dentes com LP, além do preparo biomecânico e irrigação com solução antimicrobiana, é necessária a utilização de medicação intracanal entre sessões. Os materiais utilizados precisam ser biocompatíveis e promover condições para o reparo. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar, in vivo, o papel das NETs e a sua relação com as ROS na formação e desenvolvimento de LPs induzidas em camundongos selvagens (WT) e knockout para a enzima PAD4, por meio de análises microscópicas (H&E e imunohistoquímica para MPO, NOS, SOD, GR e CAT) e técnica de biologia molecular (qRT-PCR para os mesmos marcadores). Adicionalmente, será realizado estudo in vitro, em cultura de neutrófilos, para avaliar o efeito de materiais utilizados como curativo de demora e soluções irrigadoras na formação das NETs (leitor de microplaca e Quant-iT PicoGreen) e expressão de ROS (leitor de microplaca e sonda H2CDFDA). Os resultados serão submetidos a testes estatísticos apropriados, com nível de significância de 5%.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Raquel Brandini De Boni

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • “viva!”: intervenção digital para melhora do estilo de vida no sus - estudo de factibilidade
  • Intervenções em saúde realizadas por meio de tecnologias digitais, como aplicativos [apps] para smartfones, podem aumentar o acesso à saúde, são de baixo custo e fácil escalabilidade. Os métodos para avaliação de sua qualidade/efetividade, porém, representam desafios - especialmente quando elas se destinam a mudança de comportamentos (estilo de vida). Estilos de vida não saudáveis (como sedentarismo, tabagismo, etc) são os principais fatores de risco para morbimortalidade no mundo. Durante a pandemia de COVID-19, nosso grupo de pesquisa avaliou as mudanças no estilo de vida e saúde mental, sendo os resultados no Brasil piores do que na Espanha e Canadá. Existem vários apps para promoção de estilo de vida saudável, mas as evidências de eficácia se restringem majoritariamente a apps comerciais, desenvolvidos internacionalmente, o que limita o uso por grande parte dos brasileiros. Por isso, desenvolvemos o app (VIVA!) destinado a implementação gratuita e integrada ao SUS. Neste ensaio clínico de factibilidade, de braço único, serão incluídos 380 usuários do SUS, maiores de 18 anos, que possuam acesso a Internet. A amostra será selecionada a partir de divulgação em redes sociais. O conteúdo do VIVA! foi desenvolvido a partir da escala de avaliação multidimensional do estilo de vida (SMILE) e inclui atividades (desafios) direcionadas para a melhoria de sete domínios (dieta, atividade física, sono, gerenciamento do estresse, uso de substâncias, suporte social e ambiente). Os desfechos principais são usabilidade, aceitabilidade, adesão e retenção em 12 semanas. O desfecho secundário é a diferença nas médias dos escores da SMILE entre as semanas 1 e 12. Espera-se que o projeto resulte: 1) em um ‘case’ de avaliação de tecnologias digitais para o SUS; 2) na disponibilização do app, aberto e gratuito, para SUS; 3) obtenção dos parâmetros estatísticos necessários para o desenho de ensaio clínico pragmático; 4) duas publicações em periódicos científicos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 26/05/2022-31/05/2024
Foto de perfil

Raquel da Cunha Recuero

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • democracia em perigo: como combater os efeitos e estratégias da desinformação na mídia social na eleição de 2022
  • A desinformação na mídia social tem aparecido como um problema sério no Brasil, com grande destaque nas pesquisas para os riscos envolvidos para os processos e instituições democráticas no País. Neste âmbito, as duas perguntas de pesquisa que guiam a proposta são: Quais são os efeitos da desinformação na mídia social nas campanhas eleitorais no Brasil? Que ações podemos tomar para evitar que essa desinformação interfira na própria democracia do País? Neste contexto, nossa proposta foca (1) o monitoramento das campanhas realizadas pelos candidatos à presidência e governadores em todos os estados da federação no Twitter, Facebook, WhatsApp e Instagram; (2) o monitoramento das conversações públicas nas mesmas plataformas de mídia social sobre a temática das eleições; (3) a identificação desinformação que circula nesses âmbitos, suas estratégias e como ela se espalha e; (4) a proposição de possíveis soluções para combater os efeitos dessa desinformação, através de produtos e estratégias. Para isso, propomos os seguintes métodos: Coleta de dados através da API das plataformas de mídia social ou de ferramentas com acesso a esta API (Monitor de WhatsApp, CrowdTangle, Social Feed Manager). (2) Análise de Dados: Combinação de métodos mistos, a partir de Análise de Conteúdo, Análise Crítica de Discurso; e Análise de Redes Sociais. Dentre os resultados esperados, pretende-se: Produtos: (1) Ferramenta de acompanhamento das eleições majoritárias pelo público em geral, e dos partidos políticos agregados com apontamento da desinformação que circula sobre os candidatos e partidos e a checagem correspondente; (2) Jogo digital sobre desinformação para explorar aspectos relacionados ao letramento digital no combate à desinformação e; (3) Site do projeto. Divulgação científica: Relatórios para a imprensa e o público em geral sobre os resultados da pesquisa; lives e seminários para divulgação dos resultados. Produção de artigos para publicação em periódicos qualificados.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Raquel de Almeida Ferrando Neves

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • avaliação integrada de impactos e risco de contaminação por poluentes em recursos pesqueiros na bacia hidrográfica do rio guandu (rj)
  • A acentuada degradação da qualidade de água da Bacia do Rio Guandu tem ocasionado preocupação constante à sociedade e ao poder público. A importância e posição estratégica do Rio Guandu em termos de saúde pública, economia, ecologia e política se dá por este ser um manancial de água único em termos de volume necessário ao abastecimento do Estado do RJ. A contaminação ambiental por poluentes emergentes e plásticos tem aumentado nos últimos anos e se tornado mais evidente assim como as diferentes alterações induzidas, de forma direta ou indireta, nos processos ecológicos de ecossistemas aquáticos. Microplásticos podem liberar produtos químicos aditivos que induzem toxicidade à biota, alteram o funcionamento do ecossistema e prejudicam a saúde humana. Partículas plásticas também adsorvem contaminantes orgânicos hidrofóbicos e metais causando contaminação de recursos pesqueiros e transferência de toxinas pelas teias tróficas. Com isso, além dos impactos diretos da ingestão de material não biodegradável, os plásticos podem atuar como vetores de contaminantes ambientais de alta toxicidade à biota e saúde humana e potenciais vetores de microrganismos patogênicos. Neste sentido, uma abordagem combinada de múltiplos biomarcadores será utilizada de forma inédita e inovadora para identificar a sensibilidade de recursos pesqueiros dominantes de diferentes níveis tróficos, por meio de coleta de sangue e tecidos, e constituirão arcabouço necessário para proposição de medidas de manejo para a Bacia do Rio Guandu. Esta abordagem de pesquisa integrada englobará as relações entre o gradiente de poluição, fatores físico-químicos, distribuição da ictiofauna e determinação dos impactos de poluentes emergentes, metais, microplásticos e bactérias termotolerantes na sanidade e qualidade de recursos pesqueiros. Este projeto levanta questões científicas críticas não resolvidas para promover novos avanços na avaliação da toxicidade de poluentes aos recursos pesqueiros e à saúde humana.
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Raquel de Deus Mendonça

Ciências da Saúde

Nutrição
  • efetividade de intervenção nutricional para controle da hipertensão arterial sistêmica na atenção primária à saúde: inovadora pautada na entrevista motivacional e no guia alimentar vs. convencional dietoterápica
  • Projeta-se avaliar a efetividade de intervenção nutricional pautada em entrevista motivacional e no Guia Alimentar para a População Brasileira (GUIA) para o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e redução do consumo de alimentos ultraprocessados em usuários da Atenção Primária à Saúde (APS). Será realizado um estudo de intervenção controlado aleatorizado com abordagem quantitativa e qualitativa cujo público serão usuários da APS com diagnóstico de HAS com 20 ou mais anos no município de Ouro Preto. Os participantes serão randomizados em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). A pesquisa será conduzida em cinco etapas com seguimento dos participantes por nove meses. A primeira etapa será a condução da linha de base que subsidiará o planejamento da intervenção por meio de avaliação dos fatores associados à pressão arterial alterada e ao consumo de ultraprocessados (dados sociodemográficos, histórico de saúde, consumo e comportamento alimentar, estilo de vida, perfil bioquímico, antropometria e aferição da pressão arterial) e avaliação do sistema alimentar (percepção dos sujeitos da amostra, mapa-falante, e avaliação do município). A partir dos resultados da primeira etapa, no segundo momento serão delineadas a intervenção nutricional individual e coletiva pautada no Guia Alimentar para a População Brasileira e na Entrevista Motivacional que serão aplicadas na terceira etapa no GI durante 6 meses. Nesta etapa o GC receberá atendimento nutricional convencional (6 meses) pautado em recomendações de sociedades e na dietoterapia vigente para a HAS. Na quarta etapa os instrumentos qualitativos e quantitativos serão reaplicados para avaliação da efetividade da intervenção nutricional. Na quinta etapa será realizada avaliação da manutenção após 9 meses da linha de base (3 meses após fim a intervenção nutricional). A análise do consumo alimentar incluirá a classificação dos alimentos obtidos por meio de dois Recordatórios 24 horas, de acordo com a NOVA (classificação dos alimentos segundo de acordo com a extensão e o propósito de seu processamento - Guia Alimentar). Será ainda elaborado e validado um instrumento de triagem de hipertensão a partir de fatores associados (de risco e de proteção) ao desfecho. A acurácia e reprodutibilidade do instrumento serão avaliadas, e sendo os resultados positivos, e ele será usado para acompanhamento dos indivíduos avaliados na intervenção. A análise dos dados qualitativos será por meio de análise de conteúdo com obtenção das representações sociais e os quantitativos por intenção de tratar, modelos multivariados para medidas longitudinais. Espera-se que esta pesquisa contribua para ampliar o entendimento sobre os fatores individuais e do sistema alimentar relacionados à prevalência de HAS, auxiliando na consolidação do conhecimento científico sobre a temática, e adequado controle da HAS e produção de tecnologias leves e leves-duras para a Atenção Primária à Saúde.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 13/01/2021-31/01/2023
Foto de perfil

Raquel Lunardi

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • relatos e retratos da comida na região da quarta colônia de imigração italiana
  • Este projeto é um esforço entre instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e tem como objetivo registrar os saberes alimentares da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana com vistas a sua preservação e ao desenvolvimento do turismo gastronômico. Para atingir o objetivo buscaremos responder a seguinte pergunta: como a preservação do conhecimento alimentar ítalo-brasileiro de descedentes de imigrantes italianos, através do registro em vídeo e escrita, pode incentivar o turismo gastronômico e o desenvolvimento socioeconômico desta região? este projeto é um dos resultados do projeto intitulado “Patrimônio Gastronômico da Quarta Colônia de Imigração Italiana: dos saberes aos sabores” financiado pelo Edital Chamada Universal do CNPQ/2018. O registro desse conhecimento alimentar tradicional é ainda pouco praticado e se torna fundamental para a salvaguarda desse patrimônio imaterial que é a alimentação. Para isso, a UNESCO (2003), conceituou os valores intangíveis como “Patrimônio Cultural Intangível”, “Patrimônio Cultural Imaterial”, “Cultura Tradicional e Popular”, “Patrimônio Oral” ou ainda “Patrimônio Vivo”. Contudo, conceitos não bastam para salvaguardar esses patrimônios. Para isso é necessário capturar, registrar e disseminar os conhecimentos tradicionais envolvidos na construção destes. Nesse sentido, iremos utilizar duas ferramentas para realizar esse registro: o vídeo documentário, que permitirá o registro através da contação de histórias e de experiências e o manuscrito de receitas. Interessa-nos registrar esse saber alimentar, os intercâmbios de saberes e sabores nessa região, suas perpetuações, descontinuidades e inovações. Busca-se como principais resultados, diante dos objetivos propostos: evidenciar a importância social, cultural e econômica da herança ítalo-brasileira para o desenvolvimento do turismo gastronômico desta região.
  • Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
  • 31/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Raquel Zanatta Coutinho

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • saúde sexual e reprodutiva, gênero e conjugalidade em minas gerais em tempos de covid-19
  • Desde sua emergência, no final de 2019, a Síndrome Aguda Respiratória Severa, conhecida pela sigla Covid-19, se espalhou rapidamente pelo mundo e, em março de 2020, foi declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde. O cenário vem impondo uma série de desafios à população mundial. No caso brasileiro, a pandemia inaugurou uma crise sanitária sem precedentes, acompanhada por uma profunda crise econômica e social, com fortes impactos na dinâmica demográfica. Por exemplo, as taxas de mortalidade materna causadas pela Covid-19 são mais elevadas no Brasil do que em qualquer parte do mundo. De acordo com o Boletim Observatório Covid-19, da Fiocruz (2021), a taxa de mortalidade entre mulheres grávidas e puérperas foi quase três vezes maior do que a atual taxa de mortalidade por Covid-19, apontando para sérios problemas de assistência pré-natal. Quando crises de saúde pública se instalam, elas o fazem em um tecido social que já é marcado por disparidades. Assim, estabelece-se a hipótese de que as respostas às epidemias são heterogêneas e as consequências demográficas e sociais das crises de saúde pública possuem implicações distintas para mulheres de diferentes grupos etários e níveis de escolaridade. O objetivo do projeto é investigar, na perspectiva das relações de gênero, os efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde sexual e reprodutiva (acesso a serviços de saúde), no comportamento e intenções reprodutivas (decisão sobre o número desejado de filhos, se e quando tê-los e espaçamento entre as gestações) e na conjugalidade e relações afetivas e sexuais de mulheres de três coortes (15-24, 35-44 e 60-69 anos) em Minas Gerais, estado síntese do Brasil, onde há enormes desigualdades regionais. Serão utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde-2019, registros de estatísticas contínuas provenientes do DATASUS e Registro Civil, e dados qualitativos advindos de entrevistas semiestruturadas realizadas com 168 mulheres nas 14 Macrorregiões de Saúde de Minas Gerais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 29/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Raul Celistrino Teixeira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • rede 2d de átomos ultra-frios para implementação de memórias quânticas
  • Sistemas de átomos frios em interação coerente com fótons únicos configuram uma plataforma excepcional para a implementação de memórias quânticas. Enquanto os fótons únicos são meios de transporte robustos de informação, sistemas de átomos frios têm potencial para armazenar coerentemente o fóton por um tempo muito superior ao tempo de propagação do fóton pela amostra, o que é fundamental para processadores quânticos com operações separadas no tempo. O protocolo mais robusto atualmente para a implementação de memórias quânticas em sistemas de átomos frios desordenados baseia-se na transparência eletromagneticamente induzida. A fidelidade destes protocolos é limitada por dois efeitos principais: a profundidade óptica atingível pelas nuvens de átomos frios, e a decoerência do estado atômico coletivo pelo movimento dos átomos no gás. A partir de propostas teóricas recentes, nós pretendemos implementar com este projeto de pesquisa uma rede óptica bidimensional de átomos frios de estrôncio, com ocupação unitária, para investigar o armazenamento coerente de luz. Átomos frios em uma rede têm suas posições bem determinadas e ordenadas, de forma que os modos coletivos de interação da amostra com a luz têm forma simples e são constantes no tempo. Assim, modos subradiantes se tornam excelentes candidatos para o armazenamento da informação, eliminando os limites de tempo de armazenamento pela decoerência do modo, e os de fidelidade pela profundidade óptica finita. Os desafios experimentais até obtermos a rede com ocupação unitária compreendem: - projeto da rede; - alinhamento da rede em nosso sistema de átomos frios; - obtenção de condensado de Bose-Einstein de átomos de estrôncio e carregamento do condensado na rede; - transição de fase quântica para um isolante de Mott, garantindo a ocupação única e determinista dos sítios. Para tanto, o financiamento a ser obtido através desta proposta deverá ser complementado com projetos já aprovados pelo grupo.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 27/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto

Ciências Humanas

Educação
  • a relação mulheres - educação e regime político autoritário no nordeste do brasil (1964-1978)
  • Este projeto intitulado A RELAÇÃO MULHERES - EDUCAÇÃO E REGIME POLÍTICO AUTORITÁRIO NO NORDESTE DO BRASIL (1964-1978) constitui um desdobramento do projeto interinstitucional “A educação de Mulheres no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX” coordenado por mim e realizado em Rede por diversas pesquisadoras do Brasil. Sob a perpectiva teórica da História Vista de Baixo, da História das Mulheres e da História da Educação, toma-se por objeto de investigação trajetórias formativas de mulheres nordestinas com o objetivo de conhecer e compreender processos de (auto)formação, militância política e profissionalização de mulheres que foram presas e/ou perseguidas politicamente nos 9 estados do nordeste brasileiro durante o regime civil militar. A hipótese que levantamos é que as marcas e as memorias do vivido naquele regime, a despeito das mulheres que sobreviveram e foram bem sucedidas nas distintas funções desempenhadas, são responsáveis pelo interesse, ainda restrito, das mulheres pela política partidária no país. Aliando a pesquisa documental e bibliográfica à metodologia da história oral far-se-á uso de fontes documentais diversas, egodocumentos, jornais, revistas de instrução destinadas às famílias, fotografias, legislação educacional, entrevistas, depoimentos orais que serão buscados na Biblioteca Nacional, nas bibliotecas e arquivos públicos estaduais e municipais dos estados do Nordeste, no Arquivo do Departamento de Ordem Política e Social, em acervos particulares e demais lugares de memórias. O que se espera, para além da construção de conhecimento histórico que sirva à “educação para o nunca mais” e aos direitos humanos, é contribuir com a formação de recursos humanos, com a produção e divulgação de conhecimentos científicos e na produção de insumos para os debates e elaboração de políticas públicas que visem a consolidação de relações de gênero mais igualitárias no país e assim atenda a meta 5 dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Regina Antunes Teixeira dos Santos

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • vertentes cognitivas, emocionais e sociocuturais nas situações de práticas musicais: indícios de representação mental para construção de produtos de performance em diferentes níveis de expertise
  • As diversas situações de prática musical (sejam estas formais/contextualizadas ou informais/não formais, ou ainda, com ou sem de restrições de modalidades sensoriais) contemplam representações e habilidades musicais sustentadas por processos de memória, meio no qual retemos ou recorremos a experiências passadas para mecanismos associados com o armazenamento, retenção e recuperação de informações, conhecimentos prévios e aqueles em aprendizagem. O objeto geral do presente projeto é investigar a natureza e a finalidade de fenômenos constituintes da representação musical ao longo da manipulação intencional (deliberação pessoal e/ou propositiva) em termos de aspectos cognitivos, emocionais e socioculturais na prática musical visando à construção de de produtos performáticos segundo a tradição do repertório da música ocidental em diferentes níveis de expertise. A abordagem metodológica a ser empregada é de natureza mista combinando abordagens qualitativas e quantitativas nas diversas fases da pesquisa. A população-alvo envolvida será constituída de músicos profissionais residentes na região Sul que atuam como pianistas e professores de piano, há mais de cinco anos após a conclusão de seu curso de graduação e estudantes (de graduação e pós-graduação), que frequentam os Laboratórios de Execução Musical do IA/UFRGS. Os instrumentos de coleta incluirão registro das situações de prática, registros de performances dos produtos, entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados por análise de conteúdo, tratamento estatístico e modelagem dos produtos de performance.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Regina Aparecida Garcia de Lima

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • matriz de competência para a prática de enfermagem pediátrica oncológica na américa latina
  • A iniciativa mundial da OMS/OPAS para o Controle do Câncer Infantojuvenil- Cureall Américas- parte do princípio de que o câncer é uma das principais causas de mortalidade entre crianças e adolescentes, no mundo. A cada ano são diagnosticados, no mundo, cerca de 400.000 casos em menores de 19 anos. Na região das Américas e Caribe, são estimados ao menos 29.000 casos ano e destes cerca de 10.000 morrem. Nos países de alta renda, mais de 80% são curados, mas, nos de média e baixa renda apenas em torno de 20% são curados e tal fato decorre de diagnósticos incorretos ou tardíos, acesso limitado aos serviços de saúde, profissionais de saúde com conhecimentos insuficientes, dentre outros. O câncer infantojuvenil cursa com elevado onus psicossocial e econômico, para as famílias e os serviços de saúde e, portanto, é um importante problema de saúde pública mundial. O presente estudo busca contribuir para a melhoria do cuidado de enfermagem a crianças e adolescentes com câncer a partir dos resultados de estudo anterior, sob coordenação desta proponente, sobre o escopo da prática de enfermagem pediátrica oncológica na América Latina, o qual estruturou as competências para tal prática. Mapear, sistematizar e consolidar as evidências disponíveis a respeito das competências dos enfermeiros para o cuidado à criança e ao adolescente com câncer poderá contribuir para o alcance das metas da Iniciativa Global para o Controle do Câncer Infantil da OPAS/OMS. Desta forma, propomos a validação da Matriz de Competências para a Enfermagem Pediátrica Oncológica na América Latina- MCEPO (resultante da assessoria ao grupo de trabalho da OPAS/OMS) no Brasil e posterior tradução e adaptação cultural para um outro país da América Latina (decisão posteriormente) a fim de manter a equivalência conceitual, cultural, semântica e idiomática, de acordo com as diretrizes da International Test Commission. Por se tratar de pesquisa com seres humanos, o protocolo de pesquisa será submetido ao CEP.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 02/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Regina Dalcastagnè

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • mapeamento crítico da narrativa brasileira contemporânea
  • Este projeto tem, como objetivo principal, produzir uma sistematização da narrativa brasileira contemporânea, entendida como aquela produzida a partir de 1970. Para a disponibilização dos resultados, será criado um portal crítico online, versando, inicialmente, sobre cerca de 300 obras. O material será organizado em forma de resenhas críticas, a serem acessadas por diferentes entradas em uma plataforma virtual. A ideia, convém frisar, não é produzir uma enciclopédia com ambição de abarcar toda a produção dos últimos 50 anos. Isto significa dizer, em primeiro lugar, que haverá uma reflexão sobre os livros do período e um cuidadoso processo de seleção. Entre os milhares de títulos publicados, serão escolhidos aqueles que, segundo uma série de critérios (reconhecimento do impacto estético, repercussão no campo literário nacional, representatividade regional, diversidade de perspectivas) sejam considerados os mais relevantes. A seleção é necessária para que o levantamento seja capaz de guiar o eventual leitor/internauta em uma efetiva aproximação com a narrativa brasileira contemporânea. E é necessária também para que ele possa assumir um caráter crítico: mais do que listar as obras ou resumi-las, abordá-las criticamente, buscando entendê-las sob o pano de fundo das transformações da sociedade brasileira e dos influxos estéticos e estilísticos correntes. A intenção não é apenas fornecer informações sobre algumas centenas de títulos, mas, sobretudo, proceder a uma sistematização com intenção crítica do que se publicou de mais importante na narrativa a partir dos anos 1970. Pretende-se, assim, fomentar a pesquisa sobre a literatura brasileira contemporânea e ampliar a visibilidade de autores e obras que, por conta do grande volume e da falta de sistematização, acabam desaparecendo do alcance crítico.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 26/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Regina Lucia Ferreira-Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • impacto da mobilidade acadêmica no fortalecimento de pesquisa científica e tecnológica para investigação detalhada da composição química de alimentos regionais e boas práticas de enfermagem
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025
Foto de perfil

Regina Marcia Cardoso de Sousa

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • s100b em saliva de vítimas de trauma cranioencefálico contuso: análise do perfil cinético e da capacidade diagnóstica e prognóstica
  • A Escala de Coma de Glasgow é um dos principais indicadores de gravidade das vítimas de Trauma Cranioencefálico (TCE) e a Tomografia Computadorizada (TC) de Crânio é, atualmente, considerada padrão ouro para diagnóstico inicial dessa lesão. Embora na prática clínica esses indicadores sejam largamente utilizados, algumas limitações dessas ferramentas têm levado a busca de novos caminhos para fornecer medidas objetivas de diagnóstico e predição de resultados, dentre eles, os biomarcadores têm se destacado. Estudos apontam o S100B no sangue como biomarcador promissor de dano cerebral e sua capacidade diagnóstica e prognóstica estão bem estabelecidas na literatura. Contudo, são incipientes as pesquisas do S100B na saliva, um biofluido que requer método simples e rápido de coleta, com baixo custo e risco aos pacientes, sem necessidade de pré-processamento do material coletado. É hipótese deste estudo que o S100B mensurado na saliva apresenta capacidade diagnóstica e prognóstica similar à do sangue visto que, no TCE, ocorre perda da integridade da barreira hematoencefálica e, em consequência, as proteínas de baixo peso molecular presentes no sistema nervoso central, como o S100B, são liberadas para a saliva. Os resultados deste estudo possibilitarão estabelecer a cinética do biomarcador na saliva para definir o melhor momento de coleta pós-trauma e verificar a viabilidade de substituir a análise do S100B no soro pela saliva tendo em vista as vantagens desse biofluido. Estudo de coorte prospectivo de vítimas de TCE contuso com idade igual ou >18 e <60 anos, admitidas no hospital em até 3 horas do evento traumático e que realizaram TC de crânio durante internação. Serão coletadas amostras de saliva e sangue das vítimas nas primeiras 12 horas após o TCE e amostra de saliva em grupo controle saudável. A ocorrência de morte dos pacientes será avaliada aos 14 dias e 6 meses pós-trauma e a capacidade funcional na alta do hospital e aos 3 e 6 meses após o evento traumático.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 29/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Regina Maria Dechechi Gomes Carneiro

Ciências Agrárias

Agronomia
  • diversidade genética de diferentes raças de meloidogyne enterolobii: resistência e inteiração histopatológica nas culturas do algodão, soja e goiaba
  • Meloidogyne enterolobii, é uma espécie de nematoide das galhas, altamente polífaga e virulenta a várias culturas de interesse econômico. Esse nematoide é um fator limitante na produção comercial de goiaba no Brasil. A interação sinérgica entre esse nematóide e Fusarium spp. (declínio da goiabeira) foi relatada no Brasil e em outros países. Considerando a dificuldade de identificação de M.enterolobii (= M. mayaguensis) apenas por aspectos morfológicos, a caracterizaçao da espécie é atualmente feita usando o fenótipo da enzima esterase ou marcadores moleculares. Considerando a baixa variabilidade genética entre os isolados de M. enterolobii da goiabeira, a resistência genética pode ser considerada um método eficaz de controle, e, recentemente, foi lançado pela Embrapa o porta-enxerto ‘BRS Guaraçᒠpara plantio em áreas infestadas por M. enterolobii. Estudos mostraram que o nematoide ocorrente na goiabeira no Brasil é em termos de hospedeiros diferenciadores, semelante ao da raça 2 de M.incognita, ou seja, não parasita o algodoeiro. Recentemente, foi detectada em Minas Gerais uma população de M.enterolobii quebrando a resistência da cultivar de algodoeiro resistente a M. incognita, IMA 5801B2RF, ou seja, uma população equivalente à raça 4. Prospecções recentes em algodoeiros resistentes no Oeste da Bahia detectaram a presença dessa raça em outras regiões. São objetivos deste projeto: i) estudar as raças de diferentes populações de M. enterolobii detectadas em diferentes culturas, inclusive as do algodoeiro, caracterizando a variabilidade dessas populações com marcadores moleculares; ii) estudar outras fontes de resistência a nematoides nas culturas de soja e algodão, em relação às diferentes raças de M. enterolobii; iii) estudar as alterações citológicas em raízes de algodoeiro resistente ou não, infectado com as duas raças de M.enterolobii; iv) estudar o comportamento parasitário de duas raças de M.enterolobii no porta-enxerto ‘BRS Guaraçᒠe ‘Paluma’.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Regina Zilberman

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • literatura e direitos humanos
  • A afirmação dos direitos humanos resulta do reconhecimento de que as pessoas “nascem e permanecem livres e iguais em direitos", como expressa a Constituição proposta pelos revolucionários franceses em 1789. Dos ideais de liberdade e igualdade, emergiram, ainda no século XVIII, época do Iluminismo e do Racionalismo, as lutas em prol da emancipação política na Europa e na América, a que se seguiram reivindicações em nome da autonomia política, étnica, de culto e de gênero. A literatura não se omitiu deste debate: expôs as aspirações libertárias e igualitárias dos diferentes grupos (sociais, étnicos, de gênero), e apresentou-se igualmente como um direito ou, como formula Antônio Candido em seu ensaio seminal, um “bem indispensável”, a que todos os seres humanos devem ter acesso. Contudo, ao longo dos 230 anos que nos separam dos movimentos emancipatórios do século XVIII, as exclusões não desapareceram: estão presentes na sociedade, dividida em segmentos economicamente desiguais, e na cultura, como se verifica na transmissão do saber e na distribuição da escolaridade. No caso dos estudos literários, as exclusões transparecem nas obras dedicadas à história da literatura, que consolida um cânone mediado pelas intenções das classes dominantes. Dessas constatações derivam as tarefas que se apresentam aos pesquisadores: primeiramente, a reflexão sobre as relações entre literatura e direitos humanos, sendo examinado como a primeira traduz, ou deixa de traduzir, os segundos, observando-se também em que medida, enquanto “bem indispensável”, a literatura alcança, ou deixa de alcançar, seus beneficiários. A partir dos resultados dessa investigação, cabe propor uma prática que afiance à literatura o exercício de suas potencialidades, garantindo a legitimidade e a eficácia de seu teor iluminista.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Reginaldo Gonçalves de Lima Neto

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • aplicação de nested-pcr e maldi-tof ms no diagnóstico direto da esporotricose a partir de espécimes clínicos
  • Ao atualizar a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças e agravos à saúde, o MS publicou a Portaria n 26/2020, que incluiu a esporotricose humana. Isto deve ser refletido em investimentos e incentivo às pesquisas clínico-laboratoriais e de desenvolvimento de técnicas e produtos para um diagnóstico confiável e tratamento seguro. A esporotricose vem representando um desafio à assistência médica devido as formas atípicas de apresentação, que podem ser confundidos clínica e histopatologicamente com micobacterioses, leishmaniose, sífilis e outras micoses. O diagnóstico laboratorial que, até o momento, é conclusivo apenas com o isolamento do fungo, após dias a semanas, precisa ser otimizado. A relevância da proposta consiste na incorporação e validação da espectrometria de massas por MALDI-TOF e NESTED-PCR, técnicas moleculares de elevada acurácia, para o diagnóstico rápido da esporotricose diretamente de amostras clínicas, excluindo a necessidade do cultivo. Além disso, pretende-se padronizar a detecção rápida de espectros proteicos relacionados a resistência fúngica, após exposição do fungo aos antifúngicos convencionais, e avaliar o potencial de compostos bioativos frente isolados sensíveis e resistentes a itraconazol. A plausibilidade da hipótese é evidenciada no uso de linhagens de Sporothrix genomicamente identificadas durante as teses (Ferraz Silva, 2018; Valeriano, 2020) e dissertações (Valeriano, 2017; Freitas, J.F., 2020) orientadas pelo requerente e membro da equipe, as quais serão utilizados na criação da biblioteca proteômica espectral. A biblioteca, construída e validada por membro da equipe (Oliveira et al., 2015), também será utilizada na tentativa de identificar biomarcadores espectrais proteicos de Sporothrix diretamente dos espécimes clínicos. Os espécimes clínicos de humanos e felinos com esporotricose serão desnaturados, digeridos enzimaticamente e dissolvidos, para posterior comparação com banco espectral.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Reginaldo Muccillo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • sinterização de cerâmicas funcionais por técnicas não convencionais
  • - A preparação de materiais cerâmicos requer tratamentos térmicos (sinterização) a temperatura abaixo do ponto de fusão, para densificação. A aplicação de campos elétricos permite a sinterização a temperaturas menores que as convencionais. - O projeto prevê estudos de sinterização com aplicação de campo elétrico em várias cerâmicas importantes em geração de energia limpa (células a combustível de óxido sólido), no saneamento do meio ambiente (membranas que podem capturar o dióxido de carbono, responsável pelo efeito estufa e degradação do meio ambiente), na detecção de espécies químicas (oxigênio e hidrogênio, importantes em vários setores industriais). - Várias cerâmicas (condutoras de íons, resistentes ao choque térmico) serão sinterizadas por meio de 3 técnicas (convencional-aquecimento em forno, spark plasma (aquecimento rápido sob pressão) e ativada por campo elétrico (flash sintering, sob aplicação de campo elétrico a temperaturas abaixo das requeridas convencionalmente) com a finalidade de produzir cerâmicas densas com tamanho de grão controlado e microestrutura otimizada. - Objetivo é determinar as condições de sinterização flash: temperatura, amplitude de campo elétrico, limite de corrente na amostra, tempo de aplicação do campo elétrico, para a produção de cerâmicas funcionais com microestrutura controlada com menores custos energéticos. - a infraestrutura humana e laboratorial disponível permite viabilizar o projeto. A equipe do coordenador do projeto desenvolve pesquisas na área desde 2011 , com vários artigos publicados em periódicos internacionais indexados e arbitrados. - estratégia metodológica: cada pesquisador doutor será responsável pela produção e sinterização convencional das cerâmicas nas quais são especialistas; eles fornecerão amostras não sinterizadas para que o grupo do ipen as sinterize por sinterização flash. Reuniões conjuntas permitirão elaborar protocolos para a obtenção dessas cerâmicas otimizadas quanto às suas propriedades.
  • Comissão Nacional de Energia Nuclear - SP - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Régis Pinheiro Landim

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • modernização de infraestrutura laboratorial para nacionalização do padrão primário de resistência elétrica baseado no efeito hall quântico visando à disseminação do ohm para realização de outras grandezas elétricas
  • A riqueza e o conhecimento científico gerados por um país dependem fortemente de sua infraestrutura da qualidade, a qual tem a metrologia como um de seus pilares. Todos os processos industriais, a comercialização de energia elétrica, os experimentos científicos (e as descobertas envolvidas) e a saúde da população dependem de informações confiáveis sobre as variáveis envolvidas, obtidas através de medições confiáveis (que dependem de instrumentos comparados, indiretamente, aos padrões nacionais de medição). No Brasil, o responsável por prover as referências nacionais de medição é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Atualmente, o padrão de referência de resistência elétrica brasileiro é um padrão secundário, que precisa ser enviado periodicamente ao exterior (França) para calibração contra um padrão primário de referência (baseado no efeito Hall quântico). O Inmetro já dispõe de equipamentos para realização do efeito Hall quântico, em funcionamento. No entanto, o sistema ainda carece de reconhecimento internacional, que deve ser obtido através de comparações internacionais conhecidas como comparações-chave, onde se comparam os valores medidos e as incertezas e avalia-se a concordância dos resultados na forma de graus de equivalência. Para isto, precisa de uma redução no seu ruído térmico. Através da caracterização do ruído térmico do Sistema Hall Quântico do Inmetro, espera-se identificar pontos de melhoria e consequente redução do ruído e incerteza das medições com tal sistema. Medições de componentes eletrônicos de mais alto nível são limitados pelo ruído térmico (Johnson), diretamente proporcional à resistência dos condutores, isto é, dos cabos e conectores que ligam os resistores às pontes comparadoras. A abordagem metodológica a ser adotada no projeto é hipotético-dedutiva. Parte-se da premissa de que é possível reduzir as incertezas dos resultados das medições de resistência através do uso de componentes de alto padrão.
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - DF - Brasil
  • 29/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Reinaldo Barreto Oriá

Ciências Biológicas

Morfologia
  • rede colaborativa para estudo dos efeitos protetores da castanha do pará (bertholletia excelsa) e selênio no eixo intestino-cérebro e metabolismo, na intoxicação por metilmercúrio em camundongos adultos
  • Pretendemos criar uma rede colaborativa nacional e internacional de experts em neurociência, análise estereológica, química analítica e comportamento, para avaliar efeitos da castanha do Pará (CP) (Bertholletia excelsa), nativa da Amazônia, e selênio (Se) na intoxicação pelo metilmercúrio (MeHg). Nosso grupo apontou risco alarmante de síndrome metabólica em ribeirinhos cronicamente expostos ao MeHg. O MeHg é neurotóxico, porém pouco se sabe sobre seu efeito no eixo intestino-cérebro. A exposição prolongada ao MeHg pode ser fator de risco para doenças neurodegenerativas/metabólicas. A CP e Se têm efeitos antioxidantes e hipolipidêmicos envolvidos em processos neuroprotetores. Utilizaremos camundongos machos C57BL6J adultos expostos ao MeHg por 21 dias (20 mg/L) na água de beber, ad libitum, e suplementados ou não com Se (0,5 g/kg) ou CP (15 g/kg), peletizados na ração, e controles. Os níveis de Hg e Se serão medidos no pelo, hipocampo, fezes e soro. Serão realizados testes de memória e função motora. Níveis séricos de HDL, LDL, TG e colesterol total serão avaliados para dislipidemia. Biomarcadores de barreira intestinal e hematoencefálica (claudina-5, colágeno IV, ZO-1 e albumina) serão medidos por Western Blot, imunofluorescência e expressão gênica. Análise estereológica será usada para estimar volume do hipocampo e camadas, e estimativa da contagem de neurônios. Serão analisados níveis de aminoácidos por HPLC e biomarcadores de estresse oxidativo e apoptose MDA, GPx, GSH, caspase-3, caspase-3 clivada. Imunomarcação para Brdu, GFAP, IBA1, NeuN, DBX será usada para avaliar glia reativa e neurogênese. A microbiota intestinal será analisada por metagenômica. Docking molecular será usado para avaliar interação do MeHg com lipoproteínas séricas. Lipidômica da gordura epididimária e soro será usada para avaliar alterações metabólicas. Caso a CP e Se se mostrem protetores, políticas públicas para estimular o consumo podem atenuar os efeitos do MeHg em populações de risco.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Reinaldo Gaspar Bastos

Ciências Agrárias

Agronomia
  • aproveitamento biotecnológico da vinhaça de cana-de-açúcar e geração de biomassa microalgal com potencial comercial
  • A vinhaça é a principal água residuária do setor sucroenergético, gerada na destilação alcoólica do vinho para a obtenção de etanol. É caracterizada pelo seu odor forte, coloração marrom-escuro, baixo pH, alto teor de potássio e potencial poluente devido à alta carga de matéria orgânica. As tecnologias aplicadas no processamento de cana-de-açúcar no Brasil geram aproximadamente 10 L de vinhaça por litro de etanol, correspondendo em torno de 300 bilhões de litros de vinhaça por safra. A disposição da vinhaça na forma de fertirrigação é limitada pela sua composição e características do solo. Dentre as alternativas para o seu tratamento e aproveitamento, o cultivo de microalgas vem se destacando pelo potencial da biomassa gerada como fonte promissora de diversos bioprodutos de interesse comercial. Após a separação da biomassa, a vinhaça remanescente poderia ser incorporada em partículas biodegradáveis de pectina e quitosana para sua aplicação com fertilizante agrícola de liberação lenta. Neste contexto, a presente proposta de pesquisa visa o aproveitamento biotecnológico da vinhaça de cana-de-açúcar através do cultivo heterotrófico de Phormidium autumnale. A biomassa microalgal será caracterizada em termos de proteínas, carboidratos, lipídios e teor de fiocianina, com avaliação do potencial anti-inflamatório e antioxidante deste pigmento. As partículas biodegradáveis de pectina e quitosana impregnadas com a vinhaça remanescente serão caracterizadas visando a sua aplicação como fertilizante agrícola de liberação lenta. Os resultados da pesquisa fechariam um ciclo de aproveitamento da vinhaça de cana-de-açúcar por microalgas que vem sendo estudado por este grupo de pesquisa, avaliando potenciais produtos comerciais a partir da fração proteína da biomassa, do óleo microalgal para obtenção de biodiesel e dos pigmentos com propriedades terapêuticas, finalizando com a aplicação da vinhaça incorporada em biopolímeros como fertilizante agrícola.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Reinaldo Matias Fleuri

Ciências Humanas

Educação
  • educação intercultural: viver, conviver e gerar vida em plenitude
  • Este projeto de pesquisa (articulado com o projeto homonimo PQ-Sr, 2022-2027) continuará a estudar cosmovisões de povos originários de Abya Yala, relacionadas com a concepção de “Viver em Plenitude” (Bem Viver), em suas implicações decoloniais e não coloniais para a educação intercultural crítica e a construção de políticas de sustentabilidade. Do ponto de vista metodológico, consolida o processo sociopoético de pesquisa que a Rede Mover vem desenvolvendo, ao potencializar as “posições” dos conhecedores sujeitos de culturas originárias, na busca de se compreender e enfrentar problemas emergentes da relação complexa entre a modernidade/colonialidade e a ancestralidade/Bem Viver. Ao promover o diálogo crítico “conversitário” de pesquisadores situados em contextos institucionais acadêmicos com pesquisadores orgânicos a movimentos populares indígenas, quilombolas e tradicionais, reconhece o protagonismo, a complexidade e as singularidades das “posições” dos parceiros e interlocutores. Tal interação vem promovendo a problematização e a reinvenção de propostas e práticas de formação de professores em reciprocidade cooperativa e crítica com práticas e propostas de formação de educadores populares enraizados em movimentos de reexistência ancestrais. A articulação entre diferentes formas acadêmicas e populares de produção científica (desde a elaboração de teses, dissertações, monografias, artigos e livros, até a produção de obras artísticas e socioculturais em linguagens e mídias audiovisuais, corporais, ambientais, impressas) continuará promovendo pesquisas relacionadas com a interculturalidade crítica na área de educação, a cooperação científica interinstitucional, intercultural e internacional, o estreitamento da interação entre universidades e movimentos sociais de povos originários, bem como a construção de políticas interculturais de sustentabilidade e de práticas que fomentem a integração e empoderamento das culturas e povos originários.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Reinaldo Morabito Neto

Engenharias

Engenharia de Produção
  • abordagens de otimização para o planejamento integrado de operações logísticas
  • O planejamento logístico é estratégico para o sucesso das operações e tem se tornado mais desafiador à medida que novas tecnologias rompem paradigmas de produção, os mercados são mais globais e eventos diversos impactam toda a cadeia de suprimentos. O contexto dinâmico das operações logísticas demanda abordagens mais integradoras para os problemas de planejamento, acoplando decisões ao longo da cadeia de produção e considerando critérios de desempenho diferentes e por vezes conflitantes. Estas abordagens implicam na investigação aprofundada das interfaces e relacionamento entre os problemas logísticos e a proposição de métodos de resolução mais efetivos, que tragam resultados práticos para empresas públicas e privadas. Este projeto aborda o planejamento de operações logísticas com foco na integração de problemas de nível estratégico-tático e tático-operacional, por exemplo, no planejamento de redes logísticas, direta e reversa; em problemas de roteirização e suas integrações com produção, empacotamento e gestão de estoques; em problemas de produção e distribuição; carregamento e transporte de cargas. A evolução dos sistemas e ambientes de produção tornou as operações logísticas mais dinâmicas e complexas, de forma que o planejamento dessas operações requer técnicas mais elaboradas, que incorporem o impacto entre decisões de diferentes níveis hierárquicos e ao longo de toda cadeia de suprimento. Os sistemas produtivos estão em constante evolução, muitos setores já vivenciam a chamada Indústria 4.0, que tem transformado os ambientes de negócio e exigido maior eficiência logística. Ainda, cenários disruptivos e com dados incertos como o causado pela pandemia de Covid-19 exigem abordagens mais robustas e flexíveis para o planejamento logístico. A metodologia a ser utilizada se baseia na formulação de modelos de otimização e/ou simulação e na proposição de algoritmos exatos e heurísticas para problemas de planejamento integrado de operações logísticas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Reinhardt Adolfo Fuck

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • inct em estudos tectônicos
  • Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Geotectônicos (INCTET), com sede na Universidade de Brasília e participação de diversas instituições de pesquisa brasileiras, visa reunir equipes de pesquisadores que no Brasil investigam a estrutura mais profunda da crosta e do manto superior. A organização é multidisciplinar, congregando geofísicos e geólogos especializados em técnicas diversas, permitindo estudar o interior da terra com base em diferentes propriedades das rochas que a constituem. O propósito do Instituto é o estudo da crosta continental e do manto superior do território brasileiro mediante a realização de estudos geofísicos e geológicos, objetivando o entendimento da estruturação tectônica e sua dinâmica atual. O foco do projeto é a Plataforma Sul-Americana consolidada na Orogenia Brasiliana do final do Neoproterozóico e início do Fanerozóico. A plataforma consiste em complexo conjunto de crátons e faixas dobradas, amalgamados no último evento orogênico que afetou o território brasileiro, no contexto da construção do Supercontinente Gondwana. Após a estabilização, a plataforma foi afetada por processo pouco entendido que resultou em amplas áreas de subsidência, ocupadas pelas extensas bacias cratônicas (e.g. Solimões, Amazonas, Parnaíba, Parecis, Paraná). Enquanto o embasamento externo às bacias é razoavelmente bem conhecido, seu substrato é objeto de controvérsia, uma vez que poucas perfurações o alcançam, devendo ser investigado por métodos indiretos, explorando propriedades físicas de rochas, mediante o emprego de métodos geofísicos. No presente projeto é preconizada a realização de experimentos de refração sísmica profunda ao longo de duas transectas de cerca de 700 km cada nas bacias do Paraná e Parecis. Processamento e interpretação dos registros permitirão o reconhecimento das estruturas presentes na crosta e no manto superior em três dimensões. O Instituto se propõe a operar e manter a Rede Sismográfica Brasileira, cujos registros serão utilizados para estudos da crosta e da litosfera com dados de telessismos, aplicando técnicas sismológicas modernas, como função de receptor, dispersão de ondas superficiais, tomografia sísmica e inversão conjunta desses métodos. Estações de período curto serão usadas para registro de sismos locais e regionais, visando monitoramento da atividade sísmica que ocorre em várias áreas do Brasil e determinar o regime de esforços que lhe dá origem. Os experimentos de refração serão acompanhados por sondagens geoelétricas e complementados por dados gravimétricos, visando aperfeiçoar os modelos estruturais da crosta e manto superior. Os dados geofísicos serão integrados com dados geológicos disponíveis, complementados por novos estudos estruturais, tectônicos, geoquímicos e geocronológicos, contribuindo para estabelecer idade e origem das rochas expostas. Paralelamente, serão realizados estudos de neotectônica nas áreas sismogênicas, visando entender a evolução crustal, tendo como foco a reativação de grandes estruturas crustais no Cenozóico. O projeto será desenvolvido por equipes das universidades de Brasília, Rio Grande do Norte, São Paulo, Estadual de Campinas, Ceará, Pampa, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Observatório Nacional, que já atuaram em parceria em projetos anteriores.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 23/11/2016-30/11/2024
Foto de perfil

Rejane Maria Lira da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • 12º encontro de jovens cientistas
  • O Encontro de Jovens Cientistas (12EJC) está na sua décima segunda edição e é o mais importante evento da Bahia voltado para a divulgação científica para jovens da educação básica, com um crescimento significativo, ascendente e com perspectiva de 400 inscritos, na apresentação de cerca de 100 trabalhos e envolver mais de 40 instituições de ensino. Vem atender à Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2021 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas, como um instrumento para a melhoria da educação básica, bem como para despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos e talentosas que possam ser estimulados/as a seguirem carreiras científico-tecnológicas. O 12º EJC, ocorrerá em outubro de 2022, de forma híbrida, presencial e virtual.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 08/12/2021-31/12/2023
Foto de perfil

Rejane Schaefer

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • caracterização da diversidade genética do senecavirus a e avaliação de uma vacina inativada em suínos
  • O Senecavirus A (SVA) é um vírus RNA, gênero Senecavirus, da família Picornaviridae, considerado um patógeno emergente na produção mundial de suínos. Em 2008, foi descrita a associação de SVA com casos de doença vesicular idiopática dos suínos na Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Estados Unidos. No final de 2014, foram reportados casos de doença vesicular (VD) em suínos associados à infecção pelo SVA no Brasil e, em 2015, nos EUA. A presença do SVA tem um grande impacto na indústria de suínos pelo desenvolvimento de lesões vesiculares no focinho, patas e mucosa oral de suínos que são indistinguíveis de outras VDs, principalmente a febre aftosa (FMDV). O impacto econômico da enfermidade está relacionado com gastos com diagnóstico e com perdas decorridas pelo aumento do número de dias até o abate, aumento da conversão alimentar, atraso no processamento do abatedouro e restrição à exportação de carne, até que o diagnóstico diferencial descarte a infecção pelo FMDV. Apesar dos relatos de surtos frequentes de VD em suínos no Brasil desde 2014, informações sobre a prevalência e distribuição do SVA, e caracterização dos isolados virais circulantes no campo são limitados. Não há uma terapia específica nem dados referentes ao desenvolvimento de vacinas para o controle das infecções. Existe uma escassez de dados e avaliação da evolução genética do SVA no Brasil, sobretudo, a partir de 2016. Neste sentido, este projeto possui os seguintes objetivos e estratégia de ação: 1) estudar a diversidade genética do SVA pelo sequenciamento do genoma completo e análise filogenética dos vírus isolados de suínos em território nacional de 2016 a 2021; 2) utilizar dados de epidemiologia molecular para a seleção de uma amostra representativa para inclusão em formulação vacinal e, 3) avaliar a segurança e eficácia de uma vacina inativada para a profilaxia e controle das infecções pelo SVA no Brasil.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Renan Borsoi Campos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • investigação da regiosseletividade na degradação nucleofílica de pesticidas organofosfatos e em reações intramoleculares de schmidt: aplicações de cálculos dft e estudos cinéticos.
  • A proposta desse projeto é centrada em investigar duas classes de reações relevantes para síntese orgânica e catálise, por meio de diferentes abordagens. A primeira é focada no estudo da degradação nucleofílica de pesticidas organofosfatos (POFs). A importância de POFs na produção de alimentos contrasta com malefícios à saúde e ao meio ambiente, justificando restrições de uso e necessidade de sistemas para detoxificação de estoques obsoletos. Propõe-se avaliar o efeito de substituintes e do meio na reatividade de N-nucleófilos — e.g. compostos imínicos — e as rotas de clivagem de OFs com grupo P=O, como paraoxon, e P=S, como paration e clorpirifós, por meio de estudos cinéticos por UV-Vis, RMN, e cálculos quânticos. Almeja-se propor novos organocatalisadores nucleofílicos ou bifuncionais e nortear a construção racional de catalisadores baseados em scaffolds imínicos. Reações intramoleculares de Schmidt são a segunda classe a ser explorada, por serem importante método para produção de lactamas fundidas e bicíclicas — compostos com ampla aplicabilidade farmacológica. Estudos teóricos sistemáticos serão realizados para determinar fatores controladores da seletividade, avaliando mecanismos e o efeito de substituintes, através de modificações na estrutura de cetoazidas precursoras, bem como a influência de catalisadores. Esse estudo pode contribuir para o controle na produção de lactamas isoméricas específicas, com grande utilidade em síntese orgânica.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Renan Campos Chisté

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • valorização de frutas nativas da amazônia através da prospecção de compostos bioativos com potencial antioxidante para aumentar a estabilidade oxidativa de produtos alimentícios.
  • A associação entre o hábito alimentar saudável e a diminuição do risco do desenvolvimento de diversas doenças crônico-degenerativas tem sido atribuída à ingestão de frutas e vegetais, que são fontes de compostos bioativos com potencial antioxidante benéficos à saúde, a exemplo dos compostos fenólicos e os carotenoides. O Brasil, por sua vez, é considerado um dos maiores produtores mundiais de frutas, mas apesar da alta produtividade, muitas frutíferas nativas amplamente distribuídas pela região Amazônica ainda são pouco exploradas ou até mesmo desconhecidas pela população geral, a exemplo do tucumã (Astrocaryum vulgare) e da pupunha (Bactris gasipaes). Assim, o conhecimento das propriedades benéficas desses frutos é uma importante ferramenta para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis promovendo a melhoria da qualidade de vida da população. Tais compostos bioativos também possuem potencial tecnológico para serem incorporados em formulações alimentícias como corantes e como antioxidantes naturais, para aumentar a qualidade e a estabilidade de alimentos processados durante o armazenamento. Com o desenvolvimento deste projeto serão obtidos extratos com elevados teores de compostos bioativos, a partir dos frutos (polpa e casca) tucumã e pupunha, pela aplicação de técnicas de extração não-convencionais (ultrassom e micro-ondas). Tais extratos serão caracterizados e avaliados quanto ao potencial antioxidante e de cor, para a aplicação em produtos alimentícios, com o intuito de inibir/retardar a oxidação de componentes nutricionais, como os lipídios, durante o armazenamento, e ao mesmo tempo atribuir coloração atrativa ao produto inovador desenvolvido. Portanto, as temáticas abordadas no Projeto contribuirão com estratégias de atuação para a valorização tecnológica de extratos com alto valor agregado da biodiversidade Amazônica, acompanhado do desenvolvimento de processos de extração que minimizam o impacto industrial ao meio ambiente (“Química Verde”).
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Renan de Souza Rezende

Ciências Biológicas

Ecologia
  • efeito da diversidade taxonômica e funcional da vegetação riparia em processos ecológicos: saúde ecossistêmica e segurança hídrica
  • As zonas riparias são áreas importantes de interface entre o solo e água, sendo as taxas de ciclagem de matéria orgânica uma ferramenta de monitoramento e diagnostico da saúde ecossistêmica. A redução da entrada de luz torna a decomposição de detritos vegetais alóctones a principal fonte de energia para o metabolismo de riachos com vegetação ripária bem desenvolvida. A dinâmica da decomposição foliar pode ser influenciada por fatores: i) ambientais (ex. temperatura e oxigênio dissolvido), ii) composição química dos detritos; e iii) composição da comunidade decompositora. Estes estudos busca ajudar a entender a importância da diversidade vegetal, fungos e invertebrados (taxonômica e funcional) em uma zona riparia megadiversa, assim como nortear projeto de restauração ecológica em zonas riparias. Nossa hipótese é que a simplificação do sistema ripário (menor diversidade) tanto nos sacos de folhas, quando na vegetação riparia adjacente: i) ocorrerá redução na decomposição foliar; ii) em vegetação mono especifico (riacho em silviculturas) por menor diversidade e abundância dos decompositores microbianos e invertebrados; e iii) locais exercem maior importância que quando comparado a entrada esporádica de detritos alóctones nos sistemas (maior diversidade nos sacos). O efeito de seleção pela comunidade decompositora seria o principal mecanismo para a diminuição da decomposição, pela preferência principalmente dos invertebrados detritívoros e decomposição microbiana por maior diversidade de espécies vegetais. Para isso: i) avaliaremos sacos com folhas com maior diversidade (varias espécies de folhas) e mono especifico (uma única espécie de folha); assim como ii) locais com maior diversidade na mata riparia (riachos naturais) e com vegetação mono especifica (riacho em silviculturas).
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Renan Vieira Rocha

Engenharias

Engenharia Civil
  • modelagem hidrológica para avaliação da segurança hídrica frente às mudanças climáticas no semiárido cearense (modash)
  • A avaliação da segurança hídrica no Ceará é importante em função das secas recorrentes, como a recente de 2011 e 2019. Eventos como estes geram diversos danos socioeconômicos e ambientais. A correta avaliação da segurança hídrica local, em escala de longo prazo, perpassa três principais problemas: ausência de dados confiáveis de vazão afluente à diversos reservatórios (principal mecanismo local de convivência com a seca); incertezas acerca do clima futuro; e complexidade de estimação de cenários de demanda futura. A mitigação desses problemas requer estudos sobre modelagem hidrológica, acoplamento de modelos climático-hidrológico, simulação da cascata de reservatórios e estimativa de demanda agrícola (principal demanda hídrica do estado). A complexidade da simulação das vazões afluentes aos reservatórios do estado do Ceará se relaciona com a rápida expansão da micro-açudagem, adotada como estratégia individual de convivência à seca, o que é reflexo da ausência de governança local. Essa realidade impõe o uso de modelos hidrológicos complexos para permitir uma melhor compreensão da dinâmica local e o desenvolvimento de soluções. A modelagem em si encontra um problema técnico local da ausência de informações relevantes como características hidráulicas do solo, necessitando mais análises e estudos de campo para validação de dados comumente utilizados na literatura. A proposta visa analisar a Segurança Hídrica no contexto das mudanças climáticas para a bacia do Rio Banabuiú, região do Sertão Central cearense, por meio da geração de cenários de longo prazo de demanda hídrica e de clima futuro. O desenvolvimento de uma modelagem hidrológica robusta com acoplamento de modelos de mudança climática e de operação de reservatórios permite a geração de cenários de oferta hídrica de longo prazo. A utilização de entrevistas técnicas em conjunto com modelagem para estimação das demandas de longo prazo permite a cenarização e avaliação da segurança hídrica da região de estudo.
  • Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - CE - Brasil
  • 04/03/2022-31/03/2025