Projetos de Pesquisa

 

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Thais Scotti do Canto-Dorow

Outra

Multidisciplinar
  • espaço ciência: 4ª edição da mostra de ciências e matemática de santa maria (tema: ciência no desenvolvimento sustentável)
  • A proposta para a edição do “Espaço Ciência: 4ª Mostra de Ciências e Matemática de Santa Maria” está norteada pela temática “Ciência no Desenvolvimento Sustentável”, aproximando os estudantes e professores, da educação básica e superior, da ciência e do fazer científico, bem como das reflexões acerca dos desafios urgentes, pelos quais passam a humanidade e o Planeta. Para firmar o compromisso de todos com esses desafios, decidiu-se trazer a Agenda 2030, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como tema mais específico. Nesse sentido, a quarta edição do espaço Ciência apresenta como objetivo geral o de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, buscando despertar a curiosidade e a vocação científica dos participantes, a partir da percepção social do papel da ciência visando o desenvolvimento humano e sustentável. A partir dos 17 ODS, os estudantes e professores poderão escolher temas para desenvolver seus trabalhos, considerando o nível de escolaridade, seu contexto, seus interesses e possibilidades. Sendo possível que as propostas apresentadas sejam direcionadas para questões locais, do município ou da própria escola, já que esses objetivos abordam situações de relevância em qualquer escala territorial. A participação no evento acontecerá a partir da inscrição gratuita dos estudantes, junto à submissão de resumo do trabalho a ser inserido no site institucional na instituição proponente, em local específico. Com base na avaliação, os trabalhos receberão troféus e medalhas, em todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico). Para o ensino médio e técnico, serão concedidas bolsas de iniciação científica aos estudantes, e bolsas de Apoio Técnico de Extensão no País aos docentes orientadores, para os três melhores trabalhos.
  • Universidade Franciscana - RS - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
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Thais Suzane Milessi Esteves

Engenharias

Engenharia Química
  • valorização de subprodutos do processamento da cana-de-açúcar utilizando tecnologia enzimática e bioprocessamento consolidado integrados aos processos de downstream para a produção de xilooligossacarídeos, coquetel enzimático e bioetanol.
  • O desenvolvimento de biorrefinarias integradas e a utilização total da biomassa vegetal, como a palha e o bagaço de cana-de-açúcar, são cruciais para o estabelecimento de uma matriz energética global baseada em fontes renováveis. A viabilidade econômica das biorrefinarias depende tanto do aprimoramento de tecnologias emergentes, como o Bioprocessamento Consolidado (BPC), quanto da obtenção de um portfólio de produtos de maior valor agregado, além de commodities (como bioetanol). No BPC, a produção de enzimas, hidrólise da biomassa e fermentação dos açúcares ocorrem em um único reator, tendo a transposição dessa tecnologia para a escala industrial como principal desafio. Já na obtenção de produtos de maior valor agregado, o desafio reside no desenvolvimento de processos de upstream e downstream ambientalmente corretos e acessíveis. Neste sentido, a utilização de enzimas imobilizadas em suportes magnéticos se destaca, pois viabiliza a aplicação destes biocatalisadores em processos industriais devido à facilidade de reutilização. Já as etapas de recuperação de bioprodutos podem ter o custo reduzido pela incorporação de tecnologias inovadoras. Neste projeto propõe-se o desenvolvimento de processo integrado para o aproveitamento de subprodutos do processamento da cana visando à produção de xilooligossarídeos (XOS), utilizando xilanases imobilizadas em micropartículas magnéticas, além de bioetanol 2G e coquetel enzimático por BPC, a partir de cepas recombinantes de Saccharomyces cerevisiae capazes de secretar 7 enzimas hidrolíticas. Além dos estudos abordando a produção de XOS e o BPC, tecnologias inovadoras para a purificação dos XOS e a recuperação do coquetel enzimático utilizando partículas magnéticas serão desenvolvidas, empregando abordagem que combinará a aquisição de dados experimentais com ferramentas computacionais para modelagem, simulação e intensificação desses processos. Será ainda realizada análise técnico-econômica-ambiental dos processos desenvolvidos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Thaisa Cristina Bueno

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • assédio a professoras no ensino superior: um estudo sobre a realidade nos programas de p ós-graduação no nordeste
  • O projeto “assédio a professoras no ensino superior brasileiro” tem como principal objetivo “Analisar os aspectos da experiência do assédio sexual e moral vivenciadas por docentes de pós-graduação stricto sensu em Comunicação no Nordeste”. Ao buscar mapear a realidade de trabalho das pesquisadoras mulheres, dos programas de pós-graduação em Comunicação, no Nordeste brasileiro no que tange o assédio moral e sexual, identificaremos como a condição de ser mulher impacta na carreira das pesquisadoras. Nesse sentido, temos a intenção de entender as condições de trabalho das pesquisadoras e como as questões de gênero, mais pontualmente de assédio, interferem no seu desenvolvimento a acadêmico é contribuir não apenas para diagnosticar uma realidade, mas para pensar estratégias de ação no combate à desigualdade e o respeito dentro da academia, um lugar que, em tese, reúne pessoas que pela própria formação estão mais esclarecidas sobre a temática e seus direitos, mas não estão imunes das barreiras estruturais da sociedade em que estão inseridas. Os procedimentos metodológicos da pesquisa serão: aplicação de questionários e realização de entrevistas em profundidade. Atualmente, dos nove estados do Nordeste, apenas Alagoas não oferece curso de pós-graduação neste nível. Os oito demais, juntos, incluindo cursos públicos e privados, somam 12 programas – Sergipe (1), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1), Pernambuco (2), Bahia (2), Maranhão (2), Paraíba (2), Ceará (1). Embora não saibamos qual a porcentagem de docentes é mulher nesse universo e essa seja, inclusive, uma pergunta a ser respondida nesta pesquisa, sabe-se, por meio de outros estudos, que as pesquisadoras brasileiras têm ocupado um papel de destaque nas suas áreas de atuação.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025