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Fundação Butantan
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Fundação Museu do Homem Americano
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Fundação Oswaldo Cruz Piauí
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Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
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Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
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Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
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Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
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Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
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S B I
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Viviane de Melo Resende
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede de pesquisa em discurso e gênero: cartografia para integração brasil e américa latina
Resumo:
Neste projeto, do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NELiS/CEAM/UnB), fundado em 1988, do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/IL/UnB), fundado em 2012,e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED), fundada em 1993. Com equipe formada por pesquisadoras docentes das cinco regiões do Brasil, a que se somam pesquisadoras docentes estrangeiras e estudantes de pós-graduação, propomos pesquisa para articulação de uma Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero. O objetivo é integrar os grupos de pesquisa de gênero em estudos críticos do discurso das cinco regiões do Brasil e dos países latino-americanos que compõem a estrutura da ALED. Para isso, reunimos uma equipe consolidada de pesquisadoras de estudos críticos do discurso e gênero e atuantes na ALED-Brasil, com o objetivo de levantar e analisar dados sobre os grupos e as pesquisas em discurso e gênero realizadas no continente, e com a meta final de articulação de uma rede na ALED internacional. Serão realizadas missões de trabalho para pesquisas sobre o tema nas universidades parceiras, mapeamentos de grupos de pesquisa em discurso e gênero nas regiões Nordeste, Sul, Norte, Sudeste, Centro-Oeste do Brasil, e em países do Cone Sul, região Andina e Caribe. Serão produzidas Cartografias com base no mapeamento dos grupos, suas temáticas, abordagens teóricas e metodológicas. O produto final será a consolidação da rede latino-americana de estudos de discurso e gênero. Com essa rede, possibilitaremos internacionalização para vários grupos de pesquisa das cinco regiões do Brasil. Nossa principal motivação é o desejo de conhecer, mapear e articular grupos de pesquisa em discurso e gênero que poderiam beneficiar-se do mútuo contato. Em uma país continental como o Brasil, acreditamos que nossa cartografia será produtiva para a ciência produzida em estudos do discurso e em estudos de gênero no País e sua internacionalização
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Viviane Gomes Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o ensino de ciências na construção da identidade científica feminina
Resumo:
A ciência construída pela diversidade é essencial já que oportuniza a produção de conhecimento por/para diferentes identidades sociais. Porém, o cenário de acesso de meninas ao conhecimento científico não é satisfatório, e se torna ainda pior com o recorte racial. A escola deve democratizar o conhecimento científico, porém, Bourdieu a aponta como reprodutora da violência hegemônica. Portanto, é fundamental compreender os mecanismos do Ensino de Ciências que promovem o distanciamento de meninas, especialmente as negras, do conhecimento científico. Em Bourdieu, a identidade de gênero resulta da ação e assimilação de um habitus incorporado às identidades individuais e coletivas. A forma como as relações de poder é interiorizada ocasiona a naturalização das práticas escolares. O habitus de gênero dos sujeitos revela, assim, a contribuição da instituição escolar na naturalização de divisões de gênero. O conceito de habitus é uma forma de enxergar a ordem social e está associado à compreensão de uma héxis corporal ligada à apreensão de maneiras de ser dos agentes no espaço social. O habitus seria um instrumento que examina a coerência de características comuns dos grupos sociais de mesmas condições, os princípios que estruturam suas ações. Ao indivíduo, esses princípios não são nítidos e são naturalizados e assimilados como formas de ver, apreciar e julgar. Portanto, é fundamental compreender como as práticas escolares do Ensino de Ciências contribuem para a construção de um habitus de meninas, principalmente pobres e negras, que as afasta do interesse pelo conhecimento científico. O conceito de habitus permite compreender como as estruturas e os condicionamentos sociais atravessam o comportamento dos agentes e, assim, propor estratégias de interferência. Propomos reconhecer como as escolas percebem a relação das alunas com o ensino de ciências e a elaborar um projeto de ensino visando o discurso científico como promotor de novas práticas escolares em relação às meninas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
20/03/2022-31/03/2025
Viviane Moraes de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo experimental e modelagem da dinâmica de indivíduos interagentes
Resumo:
A dinâmica de sistemas onde os indivíduos interagem entre si e com o meio se revela uma rica e complexa tarefa. Os detalhes desse processo exigem um estudo cuidadoso tanto teórico quanto experimental. Dependendo das interações, os sistemas físicos podem formar padrões característicos, bem como apresentar características estatísticas universais. Desta forma, neste projeto propomos o desenvolvimento de experimentos envolvendo interações de múltiplos corpos, como enxames de robôs e cardume de peixes. Os robôs são extremamente versáteis e podem ser programados de forma a imitar a interação entre partículas, bem como seres vivos, o que possibilita uma vasta aplicação de problemas em Física Estatística. Da mesma maneira, o estudo experimental de cardume possibilita uma plataforma experimental simples e dinamicamente rica. Estes experimentos serão desenvolvidos no Laboratório de Sistemas Complexos e Universalidades vinculado ao PPG em Física Aplicada do Departamento de Física da UFRPE. A dinâmica destes sistemas físicos será registrada por câmeras de alta definição em 2 ou 3 dimensões. O processamento das imagens e obtenção dos dados exige o emprego de algoritmos de rastreamento e identificação de imagens personalizados, os quais serão desenvolvidos por este projeto. Para este fim o projeto conta com dois laboratórios computacionais, Laboratório de Computação Remota e Laboratório de Física Teórica e Computacional, com 35 Workstation para processamento de imagens, bem como cálculo numérico e simulações computacionais para modelar os sistemas físicos em questão. Desta forma, realizando experimentos e modelagens estaremos desenvolvendo pesquisas com publicações em periódicos de alto impacto, de maneira duradoura e eficiente. Outra grande contribuição é a formação de recursos humanos com habilidades tanto na modelagem computacional quanto na execução de experimentos, contribuindo para suprir a demanda de pesquisadores neste tema, possibilitando a geração de patentes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Viviane Sampaio Boaventura de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diabetes de início recente na covid-19: fenótipo clínico, imunológico e metabólico.
Resumo:
Nível persistentemente elevado de glicose sanguínea em pacientes sem histórico de diabetes mellitus (DM) tem sido observado como uma das complicações da COVID-19 (PMC7304415), podendo causar cetoacidose (PMC7404645; PMC8396224). O diabetes de início recente na COVID-19 (DIRC) tem sido descrito em pacientes na fase aguda da infecção e nos que persistem com sintomas pós-agudos da doença (PMC8010267). Ainda não se conhece o perfil clínico e a patogênese da DIRC. Infecções virais têm sido implicadas na etiopatogênese do DM do tipo 1, que está associada à produção de autoanticorpos e autorreatividade celular (PMID: 33716971, PMID: 34223884). Nossa hipótese é que parte dos pacientes com DIRC apresentam resposta autoimune contra alvos pancreáticos. Na COVID-19 têm sido descritas manifestações autoimunes, com produção de autoanticorpos, com implicações clínicas (PMID:34437579, PMID: 34010947). Nesse estudo, pretendemos investigar o perfil clínico, imunológico e metabólico de 70 pacientes com DIRC acompanhados pela nossa equipe no Centro Pós-COVID-19 em Salvador- Bahia (doi:10.1101/2021.06.07.21258520). Pacientes com DIRC (após diagnóstico de COVID-19; infecção por SARS-CoV-2 confirmada laboratorialmente; sem história de DM, e hemoglobina glicada > 6,4%) serão caracterizados quanto ao sexo, idade, índice de massa corpórea e história familiar de DM. Investigaremos auto- anticorpos para cinco antígenos pancreáticos comumente encontrados na DMT1. Serão selecionados 20 pacientes (10 com DIRC e 10 pós-COVID-19 sem DIRC) para estudo comparativo do perfil lipidômico/metabolômico. Por fim, avaliaremos prospectivamente casos de DIRC para investigar a persistência das alterações metabólicas e dos níveis séricos autoanticorpos. O conhecimento clínico e da patogenênese do DIRC é essencial para o manejo clínico do paciente, tomada de decisões quanto ao tratamento, acompanhamento cuidadoso e prevenção de complicações clínicas de agudas e crônicas (PMC7194589)
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Viviane Trindade Borges
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
histórias marginais: experiências de institucionais de confinamento
Resumo:
A partir do escritos de presos (cartas, bilhetes, anotações, etc), apreendidos nos prontuários de sentenciados que passaram pela Penitenciária de Florianópolis entre dos anos 1930 e 1980, objetivo tomar como objeto de estudo a experiência prisional, problematizando a instituição de dentro para fora. Desde o dossiê Rivière (Foucault, 2013), os historiadores tem trazido à tona arquivos limítrofes que permitem vislumbrar memórias de criminosos a partir da vasta documentação produzida nas formidáveis oficinas em que se transformam os estabelecimentos penitenciários, responsáveis por compor grandes arquivos da infâmia (Arière, 2008). São trajetórias que passaram pela experiência de prisão e desse encontro com a instituição resultou a sistematização de registros, escritos tecidos e recolhidos durante o período de confinamento, armazenados nos dossiês da vida no cárcere: os prontuários. Estas fontes permitem vislumbrar a agencia dos presos, suas experiências atravessadas pela trajetória institucionais, aqui pensadas sob a perspectiva de Scott (1998), entendendo que eles não são indivíduos que têm a experiência, mas sim sujeitos constituídos por essa experiência. E, se o objeto de análise é a experiência prisional torna-se imperativo investigar a emergência dos detentos nas dinâmica intramuros, por meio dos registros anexados aos prontuários. O objetivo é problematizar a instituição de dentro para fora. Os fragmentos de trajetórias confinadas serão entendidos como entradas possíveis para promover a discussão pública sobre à questão das penitenciárias brasileiras, especialmente a catarinense, situando esta à um debate internacional mais amplo. Entre os resultados esperados, estão a publicação de artigos acadêmicos em revistas nacionais e internacionais de altos extratos, o apoio a salvaguarda dos acervo institucional, criação de um site e de podcasts, e a publicação de um livro.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
07/04/2022-30/04/2025
Vivianne de Castilho Moreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tradução em equipe das correspondências entre leibniz e arnauld
Resumo:
O objetivo deste projeto é preparar, em equipe, uma tradução anotada para o português da correspondência trocada entre Leibniz e o teólogo Antoine Arnauld. Como um resultado, pretende-se publicar esta tradução comentada, acompanhada de estudos sobre o tema, em forma de artigos, realizados pelos membros da equipa ao longo da realização do projeto. As correspondências entre Leibniz e Arnauld são de importância crucial para o estudo da filosofia madura do primeiro. Nelas, as teses filosóficas expostas por Leibniz em seu também fulcral Discurso da Metafísica são submetidas ao escrutínio rigoroso de Antoine Arnauld, fomentando um debate intenso e acalorado, que obrigará Leibniz a aprofundar e refinar suas teses e argumentos. Deste ponto de vista, é um texto incontornável para quem deseja se aprofundar no pensamento do filósofo alemão. Apesar dessa relevância, a referida correspondência ainda não recebeu tradução para o português, configurando uma lacuna e um obstáculo para os estudos sobre Leibniz no Brasil. O presente projeto pretende colmatar essa lacuna. A implementação do projeto prevê reuniões semanais, nas quais a coordenadora submeterá a tradução de um trecho da correspondência para apreciação dos demais membros da equipe. Nessas reuniões, será necessário não só encontrar uma formulação adequada na língua de chegada, tanto para ouvidos brasileiros como portugueses, mas também dotar a atividade de tradução de estudos sobre a contextualização histórica e filosófica do texto. A tradução será a ocasião para viabilizar um intenso intercâmbio entre os pesquisadores envolvidos sobre a minúcia do texto em exame. O resultado final desejado é uma tradução comentada, que deve servir de suporte para pesquisas de ponta sobre o assunto, bem como material bibliográfico para alunos de graduação e pós-graduação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Vladimir Pavan Margarido
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
taxonomia integrativa e delimitação de espécies para estimação da biodiversidade críptica ictiofaunística com ênfase nos complexos de espécies
Resumo:
A ictiofauna Neotropical é a mais diversa do mundo, e o Brasil destaca-se pela riqueza e diversidade de peixes. As maiores drenagens da região Neotropical estão localizadas em território brasileiro, e conhecer a ictiofauna destas regiões torna-se essencial para o desenvolvimento de ações que possam contribuir para modelos de preservação e manejo. Devido ao crescente aumento na descrição de novas espécies, presença de espécies crípticas e elevada similaridade morfológica, principalmente dentro dos complexos de espécies (espécies que compartilham características morfológicas muito similares e alta variabilidade cromossômica e/ou molecular), análises comparativas abrangentes se tornam necessárias. A taxonomia integrativa vem ganhando força nos últimos anos, aliando diferentes ferramentas e novos conceitos e métodos para a delimitação e classificação de espécies. A delimitação de espécies tem sido confundida com a conceituação de espécies, e vários conceitos alternativos de espécie surgiram, cada qual utilizando propriedades ou características diferentes para delimitá-la. Entretanto, o processo de especiação não é uniforme, ou seja, não leva a alterações em todos os aspectos do organismo (morfológico, ecológico, genético, ...) no mesmo momento, gerando a chamada gray zone, e dependendo dos caracteres utilizados, é possível chegar a diferentes conclusões referente à existencia de uma ou duas espécies. A utilização de diferentes caracteres proposta pela taxonomia integrativa pode proporcionar maior confiabilidade e minimizar a subestimação/superestimação da biodiversidade, principalmente em grupos complexos. No presente trabalho busca-se, através da citogenética e de marcadores do DNA aliadas à taxonomia morfológica tradicional, contribuir para um melhor conhecimento da ictiofauna e sua biodiversidade, desempenhando um importante papel na diagnose de espécies crípticas bem como de sinonímias, auxiliando a taxonomia e sistemática, e subsidiando propostas de conservação.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Vyacheslav Futorny
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
teoria de representações
Resumo:
A teoria de representações é uma área de pesquisa de grande importância na matemática pura e aplicada e na física teórica. Ela iniciou-se no fim do século XIX com a ideia que grupos de simetria podem ser estudados através de suas ações em espaços vetoriais. Essa perspectiva deu origem à noção fundamental de representação. A análise de simetria em termos de representações tem se provado muito fecunda, com profundas aplicações em praticamente todas áreas de matemática e física de partículas. A influência de ideias da teoria quântica de campos na teoria de representações tem levado a uma grande síntese entre diversas áreas: as álgebras de Lie afins de Kac-Moody, os grupos quânticos, a mecânica estatística, formas automorfas, a topologia de nós, e o lançamento do programa geométrico de Langlands. O projeto abrange diferentes aspectos da teoria de representações, cobrindo desde combinatória algébrica em problemas de classificação até questões geométricas oriundas do programa geométrico de Langlands. As pesquisas neste projeto gravitam em torno de um núcleo: as álgebras de Kac-Moody e suas representações e realizações de campos livres, onde os membros do projeto tem grande experiência. O projeto visa desenvolver a teoria de representações destas estruturas e resolver conjecturas e problemas em aberto nesta teoria, em particular produzir contribuições importantes a conjectura geométrica de Langlands, ao problema de classificação de representações de álgebras de Kac-Moody afim e de representações de W-algebras. O projeto procura aprofundar conexões entre a teoria de álgebras de vértices e outros temas na matemática e na física teórica contemporânea. Vários resultados parciais já foram obtidos por membros do projeto e relatados em publicações em revistas internacionais de alto nível. A metodologia do projeto base-se nos avanços modernos em teoria de representações de álgebras de Lie, álgebras de vértice e física matemática.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Wagner Bandeira Andriola
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais das atividades de cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos numa metrópole brasileira
Resumo:
O aumento da expectativa de vida e o crescimento da população brasileira, além da intensa urbanização e industrialização ocorrida nas últimas décadas, vêm contribuindo para o aumento e a diversidade dos Resíduos Sólidos Urbanos. Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento, no Brasil, em 2017, cerca de 6,9 milhões de toneladas de resíduos foram destinadas aos lixões, 6,5 milhões foram enviadas para aterros controlados e 40,8 milhões foram encaminhadas para aterros sanitários. A coleta seletiva de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição reveste-se num dos mais importantes instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com inúmeros benefícios para a sociedade e o ambiente, dentre os quais: diminuição da exploração de recursos naturais; redução do consumo de energia; diminuição da poluição do solo, da água e do ar; prolongamento da vida útil dos aterros sanitários; indução à reciclagem e compostagem; diminuição dos gastos com a limpeza urbana; geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis. Decorre do exposto o problema central de pesquisa: quais os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes das ações executadas pelas cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos, no âmbito de uma metrópole nordestina? Processos avaliativos possibilitam conhecer melhor os objetivos, o arranjo operacional e a complexidade da implementação dos programas sociais, proporcionando informações para o gerenciamento e o aperfeiçoamento das Políticas Públicas tais como a PNRS. Assim, a pesquisa de campo, de natureza aplicada, utilizará estratégias de coleta de dados primários através do uso de questionários semiestruturados, entrevistas e observações in situ. De modo complementar, utilizar-se-ão dados secundários relevantes para a compreensão dos impactos da coleta de resíduos sólidos e da efetividade da PNRS, bem como para a resolução do problema de pesquisa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
16/11/2022-30/11/2024
Wagner Cotroni Valenti
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cultivo de tilápia-do-nilo em sistemas integrados com base nos princípios da economia circular
Resumo:
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)da Agenda 2030 e a Declaração de Xangai, promulgada recentemente com diretrizes para o desenvolvimento da aquicultura na década indicam a necessidade dos sistemas de produção aquícola evoluirem para modelos mais sustentáveis, com reciclagem interna de materiais e redução da pegada de carbono. Dentro desse novo cenário mundial, é essencial para o Brasil desenvolver sistemas que permitam o crescimento da aquicultura com mais resiliência e com um ganho líquido de lucratividade e sustentabilidade em relação aos sistemas atuais. O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema inovador e disruptivo para a produção de tilápia-do-nilo, Oreochromis niloticus, sob o princípio da economia circular e de acordo com os ODSs. Esse sistema se baseia no uso de espécies com funções complementares para recuperar os nutrientes perdidos, como nitrogênio, fósforo e carbono, e reciclá-los no interior dos viveiros, elevando a taxa de assimilação das dietas pelas espécies alvo. Este processo irá permitir elevada produção de biomassa com valor comercial, reduzindo a emissão de efluentes eutrofizantes e gases de efeito estufa (GEE). Duas espécies bentônicas serão adicionadas aos viveiros de tilápia-do-nilo: o camarão-da-malásia, Macrobrachium rosenbergii e o curimbatá, Prochilodus lineatus. Apenas as tilápias serão alimentadas com dieta comercial, as outras espécies vão se alimentar de biota natural, sobras de dieta e resíduos produzidos pela tilápia. O camarão-da-malásia apresenta alto valor de mercado, aumentando a receita e se alimenta basicamente da biota do fundo e partículas de matéria orgânica. O curimbatá se alimenta principalmente de matéria orgânica muito fina (> 130 um) e do perifíton que cresce ao redor das partículas do fundo dos viveiros. Com essa combinação de espécies haverá maior assimilação da dieta, diversificação de produtos, gerando maior lucratividade e resiliência para o crescimento sustentável da produção de tilápias.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
10/02/2022-28/02/2025
Wagner de Rossi
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
técnicas avançadas de lasers e fotônica aplicadas à saúde, indústria e meio ambiente.
Resumo:
O projeto pretende desenvolver uma série de técnicas de aplicações práticas nas áreas da saúde, indústria e meio ambiente utilizando lasers e fontes de luz nas mais variadas regiões do espectro. As tecnologias desenvolvidas, a infraestrutura dos laboratórios envolvidos e o conhecimento adquirido pelos pesquisadores da equipe estarão disponíveis a uso externo através de parcerias ou prestação de serviços por meio dos cinco laboratórios multiusuários que compõe esta proposta. Estes multiusuários fazem parte de uma rede de laboratórios, chamado de Laboratório de Lasers e Aplicações Fotônicas, onde as diversas metas do projeto serão desenvolvidas. No total, são mais de uma dúzia laboratórios, localizados no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN em São Paulo e o no Centro Regional de Ciências Nucleares CRCN em Recife, ambos sob coordenação técnica e administrativa da Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN com sede no Rio de Janeiro. A maioria dos desenvolvimentos pretendidos tem a saúde como destaque, mas esta não é a única atividade de importância, e diversas tecnologias fotônicas de utilização na área nuclear, indústria e meio ambiente também fazem parte desta proposta. Estas atividades têm foco próprio, com produtos e conhecimento específicos, contudo, a multidisciplinaridade da ciência e o foco dado a estas metas, faz com que desenvolvimentos e técnicas inicialmente voltados para uma dada aplicação sejam úteis para outros usos, e praticamente todas as aplicações não diretamente ligadas à saúde podem ser adaptadas e direcionadas a este setor. Uma descrição resumida das metas do projeto é dada a seguir: Saúde - Desenvolvimento de ensaios pré-clínicos utilizando tecnologias baseadas em luz para combate à resistência antimicrobiana: Aqui, a terapia fotodinâmica utiliza fármacos fotossensíveis e aplicação de luz de comprimento de onda adequado para matar patógenos por indução de estresse oxidativo - Desenvolvimento de novos métodos diagnósticos de neoplasias maliignas baseados em imagens hiperespectrais por micro-FTIR: Espectro infravermelho com alta resolução espacial é utilizado para mapear tecidos biológicos e fornecer um diagnóstico preciso de neoplasias malignas. - Desenvolvimento de novos processos terapêuticos com laser na odontologia e medicina: São um conjunto de técnicas ópticas utilizando laser e espectroscopia infravermelho para diagnóstico e terapia em odontologia e medicina. - Desenvolvimento de um laser de subnanossegundo para remoção de tatuagens: trata-se de um sistema laser dedicado a esta aplicação que contempla um oscilador mestre do tipo microchip. - Utilização da técnica de tomografia por coerência óptica na área da saúde: São análises de diversos processos da área da saúde a serem desenvolvidas e disponibilizadas com a técnica de OCT. - Identificação de microrganismos baseado em espalhamento de luz e reconhecimento de padrões: Será construído um dispositivo automatizado dedicado a esta tarefa. - Imagens moleculares por Optical/CT para ensaios pré-clínicos e estudos ecológicos aplicados: Uso da técnica de tomográfica óptica de fluorescência e bioluminescência para imageamento em experimentos com plantas. - Estudo de processos de aceleração de elétrons e prótons por laser para aplicações na área da saúde: O objetivo é o de se obter feixes de prótons em sistemas compactos de lasers de femtossegundos para aplicações médicas. Meio Ambiente - Monitoramento de bioaerossóis na atmosfera e em ambiente fechado pela técnica de lidar por fluorescência: Esta fluorescência provocada pelo laser do Lidar visa monitorar bioaerosois poluentes e potencialmente nocivos à saúde como aqueles da Covid-19. - Monitoramento de Gases de Efeito Estufa na interface oceano-atmosfera na costa do estado de São Paulo: O Lidar aqui é utilizado em grandes áreas de oceano mapeamendo poluentes gasosos na região do Pré-Sal e de exploração de petróleo - Desenvolvimento de cavidades óticas gigantes para detecção de poluentes do ar: Esta técnica permite detectar poluentes atmosféricos, gases e particulado com grande precisão. Indústria - Funcionalização de superfícies para melhorias tribológicas de ferramentas de usinagem: Trata-se da produção de estruturas micrométricas na aresta de ferramentas de usinagem para melhorias tribológicas no processo de torneamento. Estas estruturas são desenhadas especificamente para buscar estas melhorias e são produzidas com laser de pulsos ultracurtos. - Funcionalização de superfícies para aplicações biomédicas: Aqui também são produzidas estruturas micrométricas com laser de pulsos ultracurtos, porém são produzidas sobre a superfície de implantes médicos ou odontológicos com o objetivo de aumentar a biocompatibilidade, aumentando a adesão de células e inibindo a criação de bactérias. - Produção de sistemas microfluídicos para síntese de radiofármacos e biorreatores: Sistemas microfluídicos produzidos em vidro, com o uso de laser de femtossegundos estão sendo desenvolvidos para síntese de radiofármacos com atividade molar aumentada através do aumento de concentração de flúor 18 radioativo. - Produção de nanopartículas de ouro por ablação com laser de pulsos ultracurtos: Pretende-se produzir e controlar o tamanho de nanopartículas de ouro produzidas pela irradiação de alvos sólidos de ouro com laser de femtossegundos. Nuclear - Limpeza e descontaminação via ablação a laser de superfícies metálicas e dielétricas: Lasers pulsados de nanosegundos são utilizados para ablação de superfícies contaminadas com radionuclídeos, retirando de maneira eficiente a presença destes contaminantes. - Padrões de speckle na análise de detectores do tipo CR-39: Imagens de padrões de espalhamento de luz com a placa CR-39 irradiada com Radônio serão analisados e correlacionados à dose de exposição. Além destes projetos específicos, a proposta busca a identificação de parceiros para desenvolvimento de outros projetos relacionados às capacidades do grupo
Instituição/UF/País:
Comissão Nacional de Energia Nuclear - RJ - Brasil
Vigência:
16/07/2021-31/07/2024
Wagner dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
política de avaliação educacional: comparação transcultural entre países sul-americanos no pisa
Resumo:
O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) é um exame estandardizado realizado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), visando mensurar o nível educacional de jovens de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciência. Por meio dele, são levantadas informações sobre o desempenho dos estudantes, utilizadas para subsidiar discussões no âmbito das políticas educacionais. Por outro lado, o ranqueamento produzido a partir dos seus resultados evidencia uma representação deficitária dos sistemas educativos dos países sul-americanos. De fato, são de conhecimento da produção acadêmica os problemas oriundos desse raqueamento. Contudo, essa leitura não deve inviabilizar o uso de seus resultados na definição de uma política orientada pela avaliação educacional. Nessa vertente, esta pesquisa tem por objetivo compreender os fatores que influenciam os resultados do PISA e seus usos no contexto da política educacional em quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai. A hipótese assumida é a de que os usos feitos dos resultados do PISA, fundamentados na concepção de accountability e na produção de ranqueamentos têm esvaziado o seu potencial para definir a própria política educacional, pois se limita a produzir um juízo de valor, sem acenar para planejamentos que auxiliem nos processos de tomada de decisões no âmbito educacional. Caracteriza-se como uma pesquisa de Método Misto, estruturada da seguinte maneira: i) revisão sistemática em periódicos das produções de cada país investigado sobre o PISA; ii) análise documental sobre a trajetória de participação, os resultados no PISA e seus desdobramentos para as políticas educacionais; iii) comparação transcultural por meio do questionário contextual aplicado junto ao PISA; e iv) entrevistas semi-estruturadas com os gestores responsáveis pela construção de políticas educacionais fundamentadas nos metadados gerados pelos exames estandardizados, em cada país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Wagner Farid Gattaz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
instituto nacional de biomarcadores em neuropsiquiatria (inbion)
Resumo:
A busca do substrato biológico das doenças neuropsiquiátricas é pré-requisito para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e, sobretudo, de estratégias preventivas através do diagnóstico precoce. O insucesso até hoje das tentativas experimentais para identificar marcadores específicos para as diferentes doenças neuropsiquiátricas resulta, ao menos em parte, da falta de especificidade nas alterações globais da biologia cerebral para determinados quadros clínicos. Tal falta de especificidade está relacionada ao fato de que uma base genética comum pode estar ligada a anomalias comuns da estrutura e da função cerebral de doenças como a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e a Doença de Alzheimer. Através da criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biomarcadores em Doenças Neuropsiquiátricas (INBioN), objetivamos realizar um projeto integrativo reunindo cientistas no Brasil e no exterior de diferentes áreas na busca de uma melhor compreensão destas bases das doenças neuropsiquiátricas. Adotaremos estratégias experimentais considerando tanto as diferenças como as similaridades biológicas entre os diagnósticos destas três doenças, partindo da premissa de que uma base genética confere uma vulnerabilidade comum para distúrbios da maturação, da plasticidade e da função cerebrais, e que a interação desta base genética com fatores não-genéticos determina a patoplastia e as diferenças nas manifestações clínicas. Um grupo nuclear representativo de pacientes das 3 categorias diagnósticas será estudado antes da exposição a qualquer tipo de tratamento simultaneamente em 6 dimensões abrangentes (neuroquímica, neuroimagem, neuromodulação, neurocognição, genômica e proteômica), sendo depois seguido longitudinalmente a médio prazo. Os achados nestes grupos serão comparados com um grupo controle de indivíduos sadios pareados para variáveis demográficas. Através desta estratégia, identificaremos marcadores clínicos e biológicos para: detecção precoce de indivíduos com um risco aumentado para doenças neuropsiquiátricas de maneira geral; discriminação dos diferentes diagnósticos com uma especificidade maior, lançando luz sobre a compreensão dos mecanismos causais de cada uma destas três doenças; e definição de índices preditivos de resposta terapêutica e prognóstico a médio prazo. Além disso, correlacionaremos os achados de alterações em cada uma destas seis abordagens, buscando identificar combinações de marcadores específicos que possam guiar mudanças de conduta clínica. Por fim, exploraremos as seguintes linhas adicionais: investigações de indivíduos da população geral com transtornos subclínicos, que apresentam sintomas psiquiátricos esporádicos, permitindo-nos investigar estádios de transição para esclarecer o continuum entre saúde e doença nas dimensões clínicas e neurodiagnósticas, a fim de fornecer instrumentos confiáveis para o diagnóstico precoce e o desenvolvimento de estratégias preventivas das doenças em questão; estudos clínicos de acompanhamento longitudinal com idosos saudáveis e indivíduos com transtorno cognitivo leve testando a eficácia de tratamentos inovadores; avaliação de alterações moleculares e bioquímicas em cérebros post-mortem de pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar ou doença de Alzheimer e controles sadios, a fim de desvendar vias moleculares e bioquímicas desreguladas comuns e diferenciais em doenças psiquiátricas maiores; e comparações de resultados centrais e periféricos de humanos com os resultados de expressão gênica em modelos animais transgênicos para elucidar os efeitos de genes de risco de desordens psiquiátricas em um nível molecular, numa abordagem translacional. A exequibilidade deste projeto multidimensional exige uma organização sofisticada, com recursos humanos de alto nível e uma rede integrada de laboratórios de altíssima complexidade, compatível com a solidez de estrutura e financiamento proporcionados para os INCTs. Esta estrutura nos dá condições de incrementar o impacto mundial das publicações científicas produzidas ao longo dos próximos anos, fomentar a participação de parceiros internacionais nestas publicações, e gerar produtos com potencial de proteção intelectual e comercialização, como kits diagnósticos ou novas estratégias terapêuticas. Além disso, de forma completamente integrada à geração de novos conhecimentos científicos, a criação do nosso INCT também alavancará fortemente atividades de formação de recursos humanos nos nossos centros no Brasil e no exterior, bem como atividades de transferência de conhecimentos para a sociedade, através da divulgação dos achados de pesquisa sobre biomarcadores de maneira apropriada, por profissionais capacitados e experientes neste tipo de comunicação.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2024
Wagner Franco Molina
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aspectos evolutivos e diversidade citogenética de peixes do arquipélado de são pedro e são paulo, região meso-atlântica.
Resumo:
A ictiofauna do arquipélago de São Pedro e São Paulo, região meso-atlântica, apresenta uma importância evolutiva e econômica significativa. Evolutivamente, essas regiões despertam considerável interesse biológico devido ao seu grau de isolamento geográfico. Levantamentos genéticos preliminares de suas populações e espécies levantaram várias questões sobre sua ictiofauna. Neste projeto são propostas análises conjuntas, utilizando marcadores cromossômicos (convencionais e citogenômicos) e moleculares (sequências mitocondriais e nucleares) e da forma do corpo, por morfometria geométrica (GM). O uso combinado dessas abordagens provou ser eficiente diante da complexidade das situações biológicas identificadas. De fato, abordagens combinadas permitirão caracterizar a evolução cromossômica de diferentes famílias, reconhecendo níveis de variabilidade intra e interespecífica, conectividade genética entre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, regiões costeiras brasileiras e áreas do Caribe, separadas pela barreira do Amazonas/Orinoco barreira e seus padrões de divergência morfológica. A ampliação das análises para um espectro taxonômico e biogeográfico mais amplo, fornecerá informações valiosas sobre o contexto da distribuição espacial da variabilidade genética, envolvendo o arquipélago de São Pedro e São Paulo e ilhas oceânicas adjacentes, que serão úteis na conservação dos recursos marinhos, evolutiva e economicamente importantes, dessas regiões oceânicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
28/11/2019-30/11/2022
Wagner Neves Diniz Chaves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os registros sonoros de théo brandão: identificação e estudo dos itinerários de uma coleção fonográfica
Resumo:
Este projeto tem por objetivo analisar a produção e circulação dos registros sonoros que o antropólogo, etnógrafo e folclorista alagoano Théo Brandão realizou entre 1940 e 1970 e que constituem um dos mais ricos, diversificados e ainda desconhecidos acervos de música tradicional brasileira. Partindo de pesquisa etnográfica nos arquivos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no Rio de Janeiro e no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), em Maceió, instituições que guardam e conservam os arquivos do pesquisador, com este projeto pretende-se, por um lado, identificar e analisar as redes de interações envolvidas nos processos de pesquisa e produção etnográfica de Théo Brandão ao longo de sua trajetória e, por outro, promover um conjunto de ações de salvaguarda desses acervos a partir do tratamento técnico da coleção para fins de disponibilização, consulta pública e pesquisa. Acredita-se que a visibilidade dada a esse conjunto documental suscitará uma série de novos estudos, usos e apropriações por parte de diferentes segmentos da sociedade, pesquisadores, músicos e artistas, grupos e coletivos populares. Situada na interface entre antropologia, etnomusicologia e museologia, a presente pesquisa, em um plano mais geral e comparativo, irá contribuir para a reflexão acerca do lugar dos registros sonoros na construção do campo de estudos de folclore bem como na própria configuração da etnomusicologia, da antropologia e das ciências sociais no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
29/03/2022-31/03/2025
Wagner Rodrigues Valente
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de novos saberes para o ensino e formação de professores que ensinam matemática: relações históricas entre campos disciplinares e profissional
Resumo:
Este projeto de pesquisa trata de estudos históricos sobre a produção curricular em matemática para o ensino e para a formação de professores dos primeiros anos escolares. Utilizando resultados obtidos com o desenvolvimento de projetos anteriores, o estudo dedica-se à análise das relações estabelecidas historicamente entre campos disciplinares (Matemática, Educação Matemática e Ciências da Educação) e campo profissional da docência (professores e suas entidades representativas) envolvidos na produção e sistematização de saberes contidos em documentos curriculares. Mobilizando ferramentas teórico-metodológicas como campo científico (Bourdieu; Hofstetter & Schneuwly), experts (Maxim & Arnold; Hofstetter & Schneuwly) e variação de escalas (Ricoeur), o estudo analisará a produção curricular advinda das ações de cerca de quarenta personagens atuantes desde finais do século XIX até as últimas décadas do século XX, os experts. A pesquisa norteia-se pela seguinte interrogação: Que mudanças ocorreram nas relações travadas ao longo do tempo entre campos disciplinares e campo profissional da docência em matemática resultando em novos saberes sistematizados em documentos curriculares para o ensino e formação de professores?
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
17/02/2022-28/02/2025
Wagner Souza Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
da natureza à ciência - cinco séculos da pesquisa científica no brasil -
Resumo:
Visando contribuir para o entendimento de como se processou o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil e o papel do status de nação independente neste processo, propõe-se uma análise histórica do tema sob a forma de uma palestra a ser apresentada em diferentes escolas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022. Posteriormente, a expansão desta análise propiciará a elaboração de um vídeo-documentário, principal objetivo deste projeto, que contemplará o processo de conhecimento da geo- e biodiversidade brasileira, ilustrada pelo papel dos pesquisadores que realizaram os primeiros estudos desta natureza na região Nordeste do Brasil. Este documentário será distribuido para escolas do ensino fundamental e médio do Estado de Sergipe, porém estará apto a atingir um maior alcance através da sua disponibilização para download nas redes sociais da Fundação Paleontológica Phoenix. Os temas trabalhados estarão relacionados à transversalidade entre processos e eventos que relacionam a Geologia, Biologia e Paleontologia, que compõem a essência da diversidade natural brasileira, auxiliando o seu conhecimento e divulgação ao público em geral e salientando a importância da preservação deste legado natural. O projeto será monitorado em três escolas do Município de Aracaju e duas do Município de Laranjeiras. Contudo, como sua distribuição será online, ele atingirá, de imediato, 80 escolas estaduais subordinadas à Diretoria de Educação de Aracaju, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, bem como outras 242 escolas em 74 municípios do Estado de Sergipe, vinculadas às suas diretorias regionais (DREs).
Instituição/UF/País:
Fundação Paleontológica Phoenix - SE - Brasil
Vigência:
13/09/2022-31/03/2023
Walber Hugo de Brito
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigação das propriedades eletrônicas e térmicas de óxidos complexos e compostos intermetálicos
Resumo:
Óxidos complexos e compostos intermetálicos são conhecidos por exibirem uma grande variedade de propriedades emergentes, incluindo altas respostas termoelétricas. Entretanto, para se obter aplicações comerciais, as propriedades eletrônicas e térmicas desses materiais devem ser bem entendidas. Neste projeto, iremos investigar as propriedades eletrônicas e térmicas do FeGa3-yGey e BaBiO3, que veem atraindo bastante atenção devido a suas propriedades emergentes e possibilidade de estados topológicos não triviais. Primeiramente, queremos entender a cooperação entre as correlações eletrônicas e graus de liberdade da rede e de spin para o aparecimento das propriedades emergentes do FeGa3-yGey, incluindo sua termoeletricidade. No caso do BaBiO3, iremos investigar suas propriedades eletrônicas (incluindo quando o mesmo é dopado com lantânio), além da dinâmica dos fônons e condutividade térmica. Nossos estudos irão combinar ferramentas teóricas e experimentais 'estado da arte', através das quais iremos mapear os ingredientes fundamentais para o desenvolvimento de materiais termoelétricos mais eficientes. Este projeto irá possibilitar a consolidação de uma colaboração recente envolvendo os Professores Walber Hugo de Brito, Valentina Martelli e Júlio Larrea Jiménez. O Prof. Walber é membro do grupo de Física de Muitos Corpos - UFMG (https://sites.google.com/view/muitoscorposfisicaufmg), que possui acesso a infraestruturas de supercomputadores, que serão utilizados para o desenvolvido dos cálculos associados a este projeto. Os Profs. Larrea e Martelli são coordenadores do Laboratório de Materiais Quânticos em condições extremas (https://lqmec.com), que possui a infraestrutura que irá garantir a realização dos experimentos e a execução deste projeto.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
04/04/2022-30/04/2025
Waldecy Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias para ampliação da sustentabilidade econômica e ambiental das atividades agrícolas na bacia hidrográfica araguaia-tocantins com o aporte de tecnologias de sensoriamento remoto espectral
Resumo:
O sensoriamento remoto é uma solução muito interessante, pois possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre, sem a necessidade de um contato direto. Geralmente esses sensores estão presentes em plataformas orbitais como satélites ou aviões. Os afluentes da bacia Araguaia-Tocantins estão em situação crítica. No próprio rio Formoso os moradores da região conseguem caminhar por enormes trechos de areia onde já foi o leito do rio. No rio Dueré, a situação ficou insustentável ainda no mês de junho, quando a Justiça atendeu pedido do MPE (Ministério Público Estadual) e suspendeu a captação de água no rio e determinou a demolição de barragens. O objetivo desta pesquisa é promover tecnologias para otimização do uso e ocupação do solo com o uso sistemático da ARP para sensoriamento remoto, acoplado com sensores especiais no intuito de realizar mapeamentos agrícolas, detectar doenças no início do ciclo de crescimento das culturas e o estresse da colheita nas faixas de infravermelho. Processar e interpretar os dados coletados com as tecnologias de detecção remota hiperespectral e assim permitir diminuir os impactos ambientais na Bacia Hidrográfica Araguaia-Tocantins sobre os corpos hídricos. Com esta pesquisa pretende-se desenvolver uma tecnologia que simultaneamente promova a sustentabilidade econômica e ambiental dos principais cultivos da região (soja, arroz) e a preservação dos recursos hídricos em tempo real por imagens processadas e disponibilizadas em aplicativos de tempo real adaptado a smartphones.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Waldemir Lima dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
projeto geoamazon: estudo de áreas de riscos hidrogeomorfológicos no sudoeste amazônico - estado do acre fase 1: municípios da regional do alto acre.
Resumo:
A bacia do Acre é constituída pela Formação Solimões, caracteristicamente composta de materiais finos (siltitos, argilitos e arenitos) que associada às condições climáticas quente e úmida da região sul-ocidental da Amazônia, torna-se passível de ocorrências de desastres naturais de origem hidrogeomorfológica, tais como movimentos de massa e/ou inundações extremas. A interação entre o ambiente natural e socioeconômico e diretamente ligada com a dinâmica geomorfológica e diversos eventos, como deslizamentos e sedimentação das margens dos rios, são facilmente observados e vinculados, atualmente, a uma possível variação climática. É salutar e importante a realização desta pesquisa para que possa identificar as áreas susceptíveis a desastre hidrogeomorfológico, notadamente nas áreas urbanas, e elaborar propostas que amenizem os prejuízos através da informação às populações atingidas criando uma cultura de prevenção e resiliência a desastres nas cidades de Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil, no Estado do Acre. A pesquisa parte da hipótese de que a população está ocupando áreas de risco, seja de inundações ou secas extremas e/ou áreas com movimentação de massa e, tanto o poder público municipal quanto a própria população não possuem conhecimento suficiente para agir diante de possíveis desastres, ocorrendo em intervalos cada vez menores, com baixo nível de resiliência, gerando danos materiais e humanos. A estratégia metodológica envolve atividades de seleção e coleta de dados em vertentes; reuniões com as prefeituras; elaboração de material iconográfico das áreas de riscos, apresentando a Carta de Risco Geomorfológico Urbano CRISGEU, com caráter técnico-científico inédito para a região acreana; oficinas com a comunidade e com gestores municipais, para socialização dos resultados e orientações. Com isso, haverá conhecimento científico aplicado dando resposta e possível solução a situação real que atinge os municípios acreanos anualmente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Walderez Ornelas Dutra
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
linfócitos t cd4-cd8- como potenciais alvos imunoterapêuticos na doença de chagas: estudos pré-clínicos do bloqueio de ativação, single-cell transcriptome e caracterização in situ
Resumo:
Doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Nosso grupo tem estudado mecanismos imunológicos relacionados ao estabelecimento e progressão da cardiomiopatia decorrente da doença de Chagas (DCh), que está entre as doenças cardíacas mais debilitantes e mortais. Não há vacina para a DCh e nem formas eficazes de impedir o desenvolvimento da cardiomiopatia. Nossos estudos mostraram que as células T CD4-CD8- (duplo-negativas -DN) são as principais fontes de citocinas inflamatórias associadas `a cardiopatia chagásica. Financiados pela FAPEMIG, CNPq e NIH tivemos grande progresso mostrando que: (1) o bloqueio parcial in vitro da ativação de células T DN de pacientes cardiopatas, através da inibição da apresentação de antígeno via CD1d, muda seu perfil inflamatório para anti-inflamatório; (2) este bloqueio age especificamente na população T DN de memória efetora, revertendo seu perfil a um perfil protetor; (3) glicoconjugados são os componentes do parasito responsáveis pela ativação, podendo ser modelos para antagonistas; (4) a manipulação destas células não interfere com outras células imunes, permitindo-as, em tese, exercer suas funções no controle da infecção. Assim, identificamos, pela primeira vez, uma população celular como potencial alvo imunoterapêutico na DCh. Para estabelecer clinicamente esta estratégia, pretendemos aqui responder as seguintes perguntas: (1) o bloqueio de outras moléculas da família CD1 tem função melhor do que o bloqueio com anti-CD1d? (2) o bloqueio funciona em células de pacientes em etapas iniciais da DCh, podendo evitar o estabelecimento sua forma grave? (3) o bloqueio altera o controle parasitário? (4) estas células estão presentes no infiltrado inflamatório cardíaco? Com um grupo de cientistas internacionais de experiência complementar, realizaremos ensaios pré-clínicos humanos, visando o desenvolvimento de intervenções imunológicas e a identificação de biomarcadores de progressão da doença para subsidiar seu futuro uso.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Waldir Ferreira de Abreu
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
formação de professores/as na tríplice fronteira amazônica brasil-peru-colômbia: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa
Resumo:
Este projeto que recebe o título FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa, é fruto de inquietações que foram suscitadas das reflexões advindas da relação direta e de conversação de professores/as vinculados/as a universidades de América Latina: UFPA, UFAM, UFAP, UNSA(ARG), com o objetivo de Analisar a formação de professores/as na tríplice fronteira amazônica Brasil-Peru-Colômbia, tendo como referêncial a decolonialidade e interculturalidade crítica, e como formação tem contribuído no processo de ensino apredizagem das crianças das escolas públicas dos municípios Brasileiro, Peruano e Colombiano da trípice fronteira Pensar as Amazônias nos remete a múltiplos significados pela realidade sociocultural e territorial que abrange. Significados esses que precisam ser compreendidos pelos próprios amazônidas, como sujeitos que podem mudar o pensamento colonial, preconceituoso, criado pelos exploradores deste território, que o percebem como matéria prima infinita para a exploração do capital. Um território tradicional, ocupado por sujeitos que têm sua identidade e modos de vida próprios com estreita relação com a fauna e a flora e que possuem conhecimentos tecidos historicamente no enredo da oralidade e experiências no cotidiano de gerações. Apesar da ideia romantizada estar impregnada no imaginário social, entendemos que as Amazônias são muito mais que uma extensão geográfica, são lugares, territórios onde os sujeitos são possuidores de um modo singular e diverso de viver e se relacionar, e sua própria forma de produzir conhecimentos que divergem da forma hegemônica e aceita cientificamente. (PORTO GONÇALVES, 2005)
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Wallace Alves Barroso
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
popularizando a ciência
Resumo:
A popularizar as práticas cientificas, a escola também é um espaço de extrema importância para realizar pesquisas. Então, o presente projeto o qual estamos submetendo ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico CNPq traz como proposta a instigação dos nossos alunos a fazer uma amostra cientifica daquilo que é realizado no dia a dia da comunidade, onde eles estão inseridos. O presente trabalho busca desenvolver ciência a partir de saberes tradicionais que envolve a comunidade o qual a escola está inserida. Práticas comuns também é ciência quando se torna objeto de análise. Nesse viés, faremos um levantamento dentro da nossa comunidade de práticas e saberes trazidos pelo povo, que podem ser objetos de conhecimento. Desta forma teremos como principal metodologia, a realização de oficinas pelos professores membros desse projeto, assim também como nossos alunos. Desta forma será coletado dados ao longo da realização das oficinas, e junto aos nossos alunos será analisado e a partir disto feitos resumos para apresentação no dia 10 a 14 de outubro.
Instituição/UF/País:
Prefeitura Municipal de Tangará - RN - Brasil
Vigência:
24/09/2022-31/03/2023
Walter Collischonn
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
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Currículo
Título do Projeto:
hidrologia continental da américa do sul no antropoceno
Resumo:
As intervenções humanas no sistema terrestre já levam alguns cientistas a denominar o período atual de Antropoceno. No que se refere à água, a humanidade está modificando severamente o ciclo hidrológico, com alterações no fluxo de vapor da superfície para a atmosfera, e no armazenamento de água em reservatórios e aquíferos e por alterações no ciclo dos sedimentos e na qualidade da água. As interações econômicas e as obras de infraestrutura atingem escalas espaciais cada vez maiores, em que são necessários estudos e ferramentas adequados para a análise e resolução de problemas. Com relação às mudanças climáticas, a maioria das análises de possíveis impactos sobre os recursos hídricos no Brasil enfatiza regiões relativamente pequenas, e foca em resultados como a disponibilidade média da água. Na presente proposta pretende-se analisar os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos de toda a área continental da América do Sul. Ao mesmo tempo serão realizadas análises de disponibilidade de água média e de situações críticas, associadas aos eventos extremos de secas e cheias. Os resultados serão avaliados em termos de vazão, como ocorre em muitos estudos, e em termos de evapotranspiração potencial, evapotranspiração real, armazenamento de água em aquíferos e balanço hídrico do solo. A metodologia será baseada na aplicação do modelo hidrológico MGB em toda a área continental. Inicialmente será investigada a capacidade deste modelo em representar as modificações da vazão e de outras variáveis (armazenamento de água, evapotranspiração) durante períodos anomalamente úmidos ou secos, como os últimos anos na região Sudeste e na região Centro-Oeste. Caso necessário, a estrutura do modelo será aprimorada. As possíveis respostas da sociedade, na forma de alteração da quantidade, da localização, e do timing do uso da água para irrigação, e na alteração da infraestrutura hídrica, também serão investigadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Walter da Cruz Freitas Júnior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
superfícies refletoras aéreas inteligentes em sistemas cell-free mimo massivo para comunicação em alta velocidade
Resumo:
Superfícies refletoras inteligentes (IRSs) são consideradas uma das principais tecnologias em comunicação móvel de sexta geração (6G). As IRSs são compostas por um controlador inteligente e uma matriz refletora. O controlador inteligente é conectado ao transmissor para controlar a matriz refletora. Esta matriz é composta de vários elementos de baixo custo, cada um dos quais é uma estrutura de sub-comprimentos de onda que podem controlar independentemente a fase do sinal refletido. Em um sistema MIMO massivo sem célula (cell-free), vários pontos de acesso (APs) distribuídos atendem simultaneamente vários usuários na área de cobertura sob o controle de uma unidade central de processamento (CPU). Especificamente, a CPU controla todos os APs para servir conjuntamente os usuários programando os recursos para alcançar uma transmissão coerente. Desta forma, elimina-se o limite de célula e mitiga-se a interferência intercelular e o limite de capacidade em redes celulares. Comunicações sem fio em alta mobilidade, levam a uma diminuição do tempo de coerência e causam um alto desvio Doppler, o que leva à interferência em modulações multiportadoras. Motivado por essas razões, este projeto estuda um cenário cell-free MIMO massivo, em que vários APs atendem simultaneamente um usuário móvel de alta velocidade através de IRSs aérea (AIRSs). Para superar a influência do efeito Doppler e reduzir a potência de transmissão total dos APs, esse projeto propõe IRS aéreas para compensação do desvio Doppler, assim como uma estratégia de transmissão otimizada. O uso de IRSs aéreas para realizar a compensação do desvio Doppler (em vez de usar APs) diminui a complexidade de formatação dos feixes nos APs. A otimização conjunta do vetor de compensação das IRS aéreas, vetor de formatação de feixe e alocação de potência de cada AP, minimiza a potência de transmissão total (ou outro objetivo de otimização de interesse), e assim satisfaz os requisitos de eficiência energética esperados para o 6G.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Walter Orlando Beys da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise secretômica de metarhizium anisopliae relacionada ao biocontrole do carrapato bovino rhipicephalus microplus
Resumo:
O fungo Metarhizium anisopliae é um dos agentes de controle biológico mais aplicado em todo o mundo, apresentando uma ampla variedade de hospedeiros, incluindo pragas com impacto na saúde pública, agricultura e pecuária, tais como o carrapato bovino, Rhipicephalus microplus, um dos ectoparasitas de maior impacto econômico no mundo. Devido ao uso intenso de acaricidas químicos, já existem muitas cepas de carrapato circulantes com resistência a múltiplos acaricidas comerciais, tornando o biocontrole uma necessidade imediata. Porém, para consolidação do controle biológico do carrapato como prática comercial, estudos visando um melhor entendimento do processo de infecção do hospedeiro são necessários. A importância destes estudos está relacionada ao fato de que, durante o processo de infecção, diversas proteínas são expressas, mediando a eficiência do biocontrole. Frente a isso, o presente projeto baseia-se na identificação e caracterização de componentes moleculares envolvidos na infecção do carrapato bovino, incluindo proteínas diferencialmente expressas entre isolados de baixa e alta virulência. A elucidação dos aspectos moleculares desta relação patógeno-hospedeiro é fundamental para a otimização do biocontrole, possibilitando o futuro desenvolvimento racional de formulações, além da busca orientada de isolados mais virulentos e específicos para o controle do carrapato bovino.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Walter Teixeira Lima Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
jornalismo hiperlocal via aplicativo lupanh 2.0
Resumo:
Por intermédio de tecnologias digitais conectadas, o projeto experimental visa à elaboração de arcabouço teórico interdisciplinar na área de Jornalismo Hipelocal e a criação, desenvolvimento e utilização de aplicativo para telefones celulares, estabelecendo a configuração de ambiente comunicacional (conversação) e de deliberação comunitária, objetivando à formação de inteligência social hiperlocal. O objetivo principal é o estabelecimento de esfera pública interconectada, composta pela coesão coletiva, pois não há, pela mídia tradicional, a visibilização da falta de infraestrutura básica que abarca espaço geográfico do bairro de Novo Horizonte (Macapá/AP). Isso deve-se ao enfraquecimento da mídia regional, em função do enxugamento das redações e a não cobertura do fato no local do acontecimento. Assim, o surgimento de um sistema de mídia híbrido, teorizado como Ecologia das Mídias, possibilita a emergência de novas formas de produzir e consumir informação de relevância social, produzidas por atores sociais locais. Para a configuração de ambiente participativo, serão fornecidas condições de visibilidade à comunidade e a tomada de decisões de forma colaborativa, possibilitando o envolvimento cívico, a coprodução e o compartilhamento de informações. Para isso, será utilizada as redes sociais e a partir de informações coletadas, via aplicativo de coleta de dados hiperlocal (Lupa NH 2.0), publicizar os graves problemas de infraestrutura, como a falta de serviços nas áreas de água potável; coleta e tratamento de esgoto; iluminação pública; calçadas; asfalto; limpeza urbana. Para elaboração de conteúdos coletados pelos estudantes da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, serão ministradas oficinas para os alunos sobre Fundamentos do Jornalismo; Redação Jornalística; Fotojornalismo; Radiojornalismo; Telejornalismo; Convergência Midiática, ministradas por estudantes do curso de Jornalismo. O aplicativo LupaNH será disponibilizado no GiTHub (licença open source).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Wanda Maria Junqueira de Aguiar
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pesquisa-trans-formação e a categoria dimensão subjetiva como recursos teórico-metodológicos para apreensão e transformação da realidade educacional.
Resumo:
O que justifica a importância deste trabalho é a postura pedagógica e política de que todo ato educacional deve sempre ser mediado pelo lastro do compromisso social com a transformação da realidade. Essa intencionalidade é potencializada na parceria entre dois grupos de pesquisa que se propõem a realizar as ações aqui desenhadas: o Grupo Atividade Docente e Subjetividade da PUC-SP e o Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias da UNITAU. O Posicionamento Ativista Transformador, a Psicologia Sócio-Histórica e a Pedagogia Histórico-Crítica possibilitam a compreensão da realidade como dialética e historicamente constituída. Partindo desse referencial, apresentamos a questão central desta pesquisa: a utilização da categoria Dimensão Subjetiva permite maior visibilidade aos aspectos de natureza subjetiva, constituídos pelos sujeitos, individual e coletivamente, na dinâmica da sociedade? Como se dá este processo? A compreensão desta dimensão subjetiva constitutiva da realidade objetiva, poderá criar melhores condições de apreensão da realidade em tela e, assim, da produção de formas mais adequadas para transformá-la? Utilizamos os recursos teórico-metodológicos propostos pela Pesquisa-Trans-Formação para orientar e fundamentar nossa pesquisa, para tanto são planejados dois momentos: 1) constituição de situações de formação, em um processo colaborativo e crítico, por meio da organização de grupos de reflexão sobre temas considerados relevantes pelos educadores, 2) análise e interpretação das informações produzidas nos grupos por meio do procedimento Núcleos de Significação. Pretendemos, portanto, contribuir para o aprofundamento teórico da categoria Dimensão Subjetiva e da proposta de Pesquisa-Trans-Formação, envolvendo os pesquisadores e instituições participantes em redes colaborativas para implementar novas propostas na interface ensino, pesquisa e extensão no campo educacional brasileiro.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
29/09/2022-30/09/2025
Wanderleia Quinhoneiro Blasca
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
interfaces digitais na saúde auditiva do idoso um projeto multicentrico entre brasil e canadá
Resumo:
O Brasil está passando por uma transição demográfica caracterizada pelo aumento da população idosa. Nesse contexto, o sistema de saúde brasileiro precisa estar preparado para atender essa nova população. O envelhecimento é um processo progressivo, degenerativo e inevitável, compreendendo uma série de mudanças fisiológicas. A perda auditiva é uma dessas mudanças que, por vezes, gera dificuldades na comunicação do idoso, resultando no seu isolamento social. O Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) torna-se um importante auxiliar para a ressocialização dos idosos. Para tanto, se faz necessário um trabalho efetivo de orientação e aconselhamento, além do envolvimento do paciente e sua família em todo o processo. Sendo assim, foi realizada uma revisão sistemática de literatura para melhor compreensão dos motivos que levam a população idosa com perda auditiva a não aderirem ao tratamento. Os resultados demonstraram: a dificuldade de uso e manuseio, a falta de orientação adequada por parte dos profissionais, e a falta de uma rede de apoio, constituída pela família, amigos e cuidadores. Desta forma, esse projeto tem como objetivo criar uma interface digital, para dispositivos móveis, com um programa de treinamento para orientação e aconselhamento sobre o processo de reabilitação auditiva do idoso e analisar sua efetividade na qualidade de vida do indivíduo. O projeto será realizado em parceria com o Laboratório de Audição e Envelhecimento do Centro de Pesquisa do Instituto Universitário de Geriatria de Montreal - Centre de Recherche de l'institute universitaire de gériatrie de Montréal CRIUGM (Canadá), abarcando a experiência desses centros de pesquisa na área do envelhecimento. O trabalho contemplará as etapas de criação da interface digital; a etapa de avaliação, primeiramente sendo realizada por pares e, posteriormente, pelos indivíduos idosos com deficiência auditiva e parceiros de comunicação, como também, desenvolvimento e avaliação na língua inglesa.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
11/02/2022-28/02/2025
Wanderley de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biologia celular de protozoãrios patogënicos
Resumo:
Neste projeto um grupo de pesquisadores (10 doutores com vínculo, 11 doutores bolsistas, 5 doutorandos, 4 mestrados, e 10 estagiários de IC) pertencentes a 3 instituições localizadas no estado do Rio de Janeiro, que têm atuado na área da biologia celular de protozoários patogênicos (T. cruzi, Leishmania amazonenses, T. gondii, Plasmodium sp., G. intestinalis, T. vaginalis e T. foetus) usando modernas técnicas microscópicas para o estudo da organização estrutural desses protozoários. Esta proposta se propõe a utilizar técnicas bioquímicas e moleculares (eletroforese uni e bidimensional, proteômica e localização de proteínas por métodos imunocitoquímicos), associadas a técnicas microscópicas, que permitem analisar o papel estrutural e funcional de proteínas específicas em aspectos tais como (a) a biogênese e a manutenção de determinadas estruturas que constituem o citoesqueleto dos protozoários, (b) a associação entre proteínas para a organização de estruturas mais complexas, e (c) o papel funcional de cada proteína. Também utilizaremos técnicas que permitem interferir na síntese de proteínas pré-selecionadas, usando RNA de interferência (RNAi) e CRISPR-Cas9. As proteínas-alvo serão localizadas seja por métodos imunocitoquímicos de alta resolução ou por etiqueta proteica. As consequências do bloqueio da síntese de determinadas proteínas na organização estrutural do patógeno e as alterações funcionais advindas, incluindo a capacidade do protozoário interagir com células do hospedeiro, serão analisadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
26/03/2022-31/03/2025
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