Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Eduardo Marks de Marques

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • fora do eixo: distopias literárias periféricas no sul global
  • O estudo das distopias literárias nos últimos 40 anos trouxe consigo uma série de questões pertinentes. A primeira foi um distanciamento da área de estudos de utopias literárias, o que faz com que a distopia possa ser vista como um gênero com elementos e materializações particulares; por outro lado, as teorias que suportam os estudos de distopias literárias ainda se ancoram em um corpus epistemológico eurocêntrico, desenvolvido a partir da leitura crítica de distopias modernas, publicadas ao longo do século XX. No entanto, o que surge com mais força desde a virada para o século XXI, é um corpus de distopias produzidos longe dos espaços hegemônicos (i.e. Europa e Estados Unidos, majoritariamente) que têm subvertido as visões clássicas do gênero. As distopias escritas no sul global carregam consigo manifestações de um passado colonial que se contrapõem, por exemplo, à ausência de historicidade típica das narrativas europeias. Da mesma forma, a relação com o espaço e com a natureza, preocupações expressas pelas teorias do Antropoceno, ganham força e revelam territorialidades e ontologias que não conseguem ser traduzidas corretamente a partir de visões europeias. Assim, o objetivo da presente pesquisa é examinar as distopias produzidas no sul global nos últimos 30 anos para, a partir deles, propor uma readequação dos conceitos de distopia que os possam incluir. Isso se faz necessário porque a revisitação do passado colonial proposta por estes textos do sul global distorce e deturpa os conceitos eurocêntricos de distopia, que ignoram ou apresentam de forma muito difusa a sua própria historicidade, a ponto de forçar sua readequação teórica e crítica. Assim, propõe-se revisitar o conceito de distopia a partir dos textos do sul global e avaliar, in loco, a partir da formação de grupos de leitura com alunos de ensino médio e superior, o seu potencial pedagógico na formação de consciência histórica, social e ambiental.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Martín Tarazona Santos

Ciências Biológicas

Genética
  • ancestralidade genômica e saúde em américa latina
  • O principal objetivo do nosso grupo é entender como a diversidade genética das populações brasileiras e latino-americanas e a miscigenação que aconteceu nos últimos 500 anos, influenciam a distribuição de variantes genéticas associadas a doenças mendelianas e complexas e a resposta a fármacos no Brasil e nas Américas. Nossa proposta envolve três objetivos: (i) Inferir fenômenos de seleção natural poligênica em populações nativas americanas nos ambientes amazônico e andino da América do Sul, aprimorando a plataforma bioinformática de anotação MASSA (Multi-Agent System for SNP Annotation) do nosso grupo com a inclusão de anotações a partir de bancos de dados de regiões não-codificantes, e desenvolvendo uma arquitetura computacional mais apropriada para o tratamento de bigdata, para à sua utilização como ferramenta de definição de gen-sets. Para atingir esse objetivo solicitamos uma bolsa sanduiche na Universidade de Bolonha. (ii) Avaliar para a população brasileira miscigenada o desempenho de Scores de Risco Poligênicos desenvolvidos em outras populações para fenótipos complexos, investigando como essa performance é influenciada por variáveis genético populacionais e pela ancestralidade populacional, individual e local cromossômica. Para atingir esse objetivo, solicitamos uma bolsa sanduiche com o grupo do Hospital for Sick Children de Toronto. (iii) Desenvolver e manter ferramentas bioinformáticas para anotação de variantes farmacogenômicas e automatização de laudos de farmacogenética preventiva; desenvolver um estudo de farmacogenética cardiovascular de clopidogrel, o antriagregante plaquetários mais usado em pacientes isquêmicos, para validar a recomendação internacional de substituição de fármaco em metabolizadores intermediários e lentos para CYP2C19 e, implementar a farmacogenética no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais. Para atingir esse objetivo, solicitamos duas
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 20/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Eduardo Martín Tarazona Santos

Ciências Biológicas

Genética
  • ancestralidade genômica, doenças e bioinformática no brasil
  • Os genomas dos brasileiros são mosaicos de ancestralidades europeias, africanas e nativas americanas. Nosso INCT se enraíza nas iniciativas EPIGEN (Epidemiologia genômica de doenças complexas em coortes brasileiras de base populacional), CANDELA (Consortium for the Analysis of the Diversity and Evolution of Latin America) e em particular o ELSI (Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos), que é uma pesquisa em andamento de base domiciliar, conduzida em 9412 idosos representativos dos brasileiros, que examina determinantes sociais e biológicos do envelhecimento e seus efeitos individuais e sociais. É o maior estudo sobre o envelhecimento no Brasil, onde esse processo demográfico é um dos mais acelerados do mundo. Partindo da genômica do ELSI, integraremos as tradições científicas brasileiras em Genética de Populações Humanas, Genética Médica, Epidemiologia, Estatística, e áreas emergentes como Bioinformática, Medicina Evolutiva e Ciência de Dados (incluídos desenvolvimentos em Inteligência Artificial). Usaremos primatas brasileiros como organismos modelo para estudar a biologia do envelhecimento. Desenvolveremos um arcabouço conceitual para explicar como a dinâmica da miscigenação dos brasileiros influencia a distribuição de doenças complexas e raras, e a resposta a fármacos. Produziremos estimativas mais acuradas de risco de doenças complexas e melhores diagnósticos de doenças raras, assim como conceitos e ferramentas bioinformáticas, a serem transferidos no ecossistema de inovação e medicina de precisão, interagindo com o SUS e empresas tecnológicas. Esse conhecimento e seus produtos serão internacionalizados, particularmente nos contextos ibero-americano e dos Hispanos dos USA. Considerando que a maior parte dos conhecimentos em genômica humana derivam de populações europeias, o foco nas ancestralidades africana e nativa americana dos brasileiros é uma oportunidade para elucidar novas variantes genéticas, mecanismos de patogênese e possíveis alvos farmacológicos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 20/01/2024-31/01/2029
Foto de perfil

Eduardo Martín Tarazona Santos

Ciências Biológicas

Genética
  • conceitos e ferramentas bioinformáticas para o estudo da ancestralidade genômica e doenças no brasil e américa latina
  • Os genomas dos brasileiros são mosaicos de ancestralidades europeias, africanas e nativas americanas. Embora o genoma seja linear, as implicações da informação que guarda são multidimensionais. O objetivo principal do nosso grupo, o Laboratório de Diversidade Genética Humana (LDGH) é entender como o processo de miscigenação aconteceu nos últimos 500 anos na América Latina, influenciando a distribuição de variantes genéticas associadas a doenças (mendelianas e complexas) e a resposta a fármacos, desenvolvendo um modelo conceitual da distribuição das variantes genéticas associadas com fenótipos e doenças no Brasil. Nesse contexto temos desenvolvido ferramentas operacionais bioinformáticas como pipelines para QC e limpeza de dados genômicos, análises de ancestralidade, imputação de dados genômicos e para diferentes estratégias de GWAS. Mais importante ainda, temos desenvolvido novos conceitos em biologia computacional, que integram transdisciplinarmente as áreas de antropologia, genética de populações, estatística e ciências da computação. Os objetivos específicos da presente proposta são: (i) Aprimorar a infraestrutura de hardware e software do LDGH para estudos da genética de populações, GWAS e farmacogenômica, no contexto da produção crescente de dados ômicos produzidos por tecnologias de NGS, e dos desenvolvimentos da computação em nuvem. (ii) Desenvolver uma metodologia estatística bayesiana para inferir, a partir de dados genômicos, a dinâmica e a interação entre miscigenação e viés sexual (acasalamentos entre homens e mulheres com diferentes padrões de ancestralidade) na população latino-americana. (iii) Integrar e aprimorar as ferramentas de anotação de variantes MASSA (Multi-Agent System for SNVs Annotation) e a ferramenta de visualização DANCE (Disease-Ancestry Network). Além das publicações científicas, o conhecimento produzido será objeto de divulgação científica e de transferência para o ecossistema de inovação, nos seus componentes público e privado.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Eduardo Martín Tarazona Santos

Ciências Biológicas

Genética
  • aws como ambiente para as soluções bioinformáticas em genômica populacional e medicina de precisão no brasil e américa latina
  • Os genomas dos brasileiros são mosaicos de ancestralidades europeias, africanas e nativas americanas. Embora o genoma seja linear, as implicações da informação que guarda são multidimensionais. O nosso objetivo principal é entender como o processo de miscigenação aconteceu nos últimos 500 anos na América Latina, influenciando a distribuição de variantes genéticas associadas a doenças e a resposta a fármacos. Nesse contexto temos desenvolvido ferramentas operacionais bioinformáticas como pipelines para QC e limpeza de dados genômicos, análises de ancestralidade, imputação de dados genômicos e para diferentes estratégias de estudos de associação de varredura genômica (GWAS). Temos desenvolvido novos conceitos em biologia computacional, que integram transdisciplinarmente as áreas de antropologia, genética de populações, estatística e ciências da computação. Nossos objetivos específicos consistem em usar as potencialidades da computação em nuvem da AWS para: (i) Aprimorar nossa infraestrutura de hardware e software para estudos da genética de populações, GWAS e farmacogenômica, e produção de laudos de medicina de precisão, no contexto da produção crescente de dados ômicos produzidos por tecnologias de NGS, e dos desenvolvimentos da computação em nuvem. (ii) Desenvolver uma metodologia estatística bayesiana para inferir, a partir de dados genômicos, a dinâmica e a interação entre miscigenação e viés sexual (acasalamentos entre homens e mulheres com diferentes padrões de ancestralidade) na população latino-americana. (iii) Integrar e aprimorar as ferramentas de anotação de variantes MASSA (Multi-Agent System for SNVs Annotation) e a ferramenta de visualização DANCE (Disease-Ancestry Network). Além das publicações científicas, o conhecimento produzido será objeto de divulgação científica e de transferência para o ecossistema de inovação, nos seus componentes público e privado.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 03/05/2023-31/10/2025
Foto de perfil

Eduardo Martín Tarazona Santos

Ciências Biológicas

Genética
  • ancestralidade, doenças e medicina de precisão no brasil
  • Os genomas dos brasileiros, povo miscigenado, são mosaicos de ancestralidades europeias, africanas e nativas americanas. Embora o genoma seja linear, as implicações da informação que guarda o fazem multidimensional. A genômica humana se ocupa de conceitos complexos como mestiçagem e ancestralidade, em parte pela necessidade humana de conhecer nossa história, mas principalmente porque a distribuição geográfica de variantes genéticas que causam doenças depende da história. Nesse contexto, temos três objetivos: (1) A partir de dados genômicos da coortes de idosos de Bambuí (MG) e de outras coortes brasileiras de base populacional, avaliaremos como a performance de scores poligênicos de risco de fenótipos complexos como lipidemias e diabetes tipo II, desenvolvidos em outras populações humanas, é Influenciada por variáveis genético populacionais e pela ancestralidade nos seus níveis populacional, individual e local cromossômica; (2) A partir de exomas de 200 brasileiros miscigenados com hemofilia A (doença mendeliana ligada ao cromossomo X) que desenvolveram anticorpos inibidores contra FVIII exógeno do tratamento, avaliaremos as arquiteturas genéticas da resposta ao protocolo de imunotolerância e de aspectos clínicos relacionados ao desenvolvimento de inibidores; (3) A partir de casos de pacientes miscigenados brasileiros com doenças raras, identificaremos as variantes genéticas responsáveis a partir do sequenciamento de exomas, implementando práticas de medicina de precisão. Num contexto em que a maior parte dos conhecimentos em genômica humana derivam do estudo de populações europeias, o foco nos componentes de ancestralidade africana e nativa americana dos brasileiros é uma oportunidade para elucidar novas variantes e mecanismos genéticos responsáveis por doenças.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 20/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Eduardo Mathias Richter

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de filamentos condutores a base de grafeno para produção de sensores empregando a tecnologia de impressão 3d.
  • Este projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de estudos para o desenvolvimento de filamentos condutores a base de grafeno para posterior produção de sensores eletroquímicos empregando a tecnologia de impressão 3D (manufatura aditiva). Assim, o projeto propõe aumentar significativamente o valor tecnológico de materiais encontrados em abundância no Brasil como o grafeno (produzido a partir de grafite) e de um plástico biodegradável (ácido polilático - PLA) que pode ser produzido a partir de fontes renováveis como o amido de milho, raízes de mandioca e cana de açúcar. Ou seja, a partir de dois materiais encontrados em abundância no Brasil, um produto de alta tecnologia (filamento condutor de alto desempenho) será produzido com posterior utilização como material de consumo na tecnologia de manufatura aditiva (impressão 3D), a qual é um dos principais pilares da nova revolução industrial (indústria 4.0). Além disso, o foco dos estudos também será direcionado para verificar a existência de efeitos sinérgicos na mistura (substituição parcial) do grafeno com outros materiais carbonáceos como grafite e negro de fumo. Neste caso, a diminuição dos custos de produção com manutenção do desempenho será o principal foco dos estudos. O uso de outros materiais plásticos (ABS: acrilonitrila butadieno estireno; PETG: polietileno tereftalato glicol; Nylon, etc..) para eventual substituição do PLA também será estudado. De acordo com o exposto, nós temos confiança que o projeto proposto tem grande potencial para contribuir significativamente na inovação, no desenvolvimento científico e tecnológico e no empreendedorismo do Brasil. A transferência de conhecimento entre a academia e os setores público e privado via produção de novos dispositivos e tecnologias são objetivos finais deste projeto.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 25/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Eduardo Matzenbacher Bittar

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • ordem de carga e flutuações eletrônicas em novos sistemas supercondutores
  • A coexistência da supercondutividade com fenômenos físicos concorrentes, como ordem magnética ou de carga, tem sido de interesse para a comunidade da matéria condensada há muito tempo. Por exemplo, os estados supercondutor e de onda de densidade de carga (CDW), em metais, são dois estados eletrônicos cooperativos diferentes, que se originaram do acoplamento elétron-fônon e instabilidades da superfície de Fermi. A supercondutividade é frequentemente observada em materiais CDW, no entanto, sua interação com a ordem de carga CDW ainda é pouco elucidada. Nesta proposta de trabalho planejamos investigar o fenômeno da ordenação de carga em sistemas de matéria condensada em novos supercondutores. Mais especificamente, iremos estudar a ocorrência das fases supercondutoras e tipo ordem de carga nos compostos AV3Sb5 (A = K, Rb ou Cs) e La3Ni2O7. Compreender essas ordens e flutuações eletrônicas não apenas ilumina aspectos fundamentais da física da matéria condensada, mas também oferece possíveis caminhos para o design de materiais com propriedades eletrônicas sob demanda.
  • Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Mitio Shimbori

Ciências Biológicas

Zoologia
  • evolução de rogadinae (hymenoptera, braconidae) com uso de ferramentas genômicas: o papel da endogenização de elementos virais e genes de resistência a toxinas na transição de modos de vida e exploração de hospedeiros.
  • Propomos desdobramentos vislumbrados no decorrer do primeiro semestre de execução do projeto de colaboração internacional sobre a sistemática filogenética de Aleiodes (Hymenoptera, Braconidae), que poderão ser alcançados a partir da ampliação e aprofundamento dos genomas gerados, além de uma melhor cobertura da filogenia inicialmente proposta. Os Rogadinae são um grupo de parasitoides com interessantes transições de modos de vida e hospedeiros, que, a partir de ferramentas genômicas, podem ser estudadas com base em filogenias bem resolvidas e investigações detalhadas de processos evolutivos únicos, como a endogenização de elementos virais (EVEs) e presença de genes de resistência a toxinas, como mutações nos receptores de GABA (Rdl). Os EVEs são conhecidos de alguns grupos de endoparasitoides de larvas de Lepidoptera, porém desconhecidos em Rogadinae. Os Rdl mutantes evoluíram paralelamente, em predadores e herbívoros, em resposta às mesmas toxinas nas plantas, mas a sua importância para parasitóides é praticamente desconhecida. A partir da obtenção de genomas parciais analisados por pipelines de bioinformática, pretendemos investigar estes processos num contexto filogenético, para verificar sua importância no processo de radiação adaptativa, devido ao potencial de permitir a exploração de novos nichos. Tais processos têm maior relevância em endoparasitoides cenobiontes cujos hospedeiros são larvas de Lepidoptera com hábito exposto, já que estes tendem a se proteger de inimigos naturais sequestrando toxinas de planta. Assim, a transição para o endoparasitismo na origem de Rogadinae e a exploração dos megadiversos Noctuoidea em Aleiodini são de especial interesse. Além de elucidar fatores chave na evolução dos parasitoides e nas relações tritróficas, estas informações têm relevância em programas de manejo integrado que incluem o controle biológico, demonstrando como a resistência a toxinas apresentadas em herbívoros também podem evoluir em seus inimigos naturais.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 20/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Eduardo Moreira da Silva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • desenvolvimento de compósitos remineralizantes com nanocarreadores mesoporosos de sílica (nmsi) e nanotubos de haloisita (nth) carregados com naf
  • Independente dos avanços no campo da prevenção e tratamento, a cárie ainda permanece como uma das doenças mais prevalentes em diversos países, afetando, segundo a OMS, grande parte da população adulta. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que próximo de 100% da população ainda experimente processos cariosos, ou seja, mesmo no século vinte e um, esta ainda é uma questão de saúde pública. Estes números mantém os cientistas da área de Odontologia focados em soluções que minimizem os danos ou reduzam a incidência devastadora desta doença. Novos materiais restauradores com partículas bioativas capazes de liberar de íons Ca2+ e F- para o ambiente oral, favorecendo a remineralização dos tecidos dentais desorganizados por ácidos produzidos por bactérias do biofilme oral, tem sido apresentados. No entanto, um dos aspectos que ainda necessita de maior aprofundamento neste campo é a capacidade destes materiais apresentarem potencial de recarregamento, de modos a sustentar a liberação de íons de forma inteligente e ininterrupta. A presente proposta estará focada no desenvolvimento de compósitos remineralizantes com nanocarreadores mesoporosos de sílica e nanotubos de haloisita carregados com NaF. Em função de características estruturais e químicas de ambas as partículas, a hipótese principal é que estas permitiram a recarga dos compósitos com fluoretos provenientes das águas de abastecimento e de cremes dentais fluoretados. Esta premissa se suporta em um mecanismo de troca iônica entre superfícies carregadas positivamente e o caráter eletronegativo do íon fluoreto (F-). Trabalhos prévios, utilizando estratégia similares, sustentam esta possibilidade. A estratégia metodológica envolverá todos os processos de fabricação dos compósitos, a caraterização de diferentes propriedades de interesse clínico, a liberação e recarga de íons fluoreto, bem como o potencial de remineralização de lesões artificias de cárie produzidas por biofilme de S. mutans.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Osorio

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • influência no rendimento e qualidade dos coprodutos do processo de produção de coque metalúrgico com a adição de resíduos de carvão vegetal e da destilação de petróleo
  • A indústria siderúrgica busca, por meio de iniciativas com grupos de pesquisa, colaborar com os compromissos internacionais para redução da emissão de gases de efeito estufa. A sustentabilidade é buscada por meio da redução da emissão, aproveitamento de resíduos e também pela diversificação das matérias-primas incluindo as renováveis. No caso das usinas integradas brasileiras, as matérias-primas para produção de coque são majoritariamente carvão mineral importado, com elevada participação no custo de produção do aço. Nesse contexto, o estudo de moinha de carvão vegetal e coque de petróleo como aditivos à mistura de carvão mineral coqueificável, tem contribuição importante nos aspectos mencionados. O estudo das influências dos aditivos para coqueificação tem duas linhas importantes: propriedades do coque (produto principal) e coprodutos (gás de coqueria e alcatrão). Enquanto diversos estudos têm abordado a influência dos aditivos na qualidade do coque, inclusive realizados pelo grupo proponente, pouca atenção tem sido dada aos coprodutos do processo, que tem papel importante do ponto de vista econômico e de fornecimento de energia para usina. Desta forma, este projeto visa contribuir para o entendimento e quantificação das influências da adição de coque de petróleo e moinha de carvão vegetal no rendimento e qualidade dos coprodutos da coqueificação. Este entendimento servirá como uma ferramenta para apoiar a indústria siderúrgica na inserção destas matérias-primas no processo de coqueificação, promovendo a sustentabilidade do processo. Para execução do projeto serão realizados experimentos de coqueificação em escala laboratorial em um aparato experimental inédito no Brasil, desenvolvido pelo grupo, que será ajustado com colaboração de especialistas da Gerdau Ouro Branco, para reproduzir as condições industriais de processo. Desta forma, os resultados do projeto serão obtidos em condições análogas às industriais e, portanto, de mais fácil transposição para indústria.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 29/09/2022-30/09/2025
Foto de perfil

Eduardo Padrón Hernández

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • nanomagnetismo e spintronica usando tecnicas de litografia
  • A spintrônica explora o momento angular de spin dos elétrons para armazenar processar e/ou transmitir informações. As descobertas seminais da área foram no final do século XX e foram incorporadas em dispositivos. O nanomagnetismo trata de fenômenos específicos no regime de tamanhos nanoométricos e lida com problemas de como, (i) sintetizar, (ii) explorar fenômenos e (iii) desenvolver materiais com propriedades magnéticas não usuais. Destacamos as nanoestruturas obtidas por técnicas “bottom-up” e “top-down” com propriedades otimizadas para desenvolvimento de dispositivos spintrônicos. É fundamental aqui determinar a relação entre as propriedades estruturais e magnéticas. Para o bom controle é relevante o uso de técnicas de litografia em que a reprodutibilidade é o fator forte e por tanto estudos em spintronica e nanomagnetismo podem ser efetivados. O interesse em investigar materiais com forte interação spin-órbita, materiais 2D e materiais quânticos, materiais magneto-elétricos, entre outros tem ganhado força para o uso em spintronica e nanomagnetismo. O uso da litografia é fundamental neste tipo de estudos. Para que o projeto nesta área tenha sucesso, são necessárias capital humano, equipamentos e técnicas específicas que permitam conduzir as pesquisas. Contamos no projeto com uma equipe formada por nove pesquisadores experientes, de quatro instituições diferentes, que interagem cientificamente há muitos anos, como mostram os artigos científicos publicados em coautoria. Além do caráter complementar da equipe, destacamos o elenco de técnicas de fabricação e caracterização de nanomateriais, bem como técnicas de caracterização de propriedades magnéticas. A metodologia a ser utilizada envolve a interação já estabelecida entre os membros da equipe, incluindo cooperação com estudantes através de coorientações de teses e dissertações de mestrado. Esta proposta é continuidade de anterior em fase final
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Pontual Ribeiro

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • plataformas digitais, e concorrência em mercados direcionados por inovação: identificação e efeitos em defesa da concorrência
  • Plataformas digitais estão entre maiores empresas do mundo e apresentam um histórico de inovações. Estas têm sido objeto de ações antitruste e propostas de regulação, refletindo seu crescente poder de monopólio. Mercados de plataformas digitais se caracterizam pelo dinamismo tecnológico e concorrem via inovações. Tais mercados são dominados por um pequeno número de empresas, cujas vantagens competitivas podem criar dificuldades para a emergência de novos rivais. Cabe indagar se o seu poder econômico se traduz na implementação de estratégias que limitam a competição. Dois tipos de condutas podem ter os efeitos de reduzir a contestabilidade das posições dominantes das plataformas digitais e são objetos de controvérsia no âmbito de políticas de defesa da concorrência e regulação: (i) a aquisição de empresas inovadoras para impedir a emergência de rivais, com efeitos sobre a inovação no mercado, e (ii) a implementação de condutas exclusionárias que limitam o acesso de rivais a recursos necessários para sua competitividade. A proposta analisará o padrão das aquisições realizadas por plataformas e os efeitos em inovação, bem como as condições que permitem avaliar a aplicação da noção de instalações essenciais às plataformas digitais, tomando o caso dos marketplaces digitais e conglomerados com ênfase em varejo. A hipótese de que aquisições podem ter efeito negativo sobre os incentivos a inovar tem sido objeto de discussão na literatura antitruste. Por outro lado, propostas de regulação das plataformas digitais tem utilizado aplicações da doutrina das instalações essenciais. A investigação do padrão de aquisições das plataformas será realizada através de estudo econométrico e de estudos de casos. A especificação do critério de essencialidade será feita a através de análise conceitual, a partir de uma teoria do dano mais ampla que a discussão das instalações essenciais, incluindo condutas de recusa de venda, fechamento de mercado, e elevação de custos de rivais
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Resende Secchi

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • biodiversidade da amazônia azul
  • Os Oceanos regulam o clima e seus ecossistemas abrigam uma imensa biodiversidade não completamente mapeada, quantificada e sustentavelmente explorada. A diversidade biológica representa segurança alimentar de qualidade e potencial biotecnológico para solução de diversos desafios atuais. O profundo conhecimento a respeito desta imensa biodiversidade e sua relação dinâmica com o ambiente aumenta nossa capacidade preditiva, a qual é de fundamental relevância para identificar e subsidiar estratégias de utilização e conservação que visem preservar as espécies e seus ecossistemas no longo prazo. Considerando as dimensões e complexidades dos oceanos, o INCT em Biodiversidade da Amazônia Azul estabelecerá uma ampla rede nacional de pesquisadores, com colaboradores internacionais, de diversas áreas de conhecimento, que articulados no âmbito da quádrupla hélice (universidades, governo, empresas e sociedade civil), convergem para alcançar, com elevada probabilidade de sucesso, os objetivos específicos, os quais incluem pesquisa básica, aplicada, formação de recursos humanos qualificados em Ciências do Mar e divulgação científica. O INCT adotará abordagens multi, inter e transdisciplinares, que integram Oceanografia avançada e pesquisas biotecnológica, sustentadas em cinco eixos principais: i) Cruzeiros oceanográficos para coleta de dados da biota e ambiente físico-químico; ii) Amostragem e depósito de representantes da biodiversidade em coleções científicas de laboratórios e centros multiusuários; iii) Acesso a repositórios da biodiversidade para pesquisa básica e aplicada (biotecnologia); iv) Organização do banco de dados agregando informações pretéritas e contemporâneas; e v) Integração, análise e síntese dos dados para gerar recomendações para o manejo, contribuições científicas de alto impacto e divulgação da ciência para a sociedade.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2027
Foto de perfil

Eduardo Resende Secchi

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • impacto das mudanças climáticas na biodiversidade e resiliência dos ecossistemas marinhos na região da península antártica – impactant
  • Durante as últimas décadas, as características do Oceano Austral mudaram em decorrência das mudanças climáticas, com consequências para os ecossistemas, biodiversidade e processos biogeoquímicos associados. Os efeitos das mudanças climáticas são intensificados por sinergia com diversos impactos de origem antrópica. Contudo, estes impactos, por diferenças em intensidade, não afetam de modo similar os ecossistemas marinhos antárticos, os quais podem apresentar heterogeneidades regionais dos padrões de biodiversidade e, portanto, na sua resiliência. O monitoramento da biodiversidade, e a interação entre seus componentes, de forma abrangente, dos microrganismos aos predadores de topo, em áreas sujeitas a grandes variações nas condições ambientais marinhas é crucial para uma compreensão quali-quantitativa dos impactos nos ecossistemas e sua capacidade de resposta. Assim, o projeto ImpactANT está focado em dois desafios científicos: i. avaliação do impacto das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos adjacentes à Península Antártica, com ênfase nos efeitos das variações de temperatura e das condições do gelo marinho sobre as espécies-chave da biodiversidade, desde a base até o nível trófico superior da teia alimentar do Oceano Austral, e ii. compreensão dos padrões temporais e espaciais, nos estratos verticais e horizontais, e identificação de hotspots (oásis) de diversidade biológica no ecossistema pelágico marinho da região da Península Antártica, e sua relação com as propriedades físico-químicas do Oceano. O ImpactANT atacará estes desafios através de oceanografia avançada com abordagens multi, inter e transdisciplinares e uma rede de colaboradores nacionais e internacionais. A compreensão sobre as respostas dos ecossistemas marinhos perante o efeito sinérgico das alterações climáticas e outros impactos antrópicos será essencial para subsidiar, com base em dados científicos robustos, as tomadas de decisão voltadas à conservação da Antártica e sua biodiversidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 09/12/2023-31/12/2027
Foto de perfil

Eduardo Ribeiro da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • mediações entre violência armada, educação e cultura em territórios periféricos: um estudo sobre crianças, adolescentes e jovens do conjunto de favelas da maré, no rio de janeiro
  • A principal hipótese do projeto é que a violência armada limita condições e oportunidades sociais e educacionais, interferindo negativamente nas vidas de crianças, adolescentes, e jovens, alunos e no cotidiano das escolas. Pressupõe-se que alunos e alunas que estudam em escolas situadas em territórios com maiores níveis de violência armada, e aqueles que residem em localidades mais violentas, obtenham, em média, piores resultados educacionais. A mesma lógica se aplica às escolas. Aquelas situadas em territórios com alta concentração de violência, ou que, mesmo estando fisicamente fora de áreas conflagradas, atendem às suas populações residentes, tenderiam a apresentar, por diversas razões, resultados e qualidade do ensino inferiores aos das escolas não sujeitas a estes efeitos contextuais. Sob ambas as perspectivas, a violência armada constitui uma das muitas formas através das quais a concentração territorial da pobreza e das vulnerabilidades sociais se reproduz, na medida em que esta intensifica dinâmicas de segregação residencial, exclusão e isolamento sociocultural. Os efeitos da violência interagem com outras desvantagens que se acumulam sobre pessoas, grupos e lugares. Tais fenômenos e condições estruturais se tornam particularmente perversos considerando a sobreposição de desvantagens comparativas decorrente da configuração socioterritorial da cidade do Rio de Janeiro. Neste contexto, o presente projeto toma os impactos educacionais da violência armada como mote transversal para pensar, no âmbito da Sociologia da Educação, questões relacionadas à geração e manutenção de desigualdades de condições e oportunidades educacionais, sobretudo em áreas periféricas, como no Conjunto de 16 favelas da Maré.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Eduardo Rigon Zimmer

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • transporte astrocitário de glutamato como alvo terapêutico na doença de alzheimer
  • A Doença de Alzheimer (DA) é a causa mais comum de demência. Ela é caracterizada por depósitos insolúveis das proteínas beta-amiloide e tau no cérebro, que parecem causar a morte dos neurônios, clinicamente manifestada com declínio cognitivo progressivo e, finalmente, demência. Os fármacos atualmente disponíveis atuam reestabelecendo a homeostase dos neurônios colinérgicos e glutamatérgicos. Contudo, eles não impedem a progressão da doença. Recentemente, os primeiros anticorpos capazes de remover placas de beta-amiloide foram aprovados por agências internacionais. Entretanto, os efeitos clínicos ainda são pouco conclusivos e os efeitos adversos são preocupantes. Assim, fármacos capazes de agir em outros alvos farmacológicos são imprescindíveis. Os astrócitos, células cerebrais abundantes, têm um papel homeostático importante no controle das sinapses glutamatérgicas. Mais especificamente, transportadores astrocitários, como o transportador de glutamato do tipo 1 (GLT-1/EAAT2), removem glutamato da fenda sináptica, mantendo as sinapses funcionais. Evidências indicam que na DA ocorre a redução da densidade ou da função de GLT-1 e que isso pode levar à morte progressiva dos neurônios, um processo chamado de excitotoxicidade. Nós hipotetizamos que drogas ativadoras do transporte de glutamato astrocitário via GLT-1 possam remover o excesso de glutamato da fenda sináptica e ter um efeito neuroproptetor. Assim, nesse estudo vamos desenvolver uma plataforma para avaliação de moléculas ativadoras do transporte de glutamato via GLT-1 em fases in silico, in vitro e in vivo: I) seleção de moléculas em softwares de simulação computacional; II) ensaio de alto rendimento em culturas de astrócitos adultos; e III) estudo de prova-de-princípio com o composto líder utilizando um modelo animal transgênico de DA. Esperamos prospectar um composto líder promissor capaz de modular os astrócitos do sistema glutamatérgico, mitigando a disfunção sináptica presente na DA.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Rocha

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • caminhografias urbanas nos confins da america do sul: criando pistas para políticas públicas com povos e comunidades tradicionais que habitam a margem das cidades de marabá/br, pelotas/br e comodoro rivadavia/ar
  • O modelo de desenvolvimento adotado por cidades de médio porte na América Latina levou à ocupação das margens de corpos hídricos por sociedades tradicionais como quilombolas, pescadoras, ribeirinhas e indígenas, que veem na água uma fonte de renovação e garantia de sobrevivência. Nossa pesquisa visa criar diretrizes de políticas públicas em colaboração com essas comunidades, presentes nas margens de cidades de médio porte nas extremidades da América do Sul, onde os corpos d'água são simultaneamente fronteiras e alicerces. Concentramo-nos nas cidades de Marabá/BR, Pelotas/BR e Comodoro Rivadavia/AR. Nossa abordagem metodológica emprega a Caminhografia Urbana, combinando caminhadas exploratórias e cartografia, estabelecendo uma metodologia orgânica. Baseada na pedagogia de acolhimento, reconhecimento e análise sensível, esta metodologia integra os conhecimentos das comunidades tradicionais em colaboração com os pesquisadores, apoiada pelo desenvolvimento do aplicativo CaminhoVivo. A interação entre pesquisadores e comunidades tradicionais é enriquecida por trocas de experiências em campo e seminários presenciais e remotos. Estes ocorrerão em um ambiente híbrido, incorporando plataformas online, aplicativos e recursos de domínio público. Apresentaremos e publicaremos os resultados em workshops que incluirão funcionários públicos e representantes governamentais, visando transferir os achados para formuladores de políticas públicas. Adicionalmente, os resultados serão compartilhados por meio de eventos e publicações em revistas indexadas, bem como exposições em espaços culturais e escolas locais. Nossa equipe de pesquisa internacional é composta por especialistas de diferentes áreas. Trabalhamos em colaboração com instituições renomadas como a Universidade Federal de Pelotas, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, a Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco, além das prefeituras de Pelotas, Marabá e a Municipalidad de Comodoro Rivadavia.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 05/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Eduardo Rocha

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • caminhografias urbanas nos confins do brasil: criando pistas para políticaspúblicas com povos e comunidades tradicionais que habitam a margem das cidades demarabá/pa e pelotas/rs
  • O modelo de desenvolvimento adotado pela maioria das cidades brasileiras de porte médio, fez com que as sociedades tradicionais (quilombolas, pescadoras, ribeirinhas, indígenas) ocupassem as margens de corpos hídricos, reconhecendo na água a possibilidade de renovação e alguma garantia de sobrevivência. Nosso projeto de pesquisa propõe-se a criar pistas de políticas públicas para e com comunidades tradicionais que habitam as margens de duas cidades de porte médio nos confins do Brasil, onde os corpos hídricos são ao mesmo tempo fronteiras e fundamentos, buscando reconhecer e registrar os seus modos de existência: Pelotas/RS e Marabá/PA. Propõe-se como método de incursão dos pesquisadores pelos territórios a Caminhografia Urbana - caminhar e cartografar – base para a criação de uma metodologia orgânica fundamentada na pedagogia de acolhimento, reconhecimento e análise sensível durante a construção dos saberes nas vivências e trocas em campo entre os pesquisadores e as comunidades tradicionais. O aprofundamento das trocas - seminários presenciais e remotos de debate dos problemas e pistas de pesquisa – será em ambiente híbrido, utilizando plataformas de comunicação on-line, aplicativos e recursos afins de domínio público. Resultados serão apresentados e publicados em eventos e revistas indexadas, assim como por meio de exposições em espaços culturais e escolas das regiões. O projeto de pesquisa conta uma equipe de pesquisadores multidisciplinar: arquitetura e urbanismo, planejamento urbano, geografia, artes, antropologia; de instituições nacionais em rede: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), articulados internacionalmente com a Università degli Studi Roma Tre (UNIROMA3-Itália), Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco (UNPSJB-Argentina), além dos agentes públicos da Prefeitura Municipal de Pelotas e Prefeitura Municipal de Marabá.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Romero de Oliveira

Ciências Humanas

História
  • sistemas de produção do transporte: metodologias multidisciplinares em história do transporte e patrimônio industrial
  • O projeto visa caracterizar sistemas histórico-espaciais de produção do transporte no estado de São Paulo entre 1867 e 1971 e a gestão pública atual de seus vestígios (daquelas políticas culturais incidentes) a partir de abordagens baseadas em direitos humanos e humanidades digitais. Esta proposta elege alguns trechos férreos de antiga operação ferroviária e o contexto urbano em que estão inseridos os bens ferroviários protegidos para testar metodologias transversais que produzam dados relevantes para políticas públicas. Nossa problemática mais ampla envolve, de um lado, as dificuldades metodológicas de registro espaço-temporal sobre as operações de transporte e, de outro, verificar se as políticas municipais incidentes nos bens culturais industriais são condizentes com as políticas públicas nacionais e documentos internacionais relativos aos Direitos Humanos. O que se traduz em testar ferramentas de Humanidades digitais aplicadas aos estudos históricos e patrimoniais, apreender interações de membros da comunidade local (seus valores, percepções e memórias) com bens materiais protegidos e analisar a sobreposição de diversas políticas públicas incidentes nos bens protegidos. Espera-se chegar a uma análise sistêmica e multidisciplinar dos bens ferroviários que contribua para uma gestão holística do patrimônio industrial ferroviário. A partir de várias fundamentos teórico-metodológicos disciplinares (história, arqueológica, urbanística, arquitetônica, antropológica, turística) enfrenta-se diversas questões ligadas ao território histórico da produção do transporte, relativas tanto a conservação de vestígios industriais materiais ao longo das linhas quanto da estratificação histórica de valores (memoriais ou atuais) nas áreas de sua ocorrência (urbanas, rurais e periurbanas). No projeto atual aprofundaremos resultados de projeto anteriores, em vista de obter dados socialmente relevantes e uma proposta sistêmica de análise.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 04/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Eduardo Romero de Oliveira

Ciências Humanas

História
  • sistemas de produção do transporte: metodologias multidisciplinares em história do transporte e patrimônio industrial
  • O projeto visa caracterizar sistemas histórico-espaciais de produção do transporte no estado de São Paulo entre 1867 e 1971 e a gestão pública atual de seus vestígios (daquelas políticas culturais incidentes) a partir de abordagens baseadas em direitos humanos e humanidades digitais. Esta proposta elege alguns trechos férreos de antiga operação ferroviária e o contexto urbano em que estão inseridos os bens ferroviários protegidos para testar metodologias transversais que produzam dados relevantes para políticas públicas. Nossa problemática mais ampla envolve, de um lado, as dificuldades metodológicas de registro espaço-temporal sobre as operações de transporte e, de outro, verificar se as políticas municipais incidentes nos bens culturais industriais são condizentes com as políticas públicas nacionais e documentos internacionais relativos aos Direitos Humanos. O que se traduz em testar ferramentas de Humanidades digitais aplicadas aos estudos históricos e patrimoniais, apreender interações de membros da comunidade local (seus valores, percepções e memórias) com bens materiais protegidos e analisar a sobreposição de diversas políticas públicas incidentes nos bens protegidos. Espera-se chegar a uma análise sistêmica e multidisciplinar dos bens ferroviários que contribua para uma gestão holística do patrimônio industrial ferroviário. A partir de várias fundamentos teórico-metodológicos disciplinares (história, arqueológica, urbanística, arquitetônica, antropológica, turística) enfrenta-se diversas questões ligadas ao território histórico da produção do transporte, relativas tanto a conservação de vestígios industriais materiais ao longo das linhas quanto da estratificação histórica de valores (memoriais ou atuais) nas áreas de sua ocorrência (urbanas, rurais e periurbanas). No projeto atual aprofundaremos resultados de projeto anteriores, em vista de obter dados socialmente relevantes e uma proposta sistêmica de análise.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Santana de Almeida

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • uma plataforma inteligente para redução de quedas em leitos hospitalares
  • A queda de pacientes em ambientes hospitalares é um dos grandes problemas para estabelecimentos hospitalares. Pesquisas recentes apontam que, anualmente, aproximadamente um milhão de pacientes sofrem quedas em hospitais nos Estados Unidos, resultando em cerca de 250 mil lesões e 11 mil mortes. Além dos problemas físicos relacionados à saúde do paciente, essas quedas trazem também prejuízos econômicos para pacientes e hospitais (aumento do tempo de internação, custos médicos e suporte jurídico). O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma inteligente para redução de quedas de pacientes em leitos hospitalares com base na integração de diferentes áreas (redes de computadores, internet das coisas, inteligência artificial e engenharia de software). Com o desenvolvimento da solução, esperamos reduzir de forma efetiva o número de quedas de pacientes em hospitais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 13/12/2022-31/01/2026
Foto de perfil

Eduardo Siegle

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • inundação em ambientes costeiros controlados por recifes: processos e efeitos das mudanças climáticas
  • Regiões costeiras tropicais são comumente influenciadas pela presença de estruturas recifais que definem os processos costeiros e consequentemente a forma de sua linha de costa. A atenuação de ondas pelos recifes costeiros resulta em regiões deposicionais na costa adjacente, historicamente utilizadas e habitadas. Trabalhos recentes mostram que em cenários de elevação do nível do mar, alterações no clima de ondas e perda da complexidade estrutural dos recifes, essas regiões, anteriormente protegidas, se tornarão cada vez mais vulneráveis a ação da força das ondas e inundações costeiras. Assim, a presente proposta visa um estudo sem precedentes no litoral tropical brasileiro, através da compreensão dos processos hidro- e morfodinâmicos em regiões controladas por recifes e inundações costeiras associadas. A abordagem combinada de experimentos de campo, análise de imagens de satélite e experimentos numéricos, permitirá a compreensão dos processos em diferentes escalas temporais, incluindo cenários de mudanças climáticas. Experimentos de campo são programados para duas regiões: recifes de Porto Seguro/Arraial d’Ajuda (BA) e Tamandaré (PE). Dessa forma, buscaremos compreender os processos costeiros atuais, controlados pela presença das estruturas recifais, e a partir desse conhecimento, realizar projeções futuras do comportamento da linha de costa e inundações costeiras que afetam o uso e ocupação da região costeira adjacente. Adicionalmente, de forma a projetar os resultados para o litoral tropical do Brasil, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, será realizado o mapeamento dos recifes costeiros, relacionando a sua ocorrência e características à elevação do terreno e densidade populacional nas áreas adjacentes, permitindo uma avaliação do número de pessoas suscetíveis aos processos analisados.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 28/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Eduardo Sodré de Souza

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • cuidado com objetivo mútuo (com): programa de apoio entre pares para promoção da saúde mental de estudantes universitárias/os negras/os.
  • Estudantes universitários negros têm piores resultados em saúde mental devido ao racismo estrutural e institucional. A qualidade da vivência acadêmica, bem estar e percepção de autoeficácia contribuem para esses resultados.São hipóteses iniciais desta pesquisa: Qualidade da Vivência Acadêmica, Bem Estar Subjetivo e Auto eficácia estão associados à prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) neste grupo; e, Ações de apoio mútuo no ambiente acadêmico contribuem para a qualidade de vivência acadêmica, bem estar subjetivo e percepção de autoeficácia, resultando em melhores resultados em saúde mental. Estudos que indicam tais associações com a prevalência TMC entre estudantes negros advertem para o uso de lentes interseccionais, fortalecimento de coletivos e protagonismo negro como estratégias de saúde mental. Tais recomendações fundamentaram teorica, metodologica e epistemologicamente este projeto desde a composição da equipe proponente, a saber: maioria de pesquisadoras/es que se autodeclaram negras/os; mulheres (incluindo uma pessoa transgênero), gays e bissexuais. OBJETIVO: desenvolver e avaliar a efetividade de um programa de apoio por pares como estratégia de promoção da saúde mental de estudantes universitários negros. Método misto: instrumentos (questionários e escalas) para traçar o perfil sociodemográfico e epidemiológico (quantitativo) e photovoice, grupo focal, entrevistas e seminários para apreender percepções e significados atribuídos à saúde mental (qualitativa). A formação de um Grupo Gestor da Pesquisa (GGP) e um Grupo Comunitário da Pesquisa (GCP) contribuirá com o desenvolvimento de um programa de apoio por pares. Um estudo piloto (avaliação de viabilidade) e estudo clínico randomizado (avaliação de efetividade) estão previstos. Espera-se desenvolver um conjunto de recomendações de boas práticas capaz de subsidiar a implementação e consolidação de um programa permanente com foco na promoção da saúde mental deste grupo.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 11/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Eduardo Sousa Varela

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • desenvolvimento das bases moleculares para a geração de uma linhagem de tambaqui (colossoma macropomum) sem espinhas intermusculares mediada por edição gênica (crispr-cas9)
  • O crescimento global da aquicultura está em um nível recorde e o setor desempenhará um papel cada vez mais importante na oferta de alimentos e nutrição no futuro. Diante dessa relevância, a produção de animais aquáticos está prevista para crescer mais 14% até 2030 sendo que neste período a demanda por alimentos será maior que a oferta. Nessa perspectiva, parte desse crescimento estará associado a mudanças nas tendências alimentares de consumo como por exemplo, a preferência por peixes mais nutritivos, filés processados sem espinhas e sem fragmentos ósseos. A presença de ossos intermusculares (IBs) é um problema na indústria da aquicultura, pois impacta negativamente a qualidade da carne do peixe e consequentemente no seu consumo. Os IBs em peixes podem representar uma ameaça à saúde humana, porque eles são frequentemente pequenos e afiados, o que limita a forma como o peixe pode ser processado e pode causar lesões se alojados na garganta dos consumidores. O tambaqui (Colossoma macropomum) é a espécie nativa de maior relevância para a aquicultura brasileira. Apesar disso, o principal motivo do seu baixo consumo de filé está relacionado à presença das muitos ossos (espinhas) intermusculares. É possível que a nova tecnologia de edição gênica (CRISPR/Cas9) interrompa as vias de sinalização celular para formação de tendões ossificados (IBs) nos filés de tambaqui. Recentemente, a eliminação dos IBs foi obtida com sucesso em quatro espécies de peixes baseada em edição gênica por CRISPR/Cas9 nos alvos gênicos similares (Dong et al., 2023, Kuang et al.,2023; Gan et al., 2023; ver anexo 01). A técnica de microinjeção pneumática do sistema sgRNA-CRISPR/Cas9 em ovos recém fertilizados de tambaqui seguida de avaliações seriadas de sobrevivência larval, comportamento natatório, microtomografia de raio x, desempenho zootécnico, reprodutivo, qualidade de carne, transcriptômica e metabolômica serão empregadas para verificação do impacto da edição gênica nos tambaquis (anexo pág.2)
  • Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas - TO - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Vicentini de Medeiros

Ciências Humanas

Filosofia
  • críticas filosóficas do casamento
  • O primeiro objetivo do projeto é avaliar a adequação e a capacidade explanatória da definição do casamento como uma técnica de coordenação, via sistemas de parentesco, para buscar soluções de desafios adaptativos da evolução humana nas esferas do desejo sexual e da afetividade, da reprodução e cuidado com a prole, da transmissão intergeracional de recursos e da cooperação e da coesão social. Esta definição está alinhada com a teoria (Curry, 2016) que considera a moralidade “[...] um conjunto de soluções biológicas e culturais para os problemas de cooperação e conflito recorrentes na vida social humana.” Portanto, o primeiro objetivo, que fornece a base teórica para os demais, demanda uma investigação filosófica, informada por hipóteses da Antropologia Evolucionista, das estratégias de casamento e sistemas de parentesco associados. O segundo objetivo é estabelecer uma ampla e inclusiva linha do tempo da crítica filosófica do casamento, considerando distintas tradições investigativas, com destaque para as contribuições situadas no espectro dos feminismos contemporâneos. O segundo objetivo parte da suposição de que as críticas filosóficas do casamento são valorações de trade-offs entre estratégias de solução para os desafios adaptativos elencados em nossa definição, por exemplo, privilegiando a transmissão de recursos versus a satisfação do desejo sexual ou o sucesso reprodutivo. O segundo objetivo demanda uma investigação histórico-conceitual de diferentes autores e autoras, períodos e culturas. A produção artística amplia a nossa imaginação moral e política e colabora para a crítica do casamento. O terceiro objetivo do projeto é mapear e analisar, a partir da definição proposta e da linha do tempo da crítica filosófica do casamento, as representações estéticas do casamento, em especial na ficção literária e na produção cinematográfica. O terceiro objetivo demanda uma aproximação entre, Estética, Ética e Filosofia Política.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Vinícius Vieira Varejão

Ciências Agrárias

Agronomia
  • avaliação do potencial de metabólitos produzidas pelo fungo calonectria hemileiae micoparasita de hemileia vastatrix para o desenvolvimento de fungicidas naturais para controle da ferrugem do café
  • O café é a principal commodity agrícola do mundo, crucial para a economia de mais de 60 países, sendo o Brasil o maior produtor e exportador de café. A principal doença do cafeeiro é a ferrugem do café, causada pelo fungo Hemileia vastatrix. No Brasil, a ferrugem do café ainda tem sido responsável por perdas que de 30 a 50 % da produção total caso um controle prévio e eficiente não seja feito, prejuízos estes que podem chegar a 90% da produção em caso de epidemias da doença. Epidemias de ferrugem do café têm sido responsáveis por grandes crises econômicas e sociais. O controle da doença é feito através da combinação de fungicidas de contato à base de cobre e de fungicidas sistêmicos que, embora eficientes, apresentam algumas desvantagens como por exemplo o acúmulo de cobre no solo, que pode atingir níveis tóxicos para outros organismos, e a elevada toxicidade de vários fungicidas sistêmicos utilizados. Pesquisas desenvolvidas no Departamento de Fitopatologia da UFV levaram à identificação de um fungo capaz de parasitar o H. vastatrix. O fungo, identificado como Calonectria sp. foi capaz de inibir a germinação de urediniosporos de H. vastatrix e reduzir a severidade da doença em até 90% quando aplicado em plantas de café. Os autores também verificaram que C. hemileiae induz resistência em plantas de café. Em outro estudo, nossa equipe verificou que extratos de filtrados de meio de cultura de Calonectria sp. são capazes de inibir a germinação de ureniniosporos de H. vastatrix em até 100%. Agora, propomos a identificação dos metabólitos responsáveis pela atividade dos extratos de cultura de Calonectria sp. contra a ferrugem do café. O desenvolvimento de produtos ecológicos, de origem natural, para o controle da ferrugem do café é considerado estratégico, particularmente para o cultivo de café orgânico. A execução desta proposta poderá resultar no desenvolvimento de novo produto tendo como princípio ativo uma molécula natural para o controle da ferrugem do café.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eduardo Zapaterra Campos

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeito da suplementação de gel de nitrato comercial durante a prova na durabilidade e desempenho de ciclistas
  • O objetivo do presente projeto de pesquisa será verificar o efeito da suplementação com gel de nitrato (800mg, Dobro, São Paulo, Brasil) no início de um esforço de ciclismo de 2h sobre respostas fisiológicas (frequência cardíaca, percepção subjetiva de esforço, variabilidade da frequência cardíaca, consumo de oxigênio e concentração de lactato sanguíneo), biomecânicas (sinais eletromiográficos), imunológicas, cognitivas e de desempenho (time-trial de 4-km). Para isso 15 ciclistas treinados serão submetidos à um teste incremental para determinação dos limiares aeróbios e anaeróbios, consumo máximo de oxigênio (VO2MAX) e potência relativa ao VO2MAX (pVO2MAX). Posteriormente os ciclistas serão submetidos à três avaliações de maneira randômica: (i) duas horas de ciclismo à 80% do limiar aeróbio; (ii) suplementação de gel de nitrato (800mg) + duas horas de ciclismo à 80% do limiar aeróbio seguido de esforço máximo de 4-km; e (iii) suplementação de gel placebo + duas horas de ciclismo à 80% do limiar aeróbio seguido de esforço máximo de 4-km. Os sujeitos preencherão recordatório alimentar nos três dias anteriores aos esforços e, após aquecimento livre de 10 minutos, irão iniciar os protocolos de ciclismos. Imediatamente antes, 1h, após 2h e após os 4-km (quando presente) serão coletadas amostras de sangue para determinação do lactato sanguíneo, citocinas (Il-6, Il-10, TNF-α, BDNF) e concentrações de nitrito. A frequência cardíaca será monitorada durante todo o esforço e o consumo de oxigênio (VO2) será medido nos primeiros 10 minutos de esforço e, posteriormente, a cada 10 minutos até as 2h. O VO2¬será medido durante todo o esforço de 4-km. O sinal eletromiográfico (EMG) será captado do vasto lateral e reto femoral a cada 10 minutos por um minuto. A EMG será coletada durante todo o esforço de 4-km. O teste cognitivo (Flanker - atenção seletiva, controle executivo e inibitório) será aplicado em repouso, antes do time-trial de 4-km e após o esforço de 4-km.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 29/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Edvan Alves Chagas

Ciências Agrárias

Agronomia
  • pré-melhoramento, cultivo e processamento de fruteiras e sua incorporação no sistema de produção de frutas da amazônia setentrional – fase 3
  • O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutos, com aproximadamente 44 milhões de toneladas. A participação da região Norte no cenário Nacional não passa de 10% da produção de frutas do país e as exportações não chegam a 1%, mesmo considerando que a Amazônia possui 44% da diversidade de frutas nativas do território nacional e suas frutas são altamente apreciadas e demandadas pelo mercado nacional e internacional. Dentre as frutas com grande potencial para exportação, cita-se o camu-camu, porém apesar das demandas do mercado nacional e internacional, não há produção suficiente para atender o mercado. Um dos fatores que mais tem contribuído para tal situação é a ausência de sistema de produção que permita a produção em escala, aliado com a falta de políticas de incentivo para produção visando o mercado potencial. Assim, no presente projeto, objetiva-se avançar numa terceira fase no desenvolvimento e adaptação de tecnologias que permitam o pré-melhoramento dessas espécies, com contribuições para futura elaboração de sistema de produção nas condições da Amazônia Setentrional. O projeto também prevê a continuação de ações voltadas para formação acadêmica e científica qualificada de jovens estudantes e pesquisadores e divulgação e capacitação técnica sobre os resultados obtidos no presente projeto. Neste contexto, será possível realizar o treinamento de estudantes de iniciação científica, de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado voltados para a realidade local e com condições de contribuir para o desenvolvimento da região Amazônica, bem como a realização de dias de campo, seminários, lives e workshops visando realizar a divulgação dos resultados e transferência de tecnologia para os viveiristas, fruticultores e agroindústria da região.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - RR - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Edvani Curti Muniz

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • polissacarídeos: plataformas versáteis para desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis
  • O Brasil é um país com grande e variada biodiversidade. Muitos grupos de pesquisas produzem conhecimento e produtos de alta qualidade baseados ou contendo polissacarídeos. O presente projeto, intitulado Polissacarídeos: plataformas versáteis para o desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis tem como meta a criação de um INCT no tema polissacarídeos. Esta iniciativa visa consolidar a cooperação acadêmica nacional no tema, com colaborações internacionais, em nível de pesquisa e pós-graduação, entre os 52 pesquisadores de 15 instituições sediadas nas cinco regiões geográficas brasileiras, e com cooperações de cerca de 20 grupos de pesquisas internacionais com histórico de cooperação com grupos brasileiros. Organizar pesquisas para o estudo de conceitos fundamentais, desenvolver novos produtos baseados ou contendo polissacarídeos estão entre os objetivos desta proposta. Além de proporcionar a integração entre os diversos grupos, a iniciativa também visa maior estreitamento da academia com o setor industrial para maior e melhor uso de tecnologias de produção e de utilização das fontes renováveis na área. Ações de empreendedorismo e de criação de startups estão também na matriz de atividades essenciais da proposta. A difusão do conhecimento em polissacarídeos, desde conceitos fundamentais até o estado-da-arte, nos diversos níveis de educação de escolas brasileiras, são também objetivos de ações deste INCT para a conscientização da importância da preservação da biodiversidade e melhor uso dos polissacarídeos. Esta plataforma permitirá a realização de eventos de forma híbrida de tal forma que possibilitem ampla participação de pesquisadores da área, contribuindo para a formação e a mobilidade de jovens com capacitação para pesquisa básica e tecnológica na área de polissacarídeos. Finalmente, a proposta contribuirá para a preservação de fontes não renováveis e diminuição de problemas ambientais relacionados ao uso de polímeros não biodegradáveis.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 27/12/2022-31/12/2027
Foto de perfil

Edvani Curti Muniz

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • monitoramento de materiais poliméricos coletados em ambiente marinho e suas reciclagens por meio de tecnologia química, de reuso e de reprocessamento
  • A contaminação marinha resultante da produção em grande escala de polímeros (plásticos) associada a gestão ineficaz de resíduos sólidos resultantes destes materiais, continuam a representar uma grande ameaça ambiental para o ecossistema e perdas para a economia global. O monitoramento de tipos e quantidades de plásticos produzidos em atividades econômicas de ambientes costeiros combinadas a estratégias de reciclagem química e propostas de reuso de materiais contribui para mitigar potenciais danos ambientais e econômicos. O Piauí possui o Delta do Parnaíba, que corresponde à foz do rio Parnaíba e está situado entre os estados brasileiros do Piauí e Maranhão. O Delta do Parnaíba é o único Delta das Américas que deságua em mar aberto e é o 3º maior do mundo. Esta é uma área de grande biodiversidade e deve ser preservada e monitorada. O objetivo geral da proposta é desenvolver pesquisa multi e interdisciplinar que contribua para o enfrentamento da poluição dos ambientes costeiros, abrangendo ações de monitoramento ambiental nos estado Piauí (PI) e suas divisas com o Maranhão (MA), e Ceará (CE) e através da geração de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovação em novos processos de reciclagem e reuso de plásticos por degradação a seus monômeros e por processamento para a produção de insumos para a atividade da pesca e aquicultura e promover ações de popularização, educação ambiental e divulgação científica para a sociedade. Os resultados e impactos estão de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentável para a agenda 2030, principalmente o 14 que versa a conversação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável e as diretrizes do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. A equipe é multidisciplinar e interdisciplinar e possui habilidades complementares, assim a cooperação de cada membro certamente contribuirá fortemente para a execução e obtenção de excelentes resultados.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 27/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Edwards Frazão Teixeira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • pulo do gato: formação de um núcleo saúde única para vigilância da toxoplasmose e esporotricose em área altamente endêmica do norte e noroeste fluminense
  • Toxoplasmose e esporotricose são importantes zoonoses, com transmissão facilitada num ambiente contaminado. Campos dos Goytacazes é um município endêmico para toxoplasmose, incluindo a doença congênita, mas é desconhecida sua ocorrência em pets e seu papel como sentinelas. No Hospital Veterinário da UENF (HVET) tem-se observado muitos casos de esporotricose felina, com alto risco de transmissão para tutores e familiares. As prevalências de ambas zoonoses em pets, seus fatores associados e os perfis dos respectivos patógenos nestes animais e em humanos são desconhecidos nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. A formação de um Núcleo Saúde Única para monitoramento de dados desta magnitude, e mapeamento das áreas afetadas fornecerá subsídios para aplicação de medidas de controle e profilaxia pelas autoridades de saúde. Nossa hipótese é que cães e gatos, criados majoritariamente semi domiciliados, estejam infectados por diferentes variantes genéticas destes patógenos, bem como seus tutores, e o impacto desta diversidade sobre a saúde humana e animal não é bem conhecido. Neste sentido, espera-se formar um núcleo com abordagem Saúde Única para identificar o perfil genético de T. gondii isolados de animais de companhia e sua correlação com a toxoplasmose congênita, bem como espécimes de Sporothrix brasiliensis, altamente virulento, em lesões dos pets e seus tutores. Serão realizadas análises sorológicas, microscópicas, genéticas e prova biológica de amostras de soro, gônadas e swabs de lesões de animais atendidos no HVET. Amostras de sangue periférico dos tutores destes animais e de gestantes atendidas pela rede pública de saúde das regiões mencionadas, incluindo suas placentas, também serão analisadas, com acompanhamento clínico destas e seus bebês até um ano após o nascimento. Questionários epidemiológicos aplicados a tutores e gestantes permitirão avaliar os principais fatores associados a ambas as infecções em seres humanos e animais.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 29/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Egon Vettorazzi

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • estratégias bioclimáticas para habitação de interesse social: um estudo do desempenho térmico e da viabilidade econômica nas oito zonas bioclimáticas brasileiras
  • As recentes crises ambientais e energéticas no Brasil e no mundo têm impulsionado a sociedade a buscar alternativas para diminuir o consumo energético. As edificações habitacionais são responsáveis por aproximadamente um terço do consumo energético do Brasil, sendo as edificações unifamiliares representantes de mais de 85% das tipologias. A adoção de estratégias arquitetônicas bioclimáticas adequadas nessas edificações pode contribuir consideravelmente para a melhora do desempenho energético, proporcionando menor consumo energético e maior conforto térmico ao usuário, representando pouco investimento financeiro adicional para a construção. O objetivo principal desta proposta é analisar diferentes estratégias arquitetônicas bioclimáticas adequadas para edificações unifamiliares nas oito zonas bioclimáticas brasileiras e avaliar a viabilidade financeira de sua aplicação. Para isso, será definido um projeto arquitetônico representativo de acordo com o atual programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV). Em seguida, serão definidas possíveis estratégias bioclimáticas de acordo com as Normas Brasileiras NBR 15575 - Desempenho de edificações habitacionais, NBR 15220 - Norma Brasileira de Desempenho Térmico de Edificações e a INI-R (Instrução Normativa Inmetro para a Classe de Eficiência Energética de Edificações Residenciais). As análises de desempenho térmico e energético serão realizadas por meio de simulação computacional, utilizando algoritmos de otimização multicritérios com o programa Energy Plus como motor principal. Posteriormente, será feita uma análise comparativa do desempenho térmico e da viabilidade econômica entre os projetos representativos do MCMV após a aplicação das estratégias bioclimáticas, incluindo o cálculo do tempo de retorno do investimento. Por fim, os principais resultados serão sintetizados em três cartilhas ilustradas, com o intuito de tornar as conclusões deste trabalho públicas e acessíveis à sociedade.
  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana - PR - Brasil
  • 04/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Ela Wiecko Volkmer de Castilho

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a presença das mulheres na educação jurídica no brasil sob a perspectiva de gênero e raça (2001-2021)
  • O objeto da pesquisa é a presença de mulheres nos cursos de Direito, enquanto docentes e discentes, em nível de graduação, em faculdades públicas e privadas no Brasil, no período de 2001-2021. Utilizando-se do paradigma interseccional, o projeto tem o objetivo de analisar a presença e as repercussões da entrada e permanência dessas mulheres nos cursos de graduação e na docência do Direito, observando a interação das clivagens de raça, classe, sexualidade, idade, origem e outras na produção de vantagens e/ou obstáculos para a ascensão nesses espaços. Este estudo adota o pluralismo metodológico e a metodologia da pesquisa mista (CRESWELL; CRESWELL, 2021), em diálogo com a pesquisa bibliográfica (GIL, 2022; LIMA; MIOTO, 2007), documental Cellard (2008); e, pesquisa de campo (GIL, 2022). A hipótese geral é de que as políticas públicas para igualdade de gênero e étnico-racial transformaram o perfil sociodemográfico dos cursos de Direito, contudo, o esforço ainda não foi suficiente para transversalizar a perspectiva de gênero/raça na organização, funcionamento, es e concepção dos projetos pedagógicos e dos planos de ensino, e que, a estrutura do poder masculino se mantém naturalizada, bem como a segmentação horizontal e vertical na docência exercida pelas mulheres.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elaine Cristina Novatzki Forte

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • cuidados de enfermagem ao paciente crítico: sensibilidade às inovações tecnológicas e influência nas cargas de trabalho, na qualidade e na segurança do paciente
  • O presente projeto prevê consolidar e ampliar a investigação na área da saúde do trabalhador de enfermagem e na segurança do paciente ao compreender a influência das inovações tecnológicas. Essas temáticas têm sido objeto de estudo dos pesquisadores. Inclui um cenário muito peculiar e com importância ímpar, as emergências. Para tanto, o objetivo é analisar o processo de trabalho da enfermagem em serviços de emergência e a influência das inovações tecnológicas nas cargas de trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem, bem como na qualidade e na segurança dos pacientes. Como método se delineia um estudo qualitativo, com dados provenientes de profissionais e pacientes/acompanhantes que passaram por condições críticas de saúde, situados no Brasil e em Portugal, a amostra poderá ser ampliada para outros países, conforme viabilidade técnica, disponibilidade de recursos financeiros e acordos com parceiros internacionais. Os locais de estudo serão escolhidos intencionalmente e a coleta de dados seguirá a triangulação de instrumentos com entrevista semiestruturada e observação. A análise será realizada concomitantemente à coleta, e a amostra será ampliada ou considerada suficiente pelo critério de saturação dos dados, e será conduzida no software ATLAS.ti, sob a perspectiva do referencial teórico-metodológico escolhido. A pesquisa será submetida ao comitê de ética da Universidade Federal de Santa Catarina e possui relevância na medida em que os resultados obtidos podem contribuir para avanços na compreensão das implicações do processo de inovação tecnológica na saúde, possibilitando reorientar políticas e práticas, bem como indicar caminhos para novas tecnologias que melhorem os resultados em saúde para pacientes e profissionais, além de criar um ambiente propício para a boa formação de recursos humanos
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elaine Cruz Rosas

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • fitomedicamento a base da schinus terebinthifolius raddi para a terapia das inflamações articulares.
  • Os indivíduos com artrites têm piora da qualidade de vida, incapacidade funcional e perda de produtividade, o que leva a altos custos e impactos socioeconômico. No Brasil, o tratamento das inflamações articulares tem forte impacto econômico no sistema público de saúde. Até setembro de 2022 os gastos no SUS com hospitalização de pacientes foi de R$ 3.209.127,54. As terapias atuais para as inflamações articulares possibilitam o controle da inflamação, no entanto, muitas dessas estratégias possuem preços elevados e podem induzir reações indesejadas e alguns pacientes não respondem ao tratamento disponível. Assim, novas terapias são necessárias, o uso de fontes naturais que podem modular sinais pró-inflamatórios, representa um terreno promissor para o tratamento das artrites. Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae), conhecida popularmente como aroeira, é uma árvore que pode ser encontrada na Mata Atlântica brasileira. No extrato hidroetanolico das folhas de S. terebinthifolius (ST-70) foi identificado entre outros o galato de metila (GM). As atividades farmacológicas do ST-70 e do GM foram evidenciadas através da inibição da hiperalgesia, do edema articular, da migração de leucócitos e da produção de mediadores inflamatórios. Essas informações sugerem que o ST-70 tem um potencial para ser a base de um fitoterápico. O mercado de medicamentos a partir de produtos naturais aumentado, com um movimento mundial de cerca de US$ 20 bilhões. Assim, este projeto tem como objetivo avaliar ação farmacológica do (ST-70) e de seu biomarcador (GM) em inflamações articulares de origem autoimune, metabólica e viral induzida pelo vírus da Chikungunya. Para auxiliar no desenvolvimento de um novo fármaco serão avaliados parâmetros toxicológicos e de biotransformação do ST-70 e do GM. Além disso, avaliaremos a ação farmacológica do ST-70 formulado (ST-70F) e do GM naonoencapsulado (GM-Nano), realizaremos estudos de farmacocinética e de toxicologia não-clínicos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elaine da Silva Ramos

Outra

Divulgação Científica
  • olimpíadas de ciências exatas da região da grande dourados – mato grosso do sul
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Elaine da Silva Ramos

Outra

Divulgação Científica
  • mostra científica de dourados (mcd)
  • A Mostra Científica de Dourados é uma iniciativa dedicada à promoção da educação científica e à disseminação do conhecimento nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias, com um enfoque especial na equidade étnico-racial e de gênero. A proposta é liderada por uma professora altamente qualificada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e busca envolver ativamente as comunidades escolares e a população indígena da região, reconhecendo a importância de suas perspectivas e tradições. O projeto abrangerá atividades como a realização de Feiras de Ciências, envolvendo escolas públicas estaduais e municipais de Dourados, incluindo comunidades periféricas e indígenas das etnias Guarani Kaiowá e Terena. A Mostra Científica promoverá práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, além de atividades de pesquisa em etnociência, tecnologia social, educação das relações étnico-raciais e de gênero. A Mostra também se compromete com a sustentabilidade, confeccionando materiais de divulgação em matéria-prima reciclável, como camisetas a partir da reciclagem de garrafas PET. O projeto alinha-se com as leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que estabelecem o ensino de História e Cultura africana, afro-brasileira e indígena, reconhecendo a importância da cultura indígena na região. A Mostra Científica de Dourados não apenas busca aprimorar a qualidade da educação em ciências, mas também promover práticas de equidade e sensibilização, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente. O projeto tem potencial multiplicador ao atingir comunidades sub-representadas e sublinhar o papel da ciência no desenvolvimento humano e sustentável. Com uma equipe comprometida e a parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, a iniciativa se destaca como um catalisador do avanço da educação científica na região. Desta forma, a Mostra Científica de Dourados emerge como uma fonte de transformação educacional e social, moldando a próxima geração de cientistas.
  • Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Elaine Rossetti Behring

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • orçamento público e financiamento das políticas sociais: américa latina, áfrica e europa (2008 – 2023)
  • O projeto articula pesquisadores latino-americanos (Brasil, Chile, Colômbia, Venezuela e Argentina), africanos (Angola e Moçambique) e inseridos na Europa (França e Alemanha), em torno do tema do orçamento público e do financiamento das políticas sociais, buscando investigar: diferenças e semelhanças entre os ciclos orçamentários dos distintos países; tendências gerais da formação e alocação do fundo público via orçamento após os impactos da crise de 2008/2009, da pandemia de Covid 19 e mais recentemente , da guerra na Ucrânia, processos que afetaram profundamente a economia política contemporânea; e a condição geral e tendências de financiamento das políticas sociais, com destaque para o campo da seguridade social, ainda que não exclusivamente. Trata-se de fundar uma rede de pesquisa sob a liderança do Grupo de Estudos e Pesquisas do Orçamento Público e da Seguridade Social (GOPSS/UERJ/CNPq), que completa vinte anos de existência em 2023, e adquiriu uma expertise no tema, inclusive com estudos internacionais de natureza comparada. O estudo de realidades e formações sociais distintas exige cuidados metodológicos, para que se constitua um universo comum efetivamente comparável e que permita a síntese de tendências. Nossa experiência mostra a importância de verificar essas distintas dinâmicas que revelam o lugar dessas economias e sociedades na economia mundial, desigual e combinada. Nesse sentido, essa imersão no tema do orçamento público e do financiamento das políticas sociais ao sul e ao norte da linha do Equador será reveladora do movimento do capitalismo contemporâneo na sua totalidade, bem como do modo de ser do Estado. Ademais, o projeto visa constituir uma estratégia de extensão, tendo em vista o controle democrático do orçamento público, voltada a gestores, membros de conselhos de políticas públicas, organizações da sociedade civil e à população em geral.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elena Bohomol

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • redes de apoio para os profissionais de saúde na condição de segunda vítima.
  • Estima-se que metade dos profissionais de saúde podem experienciar a condição de segunda vítima pelo menos uma vez na trajetória profissional. Segunda vítima se refere a “qualquer profissional de saúde, direta ou indiretamente envolvido em um evento adverso imprevisto do paciente, erro não intencional de assistência à saúde ou lesão do paciente, e que se torna vitimizado no sentido de que também são impactados negativamente”. No Brasil são poucos os estudos sobre a prevalência desta condição, além do desconhecimento do termo, demonstrando a importância de conscientização e educação sobre esse fenômeno para os profissionais e gestores das instituições de saúde. Instituições que têm uma rede de apoio emocional ao profissional nessa condição, reduzem o impacto negativo dos aspectos físicos e emocionais e favorecem o retorno das atividades profissionais, além de trazer benefícios para a instituição gerando aprendizado organizacional. Ainda são poucas as iniciativas institucionais brasileiras, que tenham fluxos consolidados de apoio emocional, com recomendações de atendimento das segundas vítimas, abordagem de não culpabilização, escuta ativa, palavras de conforto e encorajamento, além da análise de eventos adversos com finalidade de promover melhorias para a instituição e equipe. A pergunta que se quer responder é: Quais são as redes de apoio, iniciativas ou intervenções existentes para os profissionais de saúde que estão na condição de segunda vítima nos hospitais brasileiros? A proposta é desenvolver uma pesquisa descritiva, em instituições hospitalares brasileiras, cuja população será composta pelos gerentes de enfermagem (responsáveis técnicos pelos serviços) e gerentes de risco da instituição, convidados a responderem um questionário com perguntas relacionadas à caracterização dos participantes; caracterização dos hospitais; iniciativas estruturadas de segurança ao paciente e de atenção às segundas vítimas; e, a descrição da rede de apoio organizacional existente.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elena Riet Correa Rivero

Ciências da Saúde

Odontologia
  • impacto das interações bidirecionais entre transição epitélio-mesenquimal e senescência no tratamento oncológico e no prognóstico do carcinoma epidermoide de boca
  • No triênio 2023-2025 são estimados 15 mil novos casos de câncer bucal no Brasil, com o carcinoma epidermoide bucal (CEB) representando 90% dos casos. Mesmo com avanços no diagnóstico e tratamento, a sobrevida destes pacientes permanece limitada a 50% nos 5 anos pós-tratamento. Uma das razões para isso é a resistência das células tumorais aos quimioterápicos existentes, que se dá por meio de diversos mecanismos, dentre eles a transição epitélio-mesenquimal (TEM) e a senescência (SN). Tanto a TEM quando a SN foram relacionadas a alterações moleculares que facilitam a sobrevivência e/ou aumentam o potencial invasivo de células malignas. O objetivo deste projeto é investigar a influência da TEM e da SN na efetividade do tratamento quimioterápico e no prognóstico do carcinoma, explorando as semelhanças e diferenças compartilhadas por esses processos. Estudos em câncer de próstata, mama e pâncreas indicaram que fibroblastos senescentes promoveram o crescimento e progressão tumoral através do aumento da proliferação e invasão através da ativação de fatores de transcrição intensificadores da TEM, presentes nas células neoplásicas malignas. Apesar de indícios da relação entre SN e TEM no comportamento celular e na aquisição da quimiorresistência, esse assunto ainda é pouco explorado. A estratégia a ser utilizada para alcançar o objetivo proposto será através da modulação in vitro da SN e TEM em duas linhagens celulares de CEB (linhagem CAL27 e SCC9) e avaliação da resposta celular aos fármacos (Venetoclax, Cetuximabe, Cisplatina e Docetaxel), nos diferentes contextos de SN e TEM. Adicionalmente a avaliação imuno-histoquímica de marcadores para SN e TEM será realizada em amostras de CEB para avaliar a relação com o prognóstico e características clínico-patológicas dos pacientes.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elenice Souza dos Reis Goes

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • jejum pré-abate em diferentes tempos e temperaturas sobre o bem-estar e qualidade da carne da tilápia-do-nilo
  • A criação de tilápias busca incorporar técnicas para melhorias dos parâmetros produtivos em sistemas intensivos de produção. Apesar disso, o manejo pré-abate ainda não foi extensivamente estudado para a tilápia, e percebe-se que as práticas realizadas hoje em dia implicam em perdas expressivas, tanto na mortalidade pós-transporte quanto na incidência de filés de qualidade inferior (moles ou escuros). Esse manejo inicia-se com o jejum, e apesar do reconhecimento desta prática como benéfica para o bem-estar e transporte posterior, períodos curtos de jejum podem não proporcionar esvaziamento do trato digestório, e períodos longos podem estressar os animais. Além disso, a temperatura da água influencia o tempo de jejum, uma vez que é responsável pela velocidade do metabolismo em peixes. Porém, ainda não temos um protocolo que defina o tempo necessário de jejum da tilápia conforme a temperatura, que seja suficiente para o esvaziamento gastrointestinal e não cause estresse nos animais (e nem ingestão de sedimento). Estudos recentes têm observado os efeitos do jejum sobre a qualidade dos filés da truta, inclusive com esforços em definir o período de jejum como graus dias cumulativos (soma das temperaturas médias dos dias de jejum). Este projeto pretende determinar o melhor tempo de jejum para a tilápia-do-Nilo, conforme a temperatura da água, com vistas a proporcionar bem-estar e impactos mínimos na qualidade dos filés. Para tanto, serão conduzidos três experimentos, em viveiros escavados, em três temperaturas médias da água. Na temperatura de 15 graus Celsius, serão testadas 0, 12, 24, 36, 48, 60 e 72 horas de jejum, e nas temperaturas de 20 e 25 graus C, serão testadas 0, 12, 16, 20, 24, 28, 32 e 36 horas de jejum. De cada tratamento serão amostrados 15 animais. Serão realizadas análises hematológicas, bioquímica do sangue, músculo e fígado, determinação do conteúdo gastrointestinal, índice de rigor mortis e análises de qualidade dos filés.
  • Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eleonora Frenkel Barretto

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • poetas performers latino-americanas, práticas artísticas e políticas culturais
  • O tema proposto é a relação entre poesia, performance e ativismo que se pode perceber no trabalho de artistas latino-americanas contemporâneas como Vicuña, Galindo e Carrillo. Interessa a esta pesquisa, em particular, como se combinam em suas criações multimídia, a memória política e social de seus países e da América Latina, modos de intervenção política no presente, ações sociais e educativas. O problema a ser abordado é como potencializar as relações encontradas nesses trabalhos artísticos em processos de ensino-aprendizagem e/ou de criação coletiva que envolvam expressões poéticas, vocais e/ou corporais, bem como causas políticas e intervenções sociais. A relevância do estudo está em contribuir para uma compreensão de poesia em campo expandido, pensada com outras artes, bem como em promover o incentivo à leitura e criação poética em espaços de formação e produção cultural, a partir de sua articulação com práticas corporais de vocalização e de sua vinculação com temas e problemas sociais nos contextos de recepção e produção. As hipóteses de trabalho são: 1) que o corpus de poetas, performers e ativistas configura um perfil singular na literatura contemporânea latino-americana; 2) que há coletivos de poetas performers ativistas em Florianópolis que compõem esse perfil; 3) que o levantamento das ações desenvolvidas por essas artistas pode subsidiar conteúdos para a formulação de políticas culturais voltadas para o incentivo à leitura e criação poética e performática. Tais perspectivas se evidenciam pela profusão de artistas-ativistas latino-americanas e pelo fato de que Vicuña e Carrillo fundaram uma plataforma-escola e um centro cultural dedicadas a promover a memória ancestral indígena e afrodescendente, através de oficinas e práticas pedagógicas e artísticas. O método de pesquisa baseia-se no levantamento e análise de material bibliográfico e audiovisual e na realização de ações formativas e culturais.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 16/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Eleonora Kurtenbach

Outra

Divulgação Científica
  • espaço ciência viva: 40 anos em contínua revitalização com ações colaborativas
  • Vide projeto anexo
  • Espaço Ciência Viva - RJ - Brasil
  • 14/01/2023-30/11/2026
Foto de perfil

Elessandra da Rosa Zavareze

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • biomassa alternativa para produção de nanobiomateriais por electrospinning: algas e insetos
  • O desenvolvimento da nanotecnologia tem facilitado as transformações dos setores tradicionais de alimentos e agricultura, particularmente a invenção de embalagens inteligentes e ativas, nanosensores, entre outros. Em especial, nanomateriais são desenvolvidos para melhorar a qualidade e a segurança dos alimentos. Além disso, a nanotecnologia permite a proteção e liberação controlada de compostos bioativos nos bionanomateriais. O projeto objetiva produzir nanobiomateriais a partir de biomassas alternativas oriundas de algas e insetos. As algas que serão estudadas são: Scendesmus acutus, Nostoc muscocrum e Sarcopeltis skottsbergii, sendo esta última subantártica. Das algas serão isolados polissacarídeos, carragenana e alginato, para utilização como biopolímero na produção de nanofibras por electrospinning. Proteínas e lipídeos serão isolados de insetos (moscas Black Soldier e Musca Domestica) para produção dos bionanomateriais. Essas biomassas possuem potencial para produção de derivados com potencial ação bioativa. As proteínas serão isoladas pelo processo de solubilização proteica e será produzido o hidrolisado proteico para obtenção de peptídeos bioativos. As macromoléculas isoladas serão utilizadas para elaboração de nanofibras e avaliadas quanto ao seu potencial bioativo para aplicação em embalagens ativas e/ou inteligentes para conservação de alimentos. Os bionanomateriais serão produzidos a partir de nanofibras produzidas por electrospinning convencional e Nanospider, depositadas em filmes biodegradáveis, formando filmes multicamadas. Os bionanomateriais serão avaliados pelo potencial antimicrobiano e antioxidante, e quanto a morfologia, propriedades mecânicas, solubilidade e biodegradabilidade. O projeto é formado por 11 pesquisadores, sendo 6 da UFPel, 2 da Unipampa- Bagé, 1 da Unipampa-Itaqui, 1 doutora da Startup TerraMares e 1 pesquisador da Universidade de Magallanes do Chile. Também possui parceria internacionaL e de startups para fornecer a biomassa.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eli Wilfredo Zavaleta Aguilar

Engenharias

Engenharia de Energia
  • controle e calibração embarcados de elevada precisão de heliostato para concentração solar
  • A energia solar térmica concentrada possui um grande potencial de uso e pode ocupar uma participação de mercado na infraestrutura de energia descarbonizada, incluindo eletricidade (CSP - Concentrated Solar Power), calor de processo industrial (90% do calor é de origem fóssil e 70% dos processos requerem temperaturas > 150°C) e combustível solar. Uma torre solar pode proporcionar temperatura suficiente para atender essas aplicações. A torre solar consiste em um campo de heliostatos onde cada um se movimenta independentemente rastreando o sol em dois eixos de forma que a radiação solar direta neles refletida atinja um receptor. Um estudo conduzido pela NREL, HelioCon, Sandia Lab, em 2022 indica que os heliostatos deveriam ser de baixo custo, alto desempenho e com despesas anuais mínimas, além disso, sistemas de controle embarcado via Wi-Fi é mostrado como um sistema promissor. Elevados erros angulares de seguimento da estrutura do heliostato podem resultar em reduções de energia elevadas em plantas CSP. A faixa estreita de erro depende da construção da estrutura, do sistema e controle de movimentação e da correção de erros ou calibração. O sistema de correção de erros pode ser realizado pela medição de erros angulares (metrologia opto-mecânica) dos eixos de rotação de altitude solar e azimute, porém, devido a erros de inércia de movimentos ou de forças elevadas do vento, o sistema pode ocasionar um offset desses ângulos fazendo com que o erro permaneça sem ser detectado e corrigido. Esse projeto se objetiva a desenvolver um sistema de controle e rastreamento embarcado usando inteligência artificial que será imune aos erros indicados já que os espelhos do heliostato sempre apontará ao alvo, além disso o sistema será de baixo custo e possuirá erros menores a 2 mrad. O sistema será construído e testado em condições reais de funcionamento em um heliostato DLR na Unesp de Itapeva, bem como, em um conjunto de heliostatos na USP de Pirassununga.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliade Ferreira Lima

Outra

Divulgação Científica
  • 6ª feira de ciências universidade-comunidade
  • O presente projeto pretende através de uma feira de ciências, fomentar discussões e empoderamento da comunidade escolar na região fronteiriça do Rio Grande do Sul, acerca da contribuição da CT&I e impulsionar inovações metodológicas para o desenvolvimento de tecnologias de aprendizagem significativa voltadas ao incentivo da participação dos estudantes, em especial das meninas, considerando suas heranças, tradições, contextos, pertencimentos e sua integralidade, e desenvolver a capacidade criativa e investigativa nestes, proporcionando o surgimento de vocações para as carreiras ligadas às áreas científicas e tecnológicas e docente. A 6ª edição da Feira de Ciências Universidade-Comunidade visa envolver alunos e alunas dos anos Finais do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio dos municípios de Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí em uma proposta de elaboração de tecnologias das mais diversas áreas da CT&I. Os projetos deverão ser apresentados nas modalidades, projeto maker, que pretende incentivar a criatividade e inovação entre estudantes do ensino médio ao colocarem em prática conhecimentos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprendidos na escola para modificarem, consertarem ou construírem objetos. E o projeto investigativo de turma, modalidade em que partirá de uma situação problema a ser resolvida, que geralmente é expressa em forma de uma pergunta. Nesta modalidade, a situação problema deverá obrigatoriamente envolver as questões étnico-raciais e os trabalhos apresentados devem ser referenciados em descobertas, invenções e costumes que envolvam a população negra e/ou os povos originários e sua contribuição para as áreas da CT&I, e devem proporcionar oportunidades de conhecimento, por meio de desafios, reflexões, interações e ações. A Feira de Ciências Universidade-Comunidade já faz parte do calendário escolar do município e os resultados relativos à implementação desses projetos em ambientes escolares, são tidos como uma possibilidade de compl
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • 27/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Eliana Barreto Bergter

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • glicoconjugados de fungos patogênicos e oportunistas: estrutura química, envolvimento na patogênese fúngica, alvos em potencial de agentes antifúngicos e bioestimuladores da resistência em plantas
  • As infecções fúngicas vêm causando cada vez mais impacto na saúde pública, com incidência crescente no homem e com altas taxas de resistência e mortalidade. Em plantas, as doenças causadas por fungos representam uma grande preocupação devido ao potencial desses fitopatógenos em causar graves perdas econômicas na agricultura.Os fungos filamentosos oportunistas, representados por espécies de Scedosporium/Lomentospora, Fusarium, Aspergillus e Mucorales vem sendo estudados. Assim, o entendimento dos mecanismos de estabelecimento das infecções, seja no homem ou em vegetais, é crucial para combater os danos causados pelas micoses. Nesse contexto, a parede celular fúngica e seus glicoconjugados ganham uma relevância significativa, por serem moléculas essenciais para processos de crescimento fúngico, virulência e interação com o hospedeiro humano e vegetal. O presente projeto visa extrair e caracterizar os glicoconjugados da parede celular de Scedosporium/Lomentospora, Fusarium e Mucorales e evidenciar a participação dessas moléculas em processos de interação com o hospedeiro. Para isso, técnicas espectrométricas e espectroscópicas, de biologia celular e ensaios imunoenzimáticos serão realizadas, com o intuito de avaliar o papel dos glicoconjugados na interação in vitro com o hospedeiro e ensaios in vivo utilizando o modelo de Galleria mellonella. Considerando que os glicoconjugados são promissores alvos para agentes antifúngicos, diversos compostos naturais e sintéticos, comerciais ou não, serão investigados em relação à sua atividade antifúngica, visando identificar novos compostos que possuem o potencial de inibir o crescimento fúngico. No contexto do papel dos glicoconjugados na interação fungo-plantas, ensaios em vegetais visam demonstrar a indução de mecanismos de defesa pelos glicoconjugados de fungos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliana Merlin Deganutti de Barros

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • percursos formativos para monitores do laboratório integrado de letramentos acadêmico-científicos-lila
  • O projeto de pesquisa “Percursos formativos para monitores do laboratório integrado de letramentos acadêmico-científicos-LILA” é um desdobramento do macroprojeto “Laboratório integrado de letramentos Acadêmico-científicos – LILA” sediado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o qual agrega várias instituições do ensino superior (IES) do Estado do Paraná, cujo objetivo é desenvolver ações didáticas em prol de letramentos acadêmico-científicos para as comunidades interna e externa das IES envolvidas. O LILA foi aprovado, como projeto multicêntrico, pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP) da UEL, em 22 de abril de 2021, com o CAAE 44382721.6.1001.5231 e número do parecer 4.663.545. O projeto ora submetido está vinculado à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), uma das IES do LILA. A proposta busca criar um laboratório de letramentos acadêmico-científicos na UENP e implementar ações de monitoria acadêmica. Para tanto, o projeto objetiva elaborar e validar, de forma colaborativa, percursos formativos para monitores do LILA, que possam ser desenvolvidos tanto na modalidade a distância como híbrida, não somente na UENP, mas também nas demais IES da rede LILA. A intenção da pesquisa, com essa validação, é avaliar o potencial dos percursos formativos como instrumentos de desenvolvimento de capacidades linguageiras dos monitores na sua atuação como agentes de letramentos acadêmico-científicos. A bolsa de Apoio Técnico tem a finalidade, assim, de subsidiar as atividades da monitoria.
  • Universidade Estadual do Norte do Paraná - PR - Brasil
  • 23/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Eliana Ofelia Llapa-Rodriguez

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • lean startup para validação de um produto tecnológico em saúde
  • Startups vem revolucionando o mercado com soluções inovadoras que utilizam tecnologias emergentes para inventar ou reinventar um produto com alta eficiência. Lean startup é uma metodologia comumente utilizada para criar empresas de sucesso. A metodologia ajuda a empreendedores a testar soluções inovadoras evitando erros e aumentando a probabilidade de sucesso. A saúde apresenta particularidade de constituir vínculo entre os sistemas nacionais de inovação e os de bem-estar social. No Brasil, doenças infecciosas continuam a ocupar lugar de destaque no que se refere à saúde infantil. Nesse sentido, apresentar um produto tecnológico focado em medidas de controle e prevenção para combater doenças infecções em crianças, torna a presente proposta como de relevância social. Associado a esse contexto, o cenário pandêmico mostrou discussões sobre a capacidade do ser humano quanto ao gerenciamento de surtos, epidemias e pandemias, o que torna esta proposta relevante. Objetivo: Validar um produto tecnológico na área da saúde, focado no controle e prevenção de doenças infecciosas em crianças. Material e método: Estudo metodológico, que possibilitará a validação de um mínimo produto viável (MPV). O projeto utilizará a metodologia Lean Startup ou Startup enxuta, por meio do desenvolvimento ágil, utilizando quatro etapas. A amostra será composta por potenciais usuários finais, segundo critérios de inclusão e exclusão e que aceitarem participar da pesquisa. A construção do MPV ocorrerá partir de ampla revisão de literatura e seguindo o referencial metodológico acima descrito. A análise de dados utilizará a estatísticas descritiva e analítica. Resultados esperados: Espera-se apresentar um MVP focado no objetivo proposto.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliana Saul Furquim Werneck Abdelhay

Ciências Biológicas

Genética
  • desenvolvimento, validação e implementação de plataforma de diagnóstico e definição de risco para a leucemia mieloide aguda.
  • A leucemia mieloide aguda (LMA) é um grupo heterogêneo de neoplasias malignas caracterizadas pelo bloqueio da diferenciação celular e pela expansão clonal de células-tronco ou progenitores mieloides na medula óssea (1,2). A LMA é o tipo de leucemia aguda mais comum entre os adultos e é responsável por cerca de 20% das leucemias na infância sendo sua taxa de sobrevida bastante sombria (11). Isto ocorre principalmente pela falta de ferramentas que consigam classificar corretamente o paciente quanto ao seu risco e encaminha-lo para terapias específicas. Com os recentes avanços sobretudo com advento de sequenciamento em larga escala (NGS), o panorama genômico da LMA vem sendo cada vez mais compreendido. Os eventos genéticos envolvidos têm se tornado cada vez mais conhecidos, assim como o real impacto deles no diagnóstico, no curso da doença e na escolha terapêutica a ser adotada (13,14). Sendo assim, a investigação das anormalidades genéticas recorrentes da LMA são de suma importância para o estabelecimento do diagnóstico preciso da doença. Além disso, também permitem a estratificação de risco dos pacientes em diferentes grupos de risco de recaída. Esta é uma estratégia fundamental para definição da melhor abordagem terapêutica a ser utilizada no combate à doença e, consequentemente, na melhora da sobrevida desses pacientes. Desta forma propomos o desenvolvimento de uma plataforma própria com painel gênico customizado que poderá permitir uma análise suficientemente abrangente para detecção das anormalidades genéticas relevantes na LMA, ajustadas às novas recomendações da OMS/ELN 2022, sem aumentar significativamente o custo do exame, trazendo benefícios tanto para os pacientes quanto para o SUS. Os diagnósticos mais precisos, a criação de algoritmos prognósticos e uma oferta de terapia estratificada pelo risco certamente contribuirá para melhoria significativa nas taxas de sobrevida dos pacientes adultos e pediátricos com LMA em atendimento no SUS.
  • Instituto Nacional de Câncer - RJ - Brasil
  • 18/04/2023-30/04/2026
Foto de perfil

Eliane Christine Santos de Campos

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • insegurança alimentar nos territórios vulneráveis de londrina/pr: fortalecendo as estratégias de participação e controle social para o desenvolvimento local
  • O sul do país, embora considerado uma potência agrícola e contribuía com 16,2 do PIB, segundo IBGE (2022), possui 48,2% de sua população com algum grau de insegurança alimentar, conforme demonstra o II VigiSAN (2022). Londrina, localizada no norte do Paraná, é a segunda maior cidade do estado, com 555.937 habitantes (CENSO 2022) e a quarta da região sul do país. Como muitos municípios do mesmo porte populacional, convive ao mesmo tempo com os avanços econômicos e com a intensificação dos territórios vulneráveis socialmente e ambientalmente (CENSO, 2022). Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, Londrina tem 73.009 mil famílias inscritas no Cadastro Único. Atualmente, na cidade, 32.141 famílias estão em situação de extrema pobreza, o que dá, aproximadamente, 130 mil pessoas. Nesse contexto temos que destacar as regiões com povos originários e assentamentos rurais. Cabe ressaltar que: “Desse total, uma parte das famílias têm vivido em ocupações irregulares (favelas) na cidade de Londrina. São famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, que dependem de ações e políticas públicas para terem acesso ao mínimo, como por exemplo, a alimentação” (ANTONELLO; VEIGA, ALIEVI, 2023, p.442). Ações, envolvendo a gestão municipal e instituições privadas, são desenvolvidas para o enfrentamento a insegurança alimentar e nutricional no município. Contudo, há a necessidade de organizar as ações, qualificar os gestores, priorizando os territórios vulneráveis, conforme demonstra o relatório da 5ª Conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina realizada em julho de 2023. O enfretamento das vulnerabilidades territoriais, visando mitigar os problemas decorrentes da situação nutricional da população, exige qualificar gestores e conselheiros para que o planejamento e controle social se pautem no conhecimento adensado da realidade municipal dando efetividade ao Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - SIMSAN- LD.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliane Gasparino

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • marcadores morfológicos, bioquímicos e moleculares na análise da efetividade do uso aditivos fitogênicos em dietas de frangos de corte submetidos a desafios térmicos e sanitários
  • A produção avícola enfrenta grandes desafios para se manter produtiva. Entre estes estão a necessidade de continuar produzindo de maneira eficiente na ausência de promotores de crescimento antimicrobianos; e o estresse térmico que continua sendo causa de enormes perdas econômicas na produção de frangos de corte todos os anos. Nesse sentido, esses fatores têm aumentado o esforço da comunidade científica em identificar estratégias que sejam viáveis e possam melhorar o desempenho das aves. Desta forma, o objetivo geral desse projeto é verificar a efetividade do uso de aditivos fitogênicos em dietas de frangos de corte submetidos a desafios térmicos e sanitários. Para atingir esse objetivo dois grandes experimentos são propostos: Experimento I - Desempenho, expressão gênica, atividade enzimática e a histomorfometria intestinal de frangos de corte alimentados com dietas contendo diferentes níveis de blend de óleos essenciais (capsaicina, carvacrol, cinamaldeído e eugenol) e submetidos a diferentes temperaturas ambientais; Experimento II - Frangos de corte alimentados com dietas contendo blend de óleos essenciais, desafiados com microorganismos patogenicos e submetidos a duas temperaturas ambientais, conforto térmico e estresse por calor intermitente. Vide anexo - Texto completo
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliane Guaraldo

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • patrimônio, memória e cultura para todos: divulgação científica e popularização da coleção arakelian do laboratorio de pesquisa e documentação de arquitetura e urbanismo da ufms
  • O projeto tem como objetivo geral desenvolver o potencial de divulgação in situ e ex situ da coleção Arménio Iranick Arakelian, recebida por doação para o Laboratório de Pesquisa e Documentação em Arquitetura e Urbanismo-AU.doc, campus da UFMS. Arakelian foi arquiteto moderno graduado na FAUUSP e protagonista dos primeiros e emblemáticos edifícios do campus, nos anos 1970, hoje referências arquitetônicas e culturais na universidade e reconhecidos como Patrimônio Cultural do município. Será desenvolvido por meio de 3 eixos: 1. organização, catalogação , armazenamento e proteção de documentos originais- desenhos, projetos, impressos, aquarelas, maquetes; 2. seleção e digitalização 2D e 3D para circulação do acervo e divulgação institucional; e, 3. produção de narrativas orais e iconográficas e divulgação por meio de mídia digital, com a criação de um website para o acervo, baseado em experiências bem sucedidas na área de comunicação patrimonial. As imagens de projetos, desenhos e documentos no website proposto estarão vinculadas a narrativas orais e audiovisuais da obra do arquiteto Armênio Arakelian e contextualizadas no campo da arquitetura e urbanismo. O projeto contará com a experiência dos parceiros: Laboratório Atrivm- FCH UFMS- digitalização e catalogação e treinamento de equipe); Laboratório de Hipermídias, do curso de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - criação de website da coleção e produção de narrativas orais e audiovisuais; Diretoria de Popularização da Ciência- UFMS -criação e inserção de circuito institucional de divulgação para público local do Museu de Ciências e o Grupo Arandú - difusão em grupos e circuitos nacionais de divulgação científica. Os resultados poderão fomentar debates, eventos, pesquisa e ensino sobre patrimônio material e cultural e sua proteção, e além disso subsidiarão a inclusão futura dos outros espólios do laboratório, disponibilizando-os a pesquisadores e interessados em geral.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliane Lopes Rosado

Ciências da Saúde

Nutrição
  • nutrição de precisão: avaliação ampla de marcadores genéticos, dietéticos, fenotípicos e de microbiota intestinal em pacientes com obesidade e submetidos à cirurgia bariátrica
  • Introdução: A obesidade é uma pandemia de difícil controle e a cirurgia bariátrica (CB) é uma alternativa de tratamento na obesidade grave, porém com diferentes respostas individuais. Interações entre a dieta, polimorfismos genéticos, microbiota intestinal (MI) e sistema endocanabinoide têm despertado o interesse científico, pois podem influenciar no peso, composição corporal e metabolismo de indivíduos com obesidade e após a CB. Objetivo: Identificar interações entre marcadores genéticos, fenotípicos e de MI para fins de avaliação do prognóstico de pacientes com obesidade e submetidos a CB. Metodologia: Serão avaliados pacientes do Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da UFRJ e do Hospital Estadual Geral de Goiânia, no pré e pós-operatório de 6 e 12 meses da CB. O consumo alimentar será avaliado por recordatórios de 24h. A genotipagem de 85 mil polimorfismos será realizada pela plataforma GeneTitan. A MI será analisada por sequenciamento do DNA bacteriano e quantificação das bactérias (fezes). Serão avaliadas sintomatologia gastrointestinal e tipologia de fezes, indicadores antropométricos e composição corporal. Serão avaliados o perfil lipídico e glicídico, produtos de glicação avançada, sistema endocanabioide, grelina ativa e leptina em sangue. Resultados esperados: será possível identificar marcadores que interferem no peso corporal na obesidade grave e após CB; entender se as alterações antropométricas e metabólicas pós CB se associam com o consumo alimentar e/ou técnica da CB, MI, endocanabinoma e hormônios; esclarecer se a riqueza/diversidade da MI estão associadas com consumo alimentar e CB; e se os polimorfismos genéticos podem ser preditores da trajetória de peso corporal após a CB, bem como interagir com os demais marcadores avaliados. O presente projeto pode contribuir para o melhor direcionamento e terapêutica de indivíduos com obesidade e após CB. É um tema inovador, por utilizar técnicas sofisticadas e pela escassez de estudos com humanos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliane Maria de Oliveira Araman

Outra

Multidisciplinar
  • um modelo teórico para estruturar ações de formação de professores com vistas a promoção do raciocínio matemático
  • Pesquisas nacionais e internacionais indicam a importância do Raciocínio Matemático (RM) como um dos principais aspectos a ser promovido em todos os níveis de escolarização. Entretanto, para que tal promoção realmente se efetive desde a Educação Básica até o Ensino Superior, é mister direcionar o olhar para a formação do professor que ensina Matemática, uma vez que, para contribuir para que os alunos raciocinem matematicamente, dois aspectos precisam ser considerados: as tarefas matemáticas que os professores propõem aos alunos e a forma como tais tarefas são abordadas em sala de aula por eles. Assim, o projeto que ora apresentamos se assenta na necessidade de proporcionar ações de formação de professores que permitam a eles se apropriar de conhecimentos teóricos sobre o RM e possibilidades metodológicas de promovê-lo junto aos estudantes. Nossa hipótese é de que, ao participar de ações formadoras que visam a promoção do RM, os professores podem aprimorar sua prática letiva e, em consequência disso, contribuir para a aprendizagem matemática dos estudantes. Esta hipótese se sustenta no fato de que o conhecimento do professor sobre esse tema (RM) influencia diretamente as práticas em sala de aula, sendo necessário que os professores conheçam os processos de raciocínio dos seus alunos e reflitam sobre eles. Para isso, será elaborado um modelo teórico de ações de formação de professores, desenvolvidos no âmbito de instituições que integram o projeto, estruturadas seguindo pressupostos teóricos e metodológicos das atuais pesquisas sobre formação de professores, bem como das experiências de cada país envolvido. O modelo teórico a ser estruturado balizará ações formadoras com vistas a promoção do Raciocínio Matemático. A pesquisa é de natureza qualitativa e adota pressupostos da investigação baseada em design. Pretende-se, como resultados delinear alguns princípios para estruturar ações de formação de professores que ensinam Matemática, em forma de um modelo teórico.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 12/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Eliane Matesco Cristovão

Ciências Humanas

Educação
  • o conhecimento matemático próprio da docência na pesquisa em educação matemática: a necessária renovação da formação de professore(a)s, tendo em vista a profissão
  • As dificuldades com o ensino e a aprendizagem da matemática são notórias e um dos elementos centrais para avançar sobre elas é a formação de professores, cujo modelo dominante se organiza de forma distante das demandas da prática docente. A formação de professores de Matemática apresenta especificidades, podendo-se destacar como o próprio conhecimento matemático é estudado, pois este profissional não irá só aplicar o conhecimento, irá ensinar, explicar de modos diferenciados, resolver dificuldades que surgem sem planejamento e avaliar continuamente educandos jovens. A partir de pesquisa em curso, consideramos o entendimento do conhecimento matemático próprio da docência como aquele que contempla as especificidades da prática deste profissional. O projeto de pesquisa pretende levantar, sistematizar e analisar elementos presentes em dissertações e teses do campo da Educação Matemática que possam contribuir para o entendimento destes conhecimentos matemáticos próprios para a docência. Tais elementos são fundamentais para os processos de formação de professores de Matemática que rompa com o modelo formativo dominante no Brasil. Nossa hipótese é que já existem estudos no âmbito da Educação Matemática que contemplam conhecimentos próprios da docência em relação a Números e Operações, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria, Estatística e Matemática Financeira, de modo que a pesquisa pretende identificá-los e sistematizá-los. É sabido que há pesquisas sobre metodologias de ensino de matemática, tratamento de dificuldades de aprendizagens, matemática relacionada a outras áreas e a temas sociais, enfim, um conjunto de temáticas que podem se articular no sentido de maior compreensão do conhecimento matemático próprio da docência. Nossa estratégia metodológica é iniciar com uma busca na BDTD e Banco de Teses Capes-CNPQ, elaborar uma ficha de registro dos dados, debater entre os pesquisadores e com especialistas, sistematizar e elaborar um ebook, comunicações e artigos.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 28/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Elias Paiva Ferreira Neto

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • aerogéis híbridos fotoativos com organização anisotrópica de poros para descontaminação e desinfecção de água em fluxo
  • A presença de contaminantes nocivos em corpos aquáticos é um grave problema ambiental contemporâneo, que a ameaça garantia do suprimento mundial de água potável de qualidade. Dada a suas propriedades eletrônicas e de superfícies únicas, nanomateriais inorgânicos apresentam propriedades (foto)catalíticas e adsortivas superiores, com alto potencial para remoção descontaminação e desinfecção de água. Entretanto, o uso de nanomateriais na forma de suspensão ou pó para tratamento de água é inviável, acarretando diversas dificuldades operacionais e econômicas em relação ao manejo e recuperação dos materiais. Neste projeto propõe-se o desenvolvimento de aerogéis híbridos orgânico-inorgânicos que mantenham o excelente desempenho de remoção foto-assistida de contaminantes dos nanomateriais inorgânicos, mas que apresentem natureza macroscópica de fácil manejo e que permitam aplicação prática para purificação de água em fluxo. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de aerogéis híbridos com organização anisotrópica via congelamento direcional de suspensões de nanofibras coloidais, visando obter estrutura de macroporos na forma de canais para difusão facilitada de líquidos pela estrutura interna. A estrutura das nanofibras compósitas por sua vez será planejada cuidadosamente com relação a função de cada componente: 1) Nanofibras de celulose como componente estrutural principal de alta estabilidade mecânica e flexibilidade; 2) Camada mesoporosa de sílica como suporte funcional, para aumento de área supercial ativa e proteção do biopolímero a degradação; 3) Heterojunções fotocatalíticas de BiVO4/MoS2/Prussian Blue e TiO2/MoS2/Prussian Blue para atingir alta fotoatividade sob luz visível e ativação de aditivos oxidativos como H2O2 e K2S2O8. Os materiais desenvolvidos serão aplicados para purificação em fluxo continuo e fluxo recirculante visando a remoção de metais pesados, contaminantes emergentes e microorganismos, bem como efluente hospitalar e água de poços contaminados.
  • Universidade Estadual Paulista - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elias Terra Werner

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • produção de mudas de jequitibá rosa por micropropagação: uma estratégia para conservação e uso sustentável em áreas rurais da espécie símbolo do estado do espírito santo
  • A Mata Atlântica é um bioma com um alto grau de ameaça e risco, e o desmatamento vem aumentando mesmo em relação a um patamar já inaceitável de perda da vegetação nativa. Neste cenário, torna-se necessário que se invista em estratégias para a conservação, propagação e reflorestamento de espécies arbóreas representantes da Mata Atlântica, como jequitibá-rosa (Cariniana legalis (Mart.) Kuntze), que é considerada a árvore símbolo do Estado do Espírito Santo (Lei Nº 6.146, de 8 de fevereiro de 2000), está desde 1998 classificada como “vulnerável” de extinção, e que sofre ainda hoje com erosão genética devido à destruição de seus habitats, seleção natural e agentes bióticos e abióticos. Pensando nesta problemática do jequitibá-rosa sob ameaça de extinção e devido sua importância ecológica, histórica, cultural e comercial, uma das soluções para reverter essa situação está na produção, distribuição e plantio de mudas. A produção de mudas pode ser feita utilizando técnicas de propagação vegetativa, tais como a micropropagação, definida como uma propagação clonal de plantas a partir de pequenas partes de plantas (0,2-10,0 mm) sob condições in vitro. Mediante isto, a presente proposta tem como objetivo geral desenvolver um protocolo de micropropagação do jequitibá-rosa, no sentido de avaliar as condições mais favoráveis à germinação, estabelecimento in vitro com uso de nanopartículas de prata e micropropagação com uso de reguladores de crescimento vegetal, além de verificar possíveis alterações genéticas e anatômicas ao longo do processo, a fim de possibilitar a regeneração de plântulas e produção de mudas viáveis para distribuição a produtores rurais da região no Sul do Estado do Espírito Santo para conservação e uso sustentável da Mata Atlântica.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elidia Maria Guerra

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • comparação entre teste de scott e sistemas eletroquímicos para determinação de fármacos alcaloides de interesse forense
  • Algumas drogas ou fármacos são conhecidos como alcaloides pela sua basicidade. Esses fármacos podem ser definidos como um alcaloides tropânicos (agentes anticolinérgicos, inibindo a ação da acetilcolina) e podem estar misturados com uma grande variedade de adulterantes. Assim, a identificação dessas misturas de drogas é normalmente realizada por meio de kits de testes colorimétricos, mas podem produzir resultados falso-positivos ou falso-negativos. Quando há mistura de outros alcaloides, testes comerciais não são capazes de serem seletivos. Este projeto tem por objetivo central consolidar os trabalhos de pesquisa científica e de inovação tecnológica do Grupo de Pesquisa Materiais Híbridos e Inorgânicos (GPMHI/UFSJ) voltados ao desenvolvimento sensores para detecção de alcaloides como forma de contornar falso-positivos ou falso-negativos e estudo de análise de subprodutos para possíveis aplicações, obtido pelo processo de degradação eletroquímica dessas drogas. Atrelados a esse objetivo encontram-se metodologias que vão desde a caracterização eletroquímica de detecção de alcaloides, passando por estratégias para melhoria do custo-efetividade de tais sensores no país, bem como, uma investigação dos possíveis subprodutos gerados no processo de degradação eletroquímica de tais alcaloides para possíveis aplicações. Estudo de subproduto de eletrodegradação de alcalóides também serão avaliados por meio de cromatografia líquida de alta eficiência e ressonância magnética nuclear para viabilidade de aplicações. Não obstante esse apelo tecnológico, destaca-se ainda que, a preparação e desenvolvimento de sensores para detecção de alcaloides que não apresente falso positivo, proporcionará uma oportunidade única de inovar e atrelar o estudo científico com o desenvolvimento de sensores modificados e degradação de fármacos com baixo custo e de grande apelo tecnológico, econômico e social.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elielton da Silva Ferreira

Outra

Divulgação Científica
  • feira de exposição de educação, sustentabilidade e inovação
  • Realizar ação no Estado, promovendo as ações de difusão científica desenvolvidas anualmente pelas instituições de CT&I, através da disseminação de atividades de popularização da ciência com foco na promoção e a inclusão social, prioritariamente estudantes de baixa renda, em todos os níveis escolares, em comunidades periféricas, indígenas, ribeirinhas e municípios isolados. Dentro dessa realidade esse projeto visa o enriquecimento sustentável da população amazônica do Acre ao mesmo tempo em que se preserva e respeita as leis ambienteis vigentes no país e se promove a geração de riquezas para as comunidades tradicionais com a divulgação de áreas protegidas e visitação destas. Enfatizar a importância da continuidade do desenvolvimento cientifico e sustentável e mostrar através de ações conjuntas a efetividade e a eficácia do evento.
  • Governo do Estado do Acre - AC - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Eliemar Campostrini

Ciências Agrárias

Agronomia
  • ciclo de umedecimento e secagem do solo em coffea canephora pierre ex a. froehner: aspectos ecofisiológicos em nível de folha e de dossel associados à memória do estresse hídrico, expressão genica, capacidade fotossintética e crescimento
  • Nas regiões brasileiras onde o C. canephora é cultivado, em especial no estado do Espírito Santo (ES), os períodos de seca podem acontecer no verão (“veranicos”), e predominam durante o inverno (abril a setembro). Em certas situações, como verificado nos anos de extrema seca no ES (2014/2015), até o cafeeiro irrigado teve momentos de limitação hídrica devido à falta de água em mananciais hídricos. A compreensão das respostas ecofisiológicas de C. canephora cultivado em ambientes com reduzida disponibilidade de água no solo tem contribuído para traçar estratégias de manejo que melhorem o potencial produtivo da espécie, principalmente diante do cenário atual de mudanças climáticas. Apesar dos inúmeros estudos ecofisiológicos envolvendo o déficit hídrico em C. canephora, bem como os estudos associados à mitigação das respostas deste estresse, observa-se que a grande maioria dos trabalhos desenvolvidos sob condições estressantes está relacionado às trocas gasosas em folhas individuais, ou parte delas, e nunca na escala de planta inteira. Portanto, existe uma lacuna no conhecimento científico no que diz respeito ao efeito de diferentes condições estressantes, principalmente o estresse hídrico, sobre a capacidade de trocas gasosas em escala de planta inteira do cafeeiro. Quando os estudos de limitação hídrica são realizados com ciclos de umedecimento e secagem do solo, e que estes são associados à memória de estresse, estes estudos abrem precedentes para melhorar a compreensão dos ajustes fisiológicos envolvidos na tolerância de cafeeiros a déficits hídricos recorrentes. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa será avaliar as respostas ecofisiológicas de C. canephora Pierre ex A. Froehner cultivado sob diferentes eventos de déficit hídrico do solo [ciclo único e recorrente (3 ciclos)] (um estudo associado à memória de estresse), bem como avaliar a capacidade de mitigação deste estresse por meio da aplicação do "Processed Kaolin-based Particle Film" (PKPF).
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliene Gomes dos Anjos

Ciências Humanas

Sociologia
  • cooperativismo e mulheres rurais: uma nova escrita para construir o protagonismo feminino
  • O cooperativismo é apresentado como estratégia para viabilizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente para aqueles que se referem à igualdade de gênero, redução das desigualdades e agricultura sustentável. Dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) revelam o quão árduo está sendo o caminho para uma equidade de gênero nas cooperativas, principalmente nos cargos diretivos. Sobre a diversidade racial há uma lacuna porque o atributo étnico/racial não está incorporado nos estudos da OCB. Diante desse cenário, este estudo objetiva compreender os caminhos percorridos pelas mulheres que ocupam cargos nos Conselhos de Administração das cooperativas rurais, averiguando se esta participação vislumbra um horizonte mais equitativo nas questões de gênero e raça no cooperativismo agropecuário na Bahia. Para tanto, será realizado um estudo qualitativo com as cooperativas rurais da Bahia que têm mulheres na composição do Conselho de Administração. A Organização das cooperativas da Bahia (OCEB) tem 36 cooperativas filiadas e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes) representam mais 39 cooperativas. Desse universo, serão selecionadas as cooperativas que têm mulheres no Conselho de Administração para realização de entrevistas, com o intuito de responder quais são aos desafios e as estratégias adotadas para romper com a dominação masculina. A pesquisa resultará em dados sobre a diversidade de gênero, de raça e de geração nas instâncias decisórias das cooperativas rurais da Bahia. Espera-se com os resultados subsidiar as ações dos comitês de gênero, juventude e secretaria de mulheres das entidades do cooperativismo e das cooperativas para ampliar a participação feminina nos cargos diretivos. Além de despertar para a necessidade de incorporar o perfil racial na produção do conhecimento do cooperativismo.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 26/04/2024-30/04/2027
Foto de perfil

Eliene Silva Araújo

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • otimização de avaliações auditivas para o diagnóstico da sinaptopatia coclear relacionada ao envelhecimento: um estudo em modelos de ratos wistar
  • O envelhecimento populacional é um fenômeno que tem sido associado ao aumento da perda auditiva relacionada à idade, incluindo uma condição emergente de estudo, a sinaptopatia coclear. Com o objetivo de aprimorar a detecção e compreensão dessa condição em idosos, este projeto propõe a otimização das avaliações auditivas em modelos de ratos Wistar. O diagnóstico precoce e preciso da sinaptopatia é fundamental para o desenvolvimento de tratamentos adequados e para melhorar a qualidade de vida dos idosos afetados. A relevância desse estudo se destaca pela possibilidade de a sinaptopatia coclear afetar a compreensão da fala, mesmo em indivíduos com audiogramas normais, tornando seu diagnóstico essencial. A integração das áreas de Fonoaudiologia e Neurociências, aliada a uma parceria interinstitucional com perspectiva de colaboração internacional, fortalece a abordagem multidisciplinar e inovadora do projeto. Nossa questão de pesquisa central é "Como otimizar avaliações eletroacústicas e eletrofisiológicas em ratos Wistar para detectar sinaptopatia coclear relacionada ao envelhecimento?". Para responder a essa pergunta, realizaremos uma revisão sistemática da literatura, que servirá de base para propor abordagens inovadoras e sensibilizadas de avaliação. A utilização de potenciais evocados auditivos de curta latência e reflexo acústico do músculo estapédio em ratos Wistar será explorada para validar os métodos propostos. Esse estudo visa não apenas aprimorar a compreensão da sinaptopatia coclear em modelos animais, mas também possibilitar sua aplicação futura em humanos. Ao melhorar o diagnóstico e tratamento dessa condição auditiva em idosos, almejamos impactar positivamente a qualidade de vida dessa população, contribuindo para a saúde auditiva e bem-estar geral em uma fase da vida em que a perda auditiva pode ter impactos significativos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliete Albano de Azevedo Guimarães

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • descentralização de centros de referência de imunobiológicos especiais (crie) em minas gerais: avaliação do contexto de implantação
  • No Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI) garante o acesso de imunobiológicos para todos os grupos alvo dos calendários de vacinação, incluindo as vacinas disponíveis para grupos com condições clínicas especiais. Para atender a esse público, o PNI implantou os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), constituídos de infraestrutura e logística específicas, para facilitar o acesso da população. Embora seja garantido de forma universal e igualitária a oferta desse atendimento, fatores organizacionais relacionados à implantação dos Centros, são questionados. Este projeto propõe analisar a implantação dos CRIE em Minas Gerais, utilizando-se da pesquisa avaliativa, com foco na abordagem contextualizada de implantação de programas (CHAMPAGNE et al., 2016). Serão realizadas pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSJ, que resultarão em dissertação, artigo, relatórios técnico e de iniciação científica e oficinas. Na fase exploratória, será realizado um estudo ecológico para analisar a distribuição espacial dos atendimentos de imunobiológicos especiais no Estado, com o propósito de identificar aglomerados de maior ou menor atendimentos e territórios silenciosos que necessitam de intervenções. A pesquisa avaliativa será desenvolvida em três etapas: 1. Estudo de Avaliabilidade (plano de avaliação), considerando a descrição da implantação do CRIE, o desenvolvimento dos modelos operacional, teórico, lógico e a identificação de perguntas avaliativas, que comporão os instrumentos de pesquisas (THURSTON e RAMALIU, 2005); 2. Estudo metodológico para validação de conteúdo e aparência das perguntas e dos critérios avaliativos da matriz de análise, a partir da Técnica Delphi (MONTEIRO; HORA, 2013); 3. Estudo de Caso único holístico (YIN, 2015) para avaliar o contexto de implantação dos CRIE regional, conforme demanda direta da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES/MG, colaboradora da equipe desde 2017.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Eliéte Zanelato

Ciências Humanas

Educação
  • o programa de aprimoramento da alfabetização na idade certa (paic) na amazônia rondoniense: políticas públicas, concepções e práxis docente.
  • Com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de isolamento social, se ampliaram as dificuldades no processo de alfabetização. A partir do retorno presencial em 2021, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), lança o projeto “Avaliação Diagnóstica de Retorno às Aulas – Norteia”, o qual constatou que dos 85,4% dos alunos do 3º ano que participaram do diagnóstico no estado, 23% ainda não estavam alfabetizados. Diante disso, o TCE, órgão de controle, formaliza parceria com as Secretarias Municipais de Educação para oferta do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), compelindo as escolas não participantes a assinar um termo de responsabilidade. Frente a isso, lança-se como questão norteadora: Quais as determinações das bases, concepções e práxis docente do PAIC nos resultados efetivos das tentativas de superação das dificuldades enfrentadas na alfabetização em Rondônia? Pretende-se na pesquisa, analisar as políticas públicas, as concepções e as práxis docentes que configuram o PAIC na Amazônia Rondoniense. Especificamente, se objetiva: compreender o financiamento da política de formação docente na Amazônia Rondoniense; explicitar a pedagogia política contida nas concepções de formação e práxis docente no âmbito do PAIC; interpretar a práxis docente na dinâmica da prática escolar direcionada pelo PAIC; apreender os limites e possibilidades do programa para superar as dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização. A pesquisa será fundamentada metodologicamente no materialismo histórico e dialético, buscando compreender a totalidade do projeto em seu processo de construção. A hipótese é que a proposta não avança efetivamente na superação dos problemas da alfabetização, dentre outros motivos, por ignorar os avanços já alcançados no estado, por priorizar uma concepção mecânica e descontextualizada na alfabetização e por não incluir os professores, principais conhecedores da realidade, como participantes em sua construção.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elis Cristina Araujo Eleutherio

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • uso da trealose para o tratamento da proteopatia de sod1 relacionada à esclerose lateral amiotrófica (ela)
  • Pretende-se avaliar o efeito da trealose contra a proteopatia da Cu/Zn superóxido dismutase (SOD1), associada à ELA, doença neurodegenerativa fatal sem cura. A proteopatia da SOD1 é comum de todas as formas de ELA (esporádica e familial, ligada ou não a mutações em SOD1). Portanto, acredita-se que a preservação da estrutura e funcionalidade de SOD1, que tem funções relevantes no neurônio, além de ser antioxidante, e a prevenção da agregação proteica protegem contra a neurodegeneração. Trealose é capaz de manter a estrutura de proteínas sob condições de estresse, evitando a desnaturação e a agregação proteica, além de atuar como antioxidante. O uso humano de trealose é considerado seguro e por isso já se encontra presente em produtos comerciais. O caráter inovador do projeto será investigar o efeito da trealose na prevenção e redução da proteopatia de SOD1 usando diferentes modelos experimentais, i)SOD1 purificada tratada quimicamente, ii)modelos celulares e iii)camundongo modificados geneticamente para desenvolver proteopatia, e a forma de administração no modelo camundongo, como uma solução nasal, que direcionará o fármaco para o local de ação. Mamíferos não sintetizam, mas degradam trealose devido à presença de trealase em diferentes células e fluidos; porém, trealase não está presente em neurônios. Assim, a forma de administração de trealose pode influenciar na eficácia do tratamento. Nossa hipótese é que trealose seja capaz de prevenir e reduzir a proteotoxicidade característica da ELA sem causar nenhum efeito colateral. Para retardar a progressão da doença e prolongar a longevidade, os pacientes com ELA familial poderiam ser tratados com trealose antes que os sintomas aparecessem. Para aqueles pacientes que descobrem a doença após os primeiros sintomas, a trealose poderia reduzir a gravidade da doença por ser administrada após o diagnóstico. Ao fim deste projeto obteremos resultados pré-clínicos para o uso da trealose na ELA.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elisa Soares Rocha Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • beneficiamento do potássio para uso agronômico: caracterização de agrominerais silicáticos potenciais no sudoeste goiano e impactos no zoneamento agrogeologico
  • No atual cenário de alta demanda do agronegócio por fertilizantes químicos, e da dependência da importação desses commodities (em especial do potássio) para a agricultura nacional, a utilização dos remineralizadores no desenvolvimento do agronegócio brasileiro é comprovadamente necessária, em especial no Estado de Goiás, onde a agropecuária ocupa posição de destaque na economia. O projeto objetiva fornecer estudo detalhado de amostras de rocha e de perfis de alteração saprolíticos ricos em minerais silicáticos potássicos localizados no sudoeste goiano, de forma a entender melhor como a cominuição desses materiais e os processos de intemperismo químico influenciam na liberação gradativa do potássio contido na estrutura cristalina desses minerais. Para tal, granulometrias selecionadas de rochas alcalinas e materiais alterados serão submetidas a estudos laboratoriais de extração do potássio em ambiente de simulação de condições intempéricas em escala agronômica (método Soxhlet). Os resultados integrados do estudo indicarão a granulometria ótima de cada tipo de rocha/saprolito estudado, e visam otimizar e direcionar testes agronômicos, para assim constituir fontes de potássio para a cultura. A caracterização e classificação dos materiais passará por estudo seguindo as instruções normativas vigentes, e avaliação de viabilidade técnica-econômica-logística do uso agronômico desses materiais, assim como prover um detalhamento do zoneamento agrogeológico regional a partir destes novos dados. Portanto, a criação do Módulo de Apoio à Caracterização de Agrominerais na FCT/UFG, associado a outros laboratórios existentes (UFG, USP, SGB-CPRM, EMBRAPA), unidos à promoção de cursos, disciplinas, bolsas e vagas de mestrado na área de Agrogeologia, compõem ambientação ideal para a interação de uma equipe diversificada e altamente qualificada em prol da inserção e da transferência de tecnologia necessárias à expansão desta área do setor mineral.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 06/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Elisa Souza Orth

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • segurança química no escopo de desastres químicos: neutralização, detecção e rastreabilidade
  • Desastres químicos trazem grandes custos econômicos e são uma das maiores causas de fatalidades mundiais, além de comprometerem o bem-estar das pessoas e a segurança pública, afetando a economia, a sociedade, a saúde e o meio ambiente com consequências a curto, médio e longo prazo. As principais preocupações envolvem agroquímicos e armas químicas da classe de organofosforados com (i) acidentes em indústrias/portos; (ii) uso irregular, apreensões e estoques indesejados; (iii) intoxicação e suicídio e (iv) ataques químicos como terrorismo. O foco desse projeto é promover a segurança química de maneira interdisciplinar, eficaz e sustentável no combate a emergências químicas. Inicialmente, será foco a neutralização/mitigação para eliminar rapidamente a toxicidade com reações químicas usando neutralizantes/catalisadores. Com isso, métodos de destruição inovadores, medidas profiláticas e antídotos seguros serão propostos. Será estudado a detecção e rastreabilidade, ferramentas cruciais para identificar desastres, sua magnitude e rastreada geopoliticamente, para um controle estratégico. Os métodos precisam ser específicos, integráveis e precisos. A equipe altamente qualificada, de diferentes áreas e instituições (3 nacionais; 2 exterior), incluindo a Polícia Federal, atuará na síntese, para obter os organofosforados e os catalisadores, neutralizantes e materiais para sensores. Nos processos de neutralização serão estudadas as reações (cinética experimental, cálculos teóricos), buscando otimizar tempo, seletividade, reciclabilidade e toxicidade dos produtos. Géis neutralizantes serão avaliados para prevenção de intoxicação. Serão desenvolvidos sensores a base de detecção eletroquímica, colorimétrica e/ou por espectroscopia Raman e a rastreabilidade será realizada utilizando análise de isótopos. Assim, o projeto tem potencial inovador e estratégico para sanar problemas ambientais e de segurança/saúde pública, contribuindo também para áreas de conhecimento correlatas.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elisa Yoshie Ichikawa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • heterologias organizacionais e a construção do logos do outro
  • Esta pesquisa propõe como objetivo geral compreender as organizações e as relações sociais ali presentes a partir de operações heterológicas. Para tanto, recorre-se ao conceito de heterologia cunhado por Michel de Certeau, assumindo este como um logos do outro, isto é, um domínio de pensamento subversivo que se propõe a compreender exatamente o que é deixado por conta, interdito, nas relações entre a produção de um saber moderno e um outro que se enuncia como matéria de expressão. Certeau é um autor bastante utilizado quando se trata de pesquisas sobre o cotidiano, em Estudos Organizacionais, no entanto, sua proposta sobre o conceito de heterologias ainda não foi trabalhado na área. Daí o avanço teórico e metodológico que propomos com essa pesquisa. Como procedimentos metodológicos, trabalharemos dentro da metodologia qualitativa, utilizando principalmente a história oral. Imprescindível destacar que o importante aqui é o exercício de reflexividade do pesquisador e a descrição densa, para que realmente traga tanto contribuições metodológicas, quanto no avanço do conhecimento científico dentro dos Estudos Organizacionais, ao tentar não reduzir o outro ao mesmo.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elisabete de Santis Braga

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • sílica biogênica e o sequestro de carbono na região antártica - balanço biogeoquímico dos nutrientes e as mudanças climáticas (silicarbonclim)
  • Águas antárticas são conhecidas como áreas de alto potencial de sequestro de carbono atmosférico associadas não só às suas propriedades físicas e químicas que facilitam a solubilidade do gás, mas também da ação biológica associada à produção primária por organismos silicosos (bSI) participando do ciclo da MOP na zona eufótica e de seu afundamento moimentando os ciclos biogeoquímicos e contribuindo ao efetivo sequestro do C para zonas profundas e/ou acumulação no sedimento. O papel dos organismos silicificantes abundantes nesta área torna a sílica biogênica (bSi) um indicador do sequestro de carbono aliado à biodisponibilidade em nutrientes e fatores ambientais locais e também dos resultantes de mudanças climáticas pretéritas e com influência antropogênica. Assim, a questão climática e a sazonalidade tem reflexo sobre a produção de MOP localizada e também cseus reflexos no hemisfério norte associados ao deslocamento de águas Antárticas Intermediárias e profundas com reflexos no metabolismo no ártico como já estão sendo evidenciados no computo do aquecimento global e os processos de aumento do degelo. O estudo biogeoquímico da MOP (C-bSi) e bioquímica associados às comunidades que atuam junto ao as áreas de degelo ou não, nas diferentes fases do verão antártico podem contribuir de modo diferenciado à compreensão das Bombas química e biológica, contribuindo às previsões de modificações associadas às mudanças climáticas nesta área polar particular, com maior aporte terrestre que no Ártico. A Baía do Almirantado e a infraestrutura oferecida pelo PROANTAR fazem desta área um excelente local para a compreensão deste cenário multidisciplinar contando com multiproxies relacionadas ao C-Si, MOP and climate influences. De modo geral, o conjunto de informações a adquiridas para tal contará com estudos dos cO2 atmosféricos, hidrologia, hidroquímicas, análises planctônicas, análises moleculares/metabólicas com técnicas ômicas (transcriptômica, metabolômicas
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2027
Foto de perfil

Elisabete de Santis Braga

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • rede multidisciplinar costeiro-oceânica de monitoramento, diagnóstico e desmobilização na avaliação do gerenciamento da resiliência ambiental em acidentes que envolvam derramamento de oléo no mar (rede-oleomar)
  • Vide projeto anexoEstressores ambientais e ecológicos como o derramamento de óleo no ambiente marinho acarreta modificações desde o paisagístico até a oferta de serviços ecossistêmicos de provisão, regulação e cultural, tanto no que se refere as áreas costeiras quanto as oceânicas. Partindo desse pressuposto e alinhado as diretrizes da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, com foco ao ODS14 relativo a conservação dos oceanos, mares e recursos marinhos para um desenvolvimento mais sustentável, esta pesquisa se propõe a construir uma rede de ação de enfrentamento ao derramamento de óleo no mar, com abordagens multi e interdisciplinares. Assim, o objetivo principal do projeto é construir e consolidar uma rede multidisciplinar de estudos que possam contribuir ao enfrentamento de acidentes com derramamento de óleo no meio marinho, com aplicação em sistemas costeiros e oceânicos, colaborando na construção de estratégias de diagnóstico, monitoramento e desmobilização ambiental, contribuindo à biorremediação, ao planejamento de medidas de proteção a serem tomadas para evitar a propagação de riscos nos ecossistemas e população humana dentro de planos de contingência, investindo na divulgação do conhecimento adquirido para uso na gestão e difusão por meio da educação ambiental. Para esta finalidade, a rede de atuação do projeto está alicerçada em 6 eixos: (1) Modelagem hidrodinâmica e dispersão, (2) Biogeoquímica e processos de interface atmosfera-água e água-sedimento, (3) Ecotoxicologia, (4) Integridade ecológica, (5) Geotecnologias e tecnologias de prevenção e mitigação, e (6) Saúde, gestão de risco e educação ambiental. A equipe cobrirá estudos ambientais, testagens de efeitos, metodologias inovadoras de diagnóstico, protocolos de segurança e proteção ambiental, valorizar os aspectos socioambientais incluindo saúde e educação ambiental. A partir do caráter multi e interdisciplinar desta proposta, com contribuição de uma equipe pluri-institucional, nacional e internacional, a diversidade de análises a serem realizadas e produtos gerados, será possível contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos físicos, químicos e biológicos envolvidos e resultantes da exposição e do impacto ambiental gerado pelo óleo oriundo do derrame na costa nordeste do Brasil, com atenção especial, e em um primeiro momento, no litoral sul do estado da Bahia, com um recorte para a região costeira de Corumbau e Caravelas, além da região oceânica ao entorno do arquipélagos de Abrolhos (uma área a princípio pristina). Deste modo, contribuiremos de forma objetiva com estratégias para tomada de decisão e de remediação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 11/07/2023-31/07/2026
Foto de perfil

Elisabete Stradiotto Siqueira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise da apicultura do rio grande do norte sob a ótica sustentável dos objetivos do desenvolvimento sustentável - ods
  • A Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, estabeleceu a Agenda 2030, composta por dezessete objetivos voltados para o alcance do desenvolvimento sustentável, a sociedade e particularmente os sistemas produtivos deveriam orientar suas ações para o atendimento de tais objetivos. A apicultura é um campo produtivo que tem em sua natureza os princípios da sustentabilidade, tanto por sua forma de organização como também por ser uma das expressões produtivas da agricultura familiar que também produz com tal perspectiva. Embora a literatura apresente a apicultura, desenvolvida pela agricultura familiar, como uma prática sustentável questiona-se se ela incorpora as várias dimensões propostas pelas ODS. Assim, o trabalho tem por objetivo analisar como as atividades da apicultura no Rio Grande do Norte dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como objetivos específicos propõe identificar quais dos ODS estão mais presentes nessa estrutura produtiva, econômica e social, além da analisar sobre como as formas de gestão das atividades dos apicultores potiguares se comportam com relação a questões como a sustentabilidade ambiental, socioterritorial e econômica. Do ponto de vista metodológico serão entrevistados apicultores das quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte (leste potiguar, agreste potiguar, central potiguar, oeste potiguar utilizando o critério de exaustão para definir o número de entrevistados em cada região. As categorias de análise concentram-se em três eixos socioeconômicos, culturais e ambientais da agricultura familiar do relatório da FAO (Organização para Alimentação e Agricultura da Organização das Nações Unidas) e as ODS propostas pela ONU e a lógica de gestão orienta pelos princípios propostos por Polanyi, quais sejam, reciprocidade, redistribuição e trocas de mercado.
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elisabeth de Oliveira Vendramin

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • conhecimento educacional e conhecimento profissionalmente válido: quem decide sobre os currículos da graduação em contabilidade?
  • O objetivo desta proposta de pesquisa é compreender como o currículo dos cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas do Brasil estão organizados em termos estrutura de ensino. A lente analítica terá como referência teórica Basil Bernstein: A Estrutura do Discurso Pedagógico e Discursos Verticais e Discursos Horizontais (as formas que os discursos, sujeitos à transformação pedagógica, podem assumir). Metodologicamente a proposta adotará a abordagem qualitativa com orientação epistemológica interpretiva-crítica. O corpus será constituído a partir de documentos e entrevistas. A análise do discurso será o referencial metodológico para a análise do corpus da pesquisa, sendo tal processo suportado pelo software Atlas.ti. Nosso posicionamento teórico-epistemológico toma como referência a realidade socialmente construída, com símbolos e significados compartilhados pelas pessoas dentro de um contexto específico. Em termos de contribuição, pretende desvelar como se estabelece a ligação entre as estruturas sociais determinantes e as estruturas de pensamento expressadas nos currículos estabelecidos dos cursos de contabilidade. Isto é, a correspondência entre forma e conteúdo da educação e as necessidades do modo de produção predominante materializadas nas decisões e definições curriculares.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Elisabetta Santoro

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • o ato de fala do pedido na perspectiva da pragmática cross-cultural: x-spear, um banco de dados multilíngue para a pesquisa e o ensino
  • O Grupo de Pesquisa “Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural” (GPP - www.gppragmatica-usp.com) dedica-se a estudar atos de fala para compreender as implicações de determinados fenômenos na análise de múltiplas línguas e culturas. Este projeto tem como objeto de estudo o ato do pedido, por ser um Face Threatening Act de alta frequência, sensível às variações culturais. Investigará, em perspectiva cross-cultural, estratégias e elementos moduladores presentes na realização desse ato em contextos variados. Material existente e novas coletas serão reunidos em um banco de dados multilíngue, acessível on-line à comunidade científica, a partir do qual serão criadas sequências didáticas que promovam a competência intercultural e (meta)pragmática no ensino/aprendizagem de línguas. Com efeito, expressar-se de maneira pragmaticamente inadequada pode dar origem a “mal entendidos” na comunicação intercultural (THOMAS, 1983) e a análise cross-cultural da linguagem, como atividade cognitiva e discursiva, permite descobrir convergências e divergências, favorecendo interações mais eficazes. A hipótese é que a investigação das escolhas linguísticas possibilite identificar padrões de funcionamento de cada língua e traços característicos de cada cultura. Pela importância de analisar esses padrões a partir de comparações com mais de duas línguas (VERSCHUEREN, 2016), foi decidido contemplar um maior número de idiomas, incluindo diferentes variedades de português, italiano, espanhol, alemão e mandarim, entre outros. Na fase de coleta de dados, serão utilizadas gravações e transcrições de Role Plays e Real Plays (COHEN, 1996), além de Written Discourse Completion Tasks (WDCTs). Com a taxonomia do GPP (SANTORO, 2017), os pedidos serão anotados por meio do software Atlas.ti e submetidos à análise estatística. Multiple Choice DCTs, caracterizados por um grau mais elevado de controle, e questionários de percepção garantirão a triangulação dos dados.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 13/06/2022-30/06/2025