Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Thiago Assis Rodrigues Nogueira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • composto de lodo de esgoto na ciclagem e no metabolismo de nitrogênio na rotação feijão-urochloa brizantha-soja em sistema plantio direto no cerrado
  • O composto de lodo de esgoto (CLE) possui elevadas quantidades de nitrogênio (N) e seu efeito residual pode proporcionar a liberação gradual desse nutriente para as culturas, além de contribuir para a redução do uso de fertilizantes minerais. A cultura do feijão comum e da soja fazem associação radicular por meio da simbiose entre planta-rizóbio promovendo a fixação biológica de N2 (FBN), desempenhando papel importante no manejo da adubação nitrogenada. A ciclagem de N por meio de plantas de cobertura cultivadas em sistemas conservacionistas, também possuem mecanismos de manutenção do N no solo. Pesquisas acerca do impacto causado por sucessivas aplicações de CLE, visando incrementar a ciclagem do N e interferência na eficiência da FBN ainda são incipientes. Nesse cenário, em que faltam resultados experimentais sobre os efeitos causados pelo fornecimento do CLE no desenvolvimento e produtividade dessas culturas, pretende-se por meio do presente projeto: (i) avaliar o efeito residual de sucessivas aplicações de doses de CLE como fonte de N na rotação feijão-Urochloa brizantha-soja sob plantio direto no Cerrado e (ii) monitorar a ciclagem de N por meio das alterações no metabolismo de N (com ênfase da eficiência do processo de FBN e resposta fotossintética) e suas implicações na nutrição, no desenvolvimento e na produtividade das culturas. O experimento será instalado em condições de campo, em um delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos serão compostos por quatro doses de CLE (10, 15, 20 e 25 t ha-1, base úmida) acumuladas de duas aplicações e um tratamento controle (sem adição de fertilizante mineral ou orgânico). Com base nos resultados das análises nutricionais, bioquímicas, fisiológicas e isotópicas e no desempenho agronômico das culturas, esperamos entender melhor o uso mais eficiente do N pelas plantas e, com isso, propor o suprimento mais efetivo de CLE para otimizar a eficiência da FBN no cultivo do feijoeiro e da soja.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thiago Belarmino de Souza

Ciências da Saúde

Farmácia
  • desenvolvimento de novos azóis potencialmente inibidores da produção de ergosterol de fungos: candidatos inovadores a novos fármacos antifúngicos
  • Infecções causadas por fungos representam um grave problema de saúde pública, e as candidíases, infecções causadas por diferentes espécies de Candida, são a principal causa de infecções hospitalares. O desenvolvimento de novos antifúngicos tem grande urgência visto que os fármacos disponíveis têm se mostrado cada vez menos eficazes diante do aumento da resistência destes microrganismos, do aparecimento de novas cepas patogênicas, como Candida auris, além de estarem associados a problemas de toxicidade e farmacocinéticos. Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de novos azóis (imidazóis, 1,2,4-triazóis e 1,2,3-triazóis) derivados do eugenol e análogos, planejados como análogos estruturais do fármaco miconazol. Os azóis propostos representam novos inibidores da 14-a-lanosterol desmetilase (CYP-51) de Candida spp., enzima essencial para a produção do ergosterol endógeno dos fungos, e estudos prévios de “docking” molecular com algumas das substâncias planejadas indicaram que estas mimetizam o modo de interação dos fármacos azólicos no sítio ativo da CYP-51. Além disso, estas serão possivelmente livres de problemas de resistência (substâncias inéditas) e terão adequada biodisponibilidade (estudos de previsão da biodisponibilidade foram conduzidos com alguns azóis propostos pelo programa SwissADME). O eugenol e seus análogos foram escolhidos como protótipos em vista do potencial antifúngico já relatado por nosso grupo de pesquisa para diferentes derivados sintéticos destes fenóis. Para a execução da proposta, inicialmente estudos de modelagem molecular serão utilizados para selecionar uma série de potenciais azóis inibidores da CYP-51 de C. albicans, e aqueles mais promissores serão sintetizadas a partir de uma rota sintética de três etapas. Após purificados e caracterizados quimicamente, os azóis serão avaliados quanto à sua citotoxicidade contra células humanas sadias e quanto ao seu potencial antifúngico e de inibição da produção do ergosterol de Candida spp.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thiago Cruvinel da Silva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • detecção, caracterização e propagação das informações falsas sobre cárie dentária publicadas nas mídias sociais
  • Devido à revolução digital ocorrida nas últimas décadas, o acesso à informação foi democratizado, incluindo as informações em saúde. Entretanto, os conteúdos frequentemente apresentam informações falsas (misinformation) que podem influenciar as crenças das pessoas negativamente, levando a consequências adversas em saúde pública. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar e caracterizar as publicações encontradas no Facebook e no Instagram, em inglês e português, relacionadas às informações falsas sobre cárie dentária. O estudo será dividido em 4 partes. Primeiro, as estratégias de pesquisa por postagens utilizarão palavras-chaves e hashtags combinadas por meio de descritores booleanos relacionados à cárie dentária na plataforma CrowdTangle. Segundo, as postagens serão avaliadas considerando o conteúdo, sentimentos, interação, engajamento e comentários. Terceiro, as imagens das publicações serão caracterizadas de acordo com suas propriedades estruturais e características visuais. Quarto, uma rede de propagação de URLs e hashtags relacionadas à cárie dentária será construída usando o software Gephi. Os perfis mais influentes para a propagação de informações falsas observados na rede de propagação serão analisados qualitativamente. As análises estatísticas serão conduzidas de acordo com a normalidade e homogeneidade dos dados, determinadas pelos testes de Kolmogorov-Smirnov e Levene, respectivamente. Testes de Pearson ou Spearman serão utilizados para determinar a correlação entre duas variáveis paramétricas ou não-paramétricas. Similarmente, testes T ou de Mann-Whitney serão empregados para comparação entre grupos. Serão realizadas análises lineares univariadas ou de Poisson, considerando o critério de informação de Akaike (AIC), para a construção de um modelo de regressão multivariada, que buscará identificar parâmetros preditivos para a propagação de conteúdos falsos relacionados à cárie dentária no Facebook e no Instagram.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 23 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thiago da Silva Paiva

Ciências Biológicas

Zoologia
  • diversidade e evolução de hypotricha (ciliophora, spirotrichea)
  • O filo Ciliophora é um táxon monofilético de eucariontes unicelulares com mais de 8.000 espécies. Dentre eles, os Hypotricha são um importante grupo que apresenta, por evolução convergente, arquitetura corpórea morfo-funcionalmente análoga à de metazoários bilaterais miniaturizados (e.g. Catenulida, Gastrotricha, dentre outros), ocupando nichos similares. Os hipotríqueos estão dentre os ciliados mais comuns em ambientes de sedimentos, possuem importância biotecnológica devido a produção de toxinas de defesa, e podem conter procariontes endocitobiontes potencialmente patogênicos. Até recentemente, a sistemática dos Hypotricha era tida como um dos mais confusos problemas na biologia dos Ciliophora. Todavia, um dos trabalhos resultantes do Projeto Universal (CNPq - 437655/2018-0) produziu, pela primeira vez, um padrão filogenético relativamente estável e robusto, a partir de análises caracteres morfológicos e moleculares concatenados. Ainda, como resultado das nossas investigações, foram encontrados no Brasil os primeiros fósseis de hipotríqueos em inclusões de âmbar datado do Cretáceo Inferior. Com base em tais resultados e adição de dados novos pretende-se realizar estimativas da origem dos Hypotricha e dos tempos de divergência das linhagens internas no contexto geológico; inferir a dinâmica macroevolutiva do grupo e evolução de suas características morfológicas. Com isso, espera-se entender como a diversidade de tais organismos se comportou ao longo dos períodos geológicos, elucidando, por exemplo, o impacto de grandes eventos de extinção em massa sobre suas linhagens evolutivas, e a capacidade de regeneração das mesmas. Dessa forma, a presente proposta consiste em um desdobramento lógico do supracitado Projeto Universal, direcionado ao aprofundamento do conhecimento gerado sobre a diversidade e história natural dos Hypotricha.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025