Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rodrigo Casquero Cunha

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • desenvolvimento de uma vacina contra rhipicephalus microplus
  • Rhipicephalus microplus é responsável por grandes perdas econômicas na pecuária bovina. Com o estabelecimento de populações resistentes a acaricidas, uma das alternativas para controlar este carrapato seria o desenvolvimento de uma formulação vacinal eficaz contra estas populações. Porém, os imunógenos disponíveis atualmente não apresentam proteção satisfatória. Portanto, pretende-se testar a campo uma formulação vacinal já desenvolvida e que apresentou alta porcentagem de eficácia em condições controladas. A principal questão é se a formulação vacinal vai manter o alto nível de proteção evidenciado em teste com bovinos estabulados, sendo o fator chave para a transferência de tecnologia para a indústria farmacêutica veterinária que, a cada interlocução, nos cobram estas informações. Nossa hipótese é que a nossa formulação vacinal irá apresentar um alto nível de proteção nas populações vacinadas. O que é plausível por já ter apresentado 98,69% de eficácia, associado a uma resposta duradoura, em desafio intenso com 6.000 larvas de R. microplus. Portanto, já existe um sistema de expressão de uma proteína recombinante, composta por porções conservadas das proteínas Bm86-CG e RmLTI de R. microplus fusionadas a um peptídeo estimulador de células Th, presente no primeiro domínio do FrC da toxina tetânica, que será produzida, purificada, quantificada e caracterizada por Western blotting e irá compor uma formulação vacinal, conforme metodologias já estabelecidas, que será inoculada em bovinos de três fazendas situadas na região sul do Rio Grande do Sul, onde o carrapato trás grandes perdas, sendo 30 vacas leiteiras, 50 terneiro de corte e 30 terneiros de zona livre de carrapato. Serão avaliados os efeitos da vacinação na infestação por carrapatos, no perfil de resistência dos carrapatos a acaricidas, na parasitemia por agentes da tristeza parasitária bovina (TPB), na cinética de anticorpos e na transcrição de genes de citocinas pró-inflamatória.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rodrigo Cesar Fernandes Barbosa

Outra

Multidisciplinar
  • feira de ciências e mostra científica cienciando: promovendo o desenvolvimento científico no município de seropédica-rj.
  • Atividades de extensão e cultura são importantes instrumentos que promovem integração e troca de saberes com a comunidade. Dentre as formas de desenvolver esta interação, a realização de atividades presenciais, atrelada à utilização de ferramentas comuns ao cotidiano dos membros da comunidade, como as mídias digitais, constitui uma importante estratégia para promover a divulgação e popularização do conhecimento científico e tecnológico. Neste sentido, este projeto tem por objetivos a realização de uma feira de ciências e mostra científica que contará com a participação de alunos de escolas públicas do Ensino básico do Município de Seropédica, situado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a serem realizadas nas modalidades presencial e remota, de acordo com as necessidades de isolamento/distanciamento social impostas pela pandemia de COVID-19, e considerando o estágio de imunização da comunidade e dados epidemiológicos atualizados, durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com as atividades presenciais a serem realizadas nas dependências do Instituto de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, situada no Município de Seropédica, e a programação online a ser transmitida pelo canal do Grupo de Extensão Cienciando no YouTube (Canal Cienciando). Além da exposição dos trabalhos científicos elaborados por alunos de escolas públicas do Ensino Básico do Município, será realizada uma mostra científica com experimentos adaptados pelo Grupo de Extensão Cienciando e demais colaboradores, para execução em salas de aula, através da utilização de materiais de baixo custo. Serão ainda elaborados kits de experimentação para serem fornecidos gratuitamente às escolas participantes. Todas as atividades realizadas no âmbito deste projeto serão registradas em meios audiovisuais, para disponibilização nas plataformas digitais do grupo, como Facebook, Instagram e YouTube®, como forma de potencializar a divulgação científica realizada.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rodrigo Cesar Fernandes Barbosa

Outra

Multidisciplinar
  • a história das ciências no brasil como fator motivador para a popularização da ciência, tecnologia e inovação
  • Atividades de extensão e cultura são importantes instrumentos na promoção da integração e troca de saberes entre Academia e comunidade. Dentre as abordagens utilizadas para promover o interesse da comunidade sobre as atividades realizadas na Universidade, a manutenção dos registros históricos e a difusão destes conhecimentos para a comunidade, e a demonstração de que o progresso da ciência e da tecnologia são promovidos por pessoas normais, tem o poder de promover o sentimento de pertencimento e de que o indivíduo é capaz de fazer parte e ser protagonista das revoluções científicas e tecnológicas. De forma igualmente importante, a utilização de ferramentas comuns ao cotidiano dos membros da comunidade, como as mídias digitais, constitui importante estratégia para promover a divulgação e popularização do conhecimento científico e tecnológico. Desta forma, este projeto tem por objetivos a realização de experimentos com materiais de baixo custo, sobre temas escolhidos após ampla revisão bibliográfica acerca do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, desde a Proclamação da República, até os dias de hoje. Estes experimentos serão voltados para alunos do Ensino Básico das redes públicas de ensino, em atividades que ocorrerão com alternância entre a visitação das escolas atendidas pelo projeto ao Instituto de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e visitação dos integrantes do projeto às escolas parceiras. Durante a realização da 19ª Semana Nacional de Ciência e tecnologia (19ª SNCT), serão realizadas oficinas de CT&I e Mostra Científica abertas à comunidade. Todas as atividades serão transmitidas em forma de live com interação com o público espectador, e posteriormente estes conteúdos permanecerão disponíveis nas mídias sociais do projeto, ampliando desta forma o alcance e impacto desta iniciativa. Serão ainda elaborados de kits para realização dos experimentos propostos, os quais serão fornecidos gratuitamente às escolas parceiras.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Nov 19 00:00:00 BRT 2022-Wed May 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rodrigo Cezar Franzon

Ciências Agrárias

Agronomia
  • melhoramento genético de pessegueiro para baixa necessidade em frio e resistência a bacteriose
  • A persicultura é uma importante atividade agrícola no Brasil. Entretanto, as mudanças climáticas, principalmente o aumento de temperatura, têm favorecido problemas na produção de fruteiras de clima temperado, como um acúmulo de frio insuficiente para quebra de dormência, resultando em inadequada floração/brotação e baixa produção, além de favorecer a ocorrência de doenças como a bacteriose. Embora existam cultivares disponíveis, obter genótipos com maior plasticidade de adaptação e resistentes/tolerantes a estresses bióticos e abióticos torna-se fundamental para contornar estes problemas. Assim, busca-se a obtenção de genótipos com baixa necessidade em frio (inferior a 150 h ≤ 7,2°C), mais resistentes a doenças e produtores de frutas de alta qualidade. A hipótese é de que cultivares com maior plasticidade e resistência à bacteriose, para a qual não há um controle eficiente, poderão mitigar estes efeitos adversos. Visando otimizar a proposta, será avaliado germoplasma que já se encontram em testes de interação genótipo x ambiente em unidades de observação no sul e sudeste do Brasil, bem como serão avaliadas populações de seedlings no CPACT e realizadas novas hibridações visando a obtenção de populações segregantes. Concomitantemente, será desenvolvido e validado um teste de DNA baseado em marcadores SSR, visando implementar o uso de seleção assistida para resistência a bacteriose (Xanthomonas arboricola pv. pruni), uma das principais doenças em pessegueiro. Para isso, marcadores SNPs identificados em regiões genômicas associadas com resistência ao patógeno em trabalhos anteriores serão convertidos em marcadores SSR. A capacidade de predição dos marcadores SSR selecionados será confirmada em populações de seedlings F2 e, uma vez validados, poderão auxiliar na seleção dos genitores para hibridações e na combinação de alelos favoráveis, bem como na seleção de seedlings promissores e no descarte precoce daqueles que apresentam combinações alélicas desfavoráveis.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rodrigo Coelho Barros

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • adaptação de domínio em deep learning para análise de imagens médicas
  • Modelos de redes neurais profundas (mais conhecidas pelo termo em inglês Deep Learning) têm sido amplamente aplicados em imagens médicas para problemas como segmentação, diagnóstico assistido por computador, registro, dentre vários outros. Algoritmos para Deep Learning são, em geral, treinados sobre conjuntos de dados anotados e preferencialmente aplicados no mesmo contexto em que foram originalmente propostos, seguindo a premissa básica do Aprendizado de Máquina onde os dados são independentes e identicamente distribuídos (iid). Na área de imagens médicas, no entanto, é fundamental que os modelos gerados possam ser abrangentes e robustos a variações nas imagens ocasionadas por fatores externos como troca de equipamento, mudança na calibragem do software de aquisição, variação no nível de contraste, entre outros. Sabe-se que essas variações causam um problema conhecido como domain shift, ou variação de domínio, caracterizado pela diferença da distribuição dos dados referente ao domínio no qual o modelo será aplicado em relação à distribuição do domínio no qual o modelo foi originalmente treinado. Devido a esta discrepância entre domínios, ocorre perda significativa na eficácia dos modelos treinados, impossibilitando a adoção em escala dos mesmos em áreas importantes e estratégicas, como é o caso da análise de imagens médicas. Devido à frequência alta da ocorrência de variações de domínio no contexto médico, este trabalho se propõe a desenvolver novas abordagens para a área de Unsupervised Domain Adaptation, que sejam capazes de explorar as características das imagens médicas para transformar o conhecimento de modelos entre domínios sem qualquer supervisão.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rodrigo Damaceno dos Santos

Outra

Multidisciplinar
  • comemoração ao bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil: torneio de robótica do centro de ensino médio 03 do gama
  • Em comemoração ao BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, busca-se a realização de um torneio de robótica interescolar com as modalidades "Seguidor de Linha" e "Sumobot" e mostra dos trabalhos desenvolvidos na oficina de robótica, a ser realizado no Centro de Ensino Médio 03 do Gama no mês de Outubro de 2022. O objetivo principal do evento é fomentar a Robótica educacional, em especial a divulgação e prática de suas modalidades competitivas. O público-alvo será estudantes de todas as escolas de nível médio, públicas e privadas, do Distrito Federal. Espera-se a participação de, ao menos, 10 equipes competidoras formadas por de 4 a 8 estudantes cada, com a distribuição de certificados de participação, medalhas e troféus para as equipes campeãs.
  • Centro de Ensino Médio 03 do Gama - DF - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rodrigo de Souza Amaral

Outra

Divulgação Científica
  • snct na amazônia: ciência, tecnologia e inovações como ferramentas para o desenvolvimento dos povos da floresta
  • O evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) proporcionará aos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, distribuídos em 15 municípios do Amazonas, uma oportunidade de realização de inúmeras atividades que abordem a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações como ferramentas para o desenvolvimento dos povos da floresta, sendo uma oportunidade de promover a difusão do conhecimento científico e de tecnologias inovadoras focadas tanto na conservação da maior floresta tropical da mundo, quanto no desenvolvimento das comunidades ribeirinhas, à na inovação de produtos, processos e serviços, e na geração de oportunidade econômica para redução das desigualdades, transformação econômica e inclusão das camadas sociais mais vulneráveis da Amazônia. Diante disso, serão realizadas atividades que apontem possibilidades de inovação nos ambientes escolares do IFAM e das instituições colaboradoras, e do ensino público das redes Municipal e Estadual, além de atividades que dialoguem com as comunidades ribeirinhas, com os indígenas, com as lideranças femininas, microempreendedores e com outras comunidades mais distantes. Serão desenvolvidas ainda atividades inclusivas para pessoas com necessidades especiais e idosos. O evento da SNCT promoverá exposições, mostras, oficinas e palestras voltadas para a prática de metodologias inovadoras a serem aplicadas no processo de ensino aprendizagem, além da produção de material didático de apoio e ações de divulgação e socialização de conhecimentos científicos, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas, mas, sobretudo de saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia. A proposta pretende também consolidar o evento da SNCT especialmente no interior do Amazonas, possibilitando a expansão das atividades para municípios vizinhos àqueles que o IFAM já atua, e como já vêm sendo executado nas edições anteriores.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Rodrigo Della Méa Plentz

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeitos da estimulação elétrica de corpo inteiro no pós-operatório de transplante pulmonar
  • O transplante (Tx) pulmonar trata-se de uma opção de tratamento para pacientes com doença pulmonar crônica em estágio avançado, visando aumentar a sobrevida. A reabilitação precoce é fundamental após o Tx. A estimulação elétrica neuromuscular (EENM) é reconhecida por reduzir a fraqueza muscular e melhorar a capacidade funcional quando aplicada nos músculos periféricos de pacientes com doenças crônicas como doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência cardíaca e doença renal crônica. A estimulação elétrica de corpo inteiro (EECI) trata-se de uma tecnologia inovadora que permite o fortalecimento da musculatura do tronco, membros superiores e inferiores simultaneamente, potencializando os efeitos sobre o trofismo muscular em um período de intervenção reduzido. Até o presente momento o efeito da EECI em pacientes pós Tx pulmonar é desconhecido, não existem evidências sobre este recurso na reabilitação imediata de transplantados. Hipotetiza-se que a EECI associada à fisioterapia convencional possa evitar a perda de massa e força muscular, favorecendo a saída precoce do leito, melhorando a funcionalidade e reduzindo o tempo de internação hospitalar e a mortalidade. Ensaios clínicos com indivíduos saudáveis, idosas sedentárias, pacientes com lesão medular incompleta e com câncer em estágio avançado demonstram o efeito da EECI sobre o aumento da força e da espessura muscular, assim como a segurança da terapia. Para confirmar nossa hipótese, será conduzido um ensaio clínico randomizado com pacientes submetidos à Tx pulmonar; estes serão alocados para receber EECI mais fisioterapia convencional ou apenas fisioterapia convencional imediatamente após o Tx e os desfechos avaliados serão: mortalidade, arquitetura e força muscular, função pulmonar, capacidade funcional, funcionalidade, tempo de permanência em unidade de terapia intensiva (UTI) e hospitalar, dano muscular e perfil inflamatório.
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rodrigo do Tocantins Calado De Saloma Rodrigues

Ciências da Saúde

Medicina
  • efeito de um171 na expansão in vitro de células-tronco hematopoéticas de pacientes com telomeropatias
  • As telomeropatias são um grupo de doenças raras causadas por defeitos genéticos mendelianos nos mecanismos de manutenção dos telômeros. Telômeros são sequências repetitivas de hexanucleotídeos nas terminações dos cromossomos lineares que, quando criticamente curtos, podem desencadear instabilidade cromossômica, senescência ou apoptose. Mutações em genes da biologia dos telômeros são etiológicas nas telomeropatias e levam à regeneração celular deficiente que afeta mais frequentemente a medula óssea, mas também pode acometer pele, pulmões e fígado, além de predispor ao câncer. O principal tratamento da falência medular de pacientes com telomeropatias é o transplante alogênico de medula óssea, dificultado pela disponibilidade de doadores compatíveis e complicações do regime de condicionamento. A molécula UM171 vem sendo utilizada com sucesso na expansão ex vivo de células-tronco hematopoéticas (CTHs) de cordão umbilical para transplantes de pacientes com doenças hematológicas. Nosso grupo de pesquisa obteve resultados promissores utilizando UM171 para expandir CTHs de medula óssea de pacientes com anemia aplástica adquirida imune sem indução de alterações genéticas ou erosão nos telômeros após cultivo. Nossa hipótese é de que CTHs de pacientes com telomeropatias podem ser expandidas in vitro com UM171 de maneira eficiente e segura sem causar instabilidade genômica ou senescência. Propomos estabelecer uma plataforma de cultivo e expansão de CTHs desses pacientes utilizando UM171. Testaremos a estabilidade genômica, a dinâmica telomérica e o potencial de enxertia dessas CTHs em modelo murino de xenotransplante. Os resultados obtidos serão necessários para a condução de ensaios clínicos utilizando CTHs expandidas com UM171 para transplante autólogo em telomeropatias. Tal estratégia pode restabelecer a hematopoese nesses pacientes, evitando complicações dos transplantes alogênicos, além de diminuir os custos para o SUS para o tratamento dessas e de outras complicações recorrentes nos pacientes, como transplantes de outros órgãos (fígado, pulmão) e tratamentos de câncer.
  • Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto - SP - Brasil
  • Tue Dec 08 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rodrigo do Tocantins Calado De Saloma Rodrigues

Ciências da Saúde

Medicina
  • efeito de um171 na expansão in vitro de células-tronco hematopoéticas de pacientes com telomeropatias
  • Telômeros são sequências repetitivas de hexanucleotídeos localizados nas extremidades dos cromossomos lineares que, quando criticamente curtos, podem desencadear instabilidade cromossômica, senescência ou apoptose. Variantes patogênicas em genes envolvidos na biologia dos telômeros podem levar ao encurtamento excessivo dos telômeros e à doenças (denomidadas telomeropatias) que acometem mais frequentemente a medula óssea, mas também a pele, pulmões, fígado e predispõem ao câncer. O tratamento mais efetivo para a falência medular de pacientes com telomeropatias é o transplante alogênico de medula óssea, mas que é restrito pela pouca disponibilidade de doadores compatíveis, comorbidades e complicações do condicionamento. A molécula UM171 é capaz de expandir ex vivo células-tronco hematopoéticas (CTHs) de cordão umbilical em laboratório e já foram utilizadas com segurança em transplantes de pacientes humanos. Recentemente, obtivemos resultados promissores do uso pré-clínico de UM171 na expansão de CTHs de medula óssea de pacientes com anemia aplástica imune. Nesses casos adquiridos de mecanismo imune, a UM171 promoveu expansão efetiva de progenitores hematopoéticos sem indução de alterações cromossômicas, genéticas ou erosão telomérica observáveis. No presente projeto, planejamos avaliar se UM171 é capaz de expandir CTHs de pacientes com telomeropatias de maneira eficiente e segura in vitro. Propomos estabelecer uma plataforma de cultivo e expansão de CTHs de pacientes na presença de UM171, verificar a expansão fenotípica e funcional de CTHs e testar a sua segurança: estabilidades cromossômica e genômica e a dinâmica telomérica, além da enxertia dessas CTHs em modelo murino de xenotransplante. Os resultados permitirão definir se UM171 também é capaz de expandir de forma segura as CTHs de pacientes com anemia aplástica hereditária por telomeropatia e estabelecer bases para ensaios clínicos para seu uso em pacientes sem doadores para transplante alogênico.
  • Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025