Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Yohandra Reyes Torres

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • propriedades físico-químicas, bioacessibilidade e atividade biológica de própolis marrom encapsulada
  • A própolis bruta apresenta alto teor de cera e ácidos graxos, substâncias inertes que são comumente separados dos constituintes químicos ativos da própolis através da extração com misturas de etanol/água. Os extratos de própolis mantêm as características sensoriais da própolis como cor e aroma fortes, amargor e sabor picante e são ricos em ácidos fenólicos, flavonoides e ácidos triterpenicos. Esses compostos são inerentemente hidrofóbicos o que resulta em escassa solubilidade dos extratos em soluções aquosas e, portanto, baixa bioacessibilidade. Uma forma de contornar esses problemas é através da encapsulação dos extratos utilizando revestimentos biocompatíveis (carreadores ou material de parede). Propomos no atual projeto obter micropartículas de própolis com ciclodextrinas e outros agentes encapsulantes como a gelatina, pectina e goma arábica. Serão estudadas as propriedades físico-químicas das micropartículas formadas, de forma a entender a interação dos compostos bioativos da própolis com o carreador. As micropartículas mais estáveis serão estudadas quanto à bioacessibilidade e liberação dos compostos ativos, bem como, serão avaliadas suas atividades anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante. A proposta é inédita pois é o primeiro estudo visando encapsular a própolis marrom produzida no estado do Paraná, Brasil. Como o Paraná é uma região agrícola, a apicultura é uma atividade importante na região e o presente estudo pode contribuir para aumentar o interesse e o valor de mercado da própolis marrom produzida no estado do Paraná.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Yuri Jacques Agra Bezerra da Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • origem e transferência de sedimentos em bacias hidrográficas sob processo de desertificação na região nordeste, brasil: conexão com a conservação do solo e da água frente às mudanças climáticas
  • Existe uma lacuna sobre a origem e transferência de sedimentos em áreas sob processo de desertificação, dificultando o manejo das bacias hidrográficas e a qualidade de vida da população. Recentemente, a literatura internacional indicou a necessidade de estudar rios efêmeros, típicos de regiões sob desertificação. Até o presente momento, nenhuma pesquisa avançada dessa natureza foi realizada em ambientes sob desertificação no Brasil. O método mais apropriado para discriminar as fontes de sedimentos é o Fingerprinting. Essa abordagem será aplicada em três bacias hidrográficas localizadas em núcleos de desertificação no nordeste brasileiro (1 - Cabrobó, 2 - Gilbués/Monte Alegre e 3 – Irauçuba). Serão analisados traçadores geoquímicos, colorimétricos, índices de intemperismo, espectroscopia de reflectância no infravermelho, carbono e nitrogênio total e seus isótopos estáveis em solos e sedimentos, visando fornecer a contribuição relativa ou absoluta de cada fonte. O projeto será realizado entre a UFPI, UFC, UNESP, CPRM/SGB, Texas A&M University e Rothamsted Research, visando formar uma rede de pesquisa. Destaca-se a participação do Dr. Vijay P. Singh e Adrian Collins - maiores pesquisadores do mundo na temática do projeto. Os resultados dessa proposta poderão ser utilizados em áreas sob desertificação nacionalmente e mundialmente, algo que pode colocar pesquisadores brasileiros em patamar de liderança nos próximos anos frente às mudanças climáticas. Espera-se, sobretudo: (i) produzir a primeira base de dados sobre a origem de sedimentos em áreas sob processo de desertificação do Brasil; (ii) testar o sedimento transportado nos leitos para identificar a fonte de sedimentos, algo inédito e relevante em termos de vida útil de reservatórios e (iii) calibrar o software SIFT (SedIment Fingerprinting Tool) e desenvolver um novo coletor de sedimentos em suspensão para rios efêmeros (possibilidade de gerar patente), aumentando a aplicabilidade e inovação da proposta.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 23/12/2023-31/12/2026