Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vera Lucia Pontes dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • simpósio intermunicipal de pesquisa e tecnologia na educação básica: a função social da universidade em debate – sinpete
  • O SINPETE tem como tema: “Ciência e Universidade: pesquisa e extensão na produção do conhecimento e do desenvolvimento sustentável para as atuais e futuras gerações”. O tema remete ao debate sobre o papel da universidade enquanto instituição promotora do conhecimento científico e tem como escopo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre outras questões, os ODS tratam de erradicação da pobreza, trabalho decente, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e redução de desigualdades. O Simpósio propõe-se a um ciclo de debates intermunicipal que fomente a reflexão, a troca de experiências, a socialização e a popularização da ciência, tecnologia e inovação, numa interface Universidade-Escola, em torno da seguinte questão-problema: qual o papel social da universidade na produção e disseminação do conhecimento científico para o desenvolvimento sustentável? A realização e o estímulo de ações que fomentem o necessário desenvolvimento de práticas sustentáveis na escola, incentivando a integração entre ciência, tecnologia e inovação no ambiente escolar e para além dele, contribui para fortalecer a popularização e a divulgação científica dos ODS, inspirando e engajando jovens em ações e políticas de desenvolvimento sustentável. O fomento de práticas de desenvolvimento sustentável na escola, orientadas pelo tripé ciência-tecnologia-inovação, possibilita que “os cidadãos estejam preparados para atuar em decisões importantes e participar mais de perto dos avanços tecnológicos e científicos para a sociedade. Para isso, uma formação científica básica, desde o início do processo escolar, é fundamental” (UNESCO, 2022, p. 1), o que pode ser viabilizado através da atuação conjunta das municipalidades e da universidade, ao implementar ações de pesquisa e extensão.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Vera Lucia Tieko Suguihiro

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • aplicação de recursos públicos em políticas sociais: uma análise dos custos em municípios paranaenses
  • Em 2009, o Decreto Presidencial 7.053/09, instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Inter setorial de Acompanhamento e Monitoramento. O Estado assume a responsabilidade de dar atendimento à esta população de rua, desempenhando com eficiência o seu papel de articulador entre as diferentes áreas das políticas públicas, como medida de proteção social. Os problemas envolvendo esse público é tratado no âmbito da assistencial social de caráter pontual, o que não tem mitigado as condições de vulnerabilidade desta população que vive o cotidiano de sem emprego, sem teto, sem saúde, sem alimento, mantendo-os sob o manto da invisibilidade. O estudo parte do pressuposto de que o problema deve ganhar relevância no âmbito das políticas públicas, tendo por base a confluência de ações, em uma perspectiva intersetorial. A pesquisa tem por objetivo compreender a aplicação dos recursos das diversas políticas públicas de atendimento à população de rua, de modo a calcular, analisar e avaliar os custos e os gastos incorridos nas políticas públicas nas áreas da saúde, assistência social, habitação, em uma perspectiva intersetorial. A pesquisa terá como campo empírico os municípios de Londrina, Apucarana e Cornélio Procópio, região norte do Paraná, para uma melhor compreensão do fenômeno nos diferentes contextos (porte dos municípios analisados - 2019,2020 e 2021), levando em consideração áreas georreferencidas das Instituições de Ensino Superior/ Paraná, participantes da pesquisa. Optou-se por uma metodologia que permite articular a investigação de base quantitativa e qualitativa, garantindo a integração dos dados. A pesquisa contará com análise documental, estudos bibliográficos, legislações e regulamentos da administração pública. Serão realizadas entrevistas com gestores municipais para coleta de dados referentes aos recursos aplicados nas referidas políticas públicas, tendo os custos das políticas públicas como objeto central de investigação.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025