Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Niander Aguiar Cerqueira

Engenharias

Engenharia Civil
  • modelagem experimental e numérica de estruturas autoportantes: uma contribuição ao desenvolvimento do estudo de paredes estruturais em concreto e paredes de alvenaria estrutural com blocos prensados sujeitas a cargas estáticas, dinâmicas e térmicas.
  • A utilização de estruturas autoportantes tem se destacado na última década nos projetos de engenharia, como alternativa ao uso das estruturas tradicionais em concreto armado, com vigas e pilares, por ser um sistema completo que suporta, racionaliza e organiza todos os subsistemas da construção. A pesquisa proposta visa avaliar estruturas autoportantes em Alvenaria Estrutural e Paredes de Concreto Armado. Na análise experimental objetiva-se determinar as propriedades macroestruturais, o comportamento em serviço e os mecanismos de ruptura de estruturas de estruturas autoportantes, considerando situações de carregamento estático, sobrecarga térmica e sobrecarga dinâmica. A aquisição de dados será realizada utilizando Prensa Hidráulica, LVDT, acelerômetros, termopares e straingage. Também serão aplicadas as técnicas de análise por fotografia: Digital Image Correlation (DIC) e Particle Image Velocimetry (PIV). Serão aplicados parâmetros estatísticos para inclusão/exclusão de amostras (Critério de Chavenet) e ANOVA, quando for o caso. A modelagem numérica objetiva propor modelo que possa simular o comportamento das estruturas. Na presente pesquisa serão utilizadas as ferramentas computacionais comerciais Robot e Abaqus, que trabalham com elementos finitos. Outra etapa da pesquisa se propõe a desenvolver um aplicativo computacional, utilizando as linguagens Python ou MatLab para a etapa do cálculo e dimensionamento de estruturas autoportantes em alvenaria, aplicando soluções numéricas pelos Métodos dos Elementos Finitos e dos Elementos de Contorno, e a linguagem Autolisp para detalhamento do projeto no AutoCad. Como contribuição específica do projeto, será dada ênfase especial aos projetos com os blocos cerâmicos prensados do tipo Prensado e Queimado (BPQ) e Extrudado, Prensado e Queimado (BCEPQ), ambos produtos propostos por pesquisas realizadas nos laboratórios da UENF, cujas metodologias de fabricação estão patenteadas.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Nicolas Maillard

Ciências Humanas

Educação
  • a internacionalização da educação superior na alc: questões e perspectivas do sul global
  • A internacionalização ganhou relevância na educação superior brasileira a partir dos anos 2010. Embora a pesquisa e as políticas no campo sejam ditadas sobretudo por modelos do norte global, a CRES 2018 e acadêmicos latino-americanos têm proposto abordagens mais pertinentes e viáveis, baseadas na integração regional, na internacionalização solidária e na valorização das diversidades próprias da ALC. O objetivo geral deste projeto é analisar os processos de internacionalização da educação superior (ES) brasileira no âmbito da América Latina e do Caribe (ALC), considerando prioridades e diretrizes estabelecidas nas conferências regionais e mundial sobre educação superior (CRES e CMES), para verificar em que medida a perspectiva do sul global tem sido incorporada às políticas recentes de internacionalização da ES. A análise se concentra em três eixos: I - Estudo comparativo das questões, propostas e prioridades emergentes entre a CRES e a CMES, no que diz respeito ao eixo "Internacionalização e integração regional". Será efetuada uma análise dos documentos produzidos em ambas as conferências para identificar e problematizar convergências e divergências de conceitos e de recomendações, e destacar os principais atores envolvidos na definição das políticas de internacionalização regionais e globais. II - Internacionalização da graduação e da pós-graduação: transferência de créditos e reconhecimento acadêmico. III - Estudo dos fluxos de mobilidade na ALC a partir de dados fornecidos por instituições como o UNESCO Institute for Statistics (UIS), o IESALC e agências nacionais de fomento nacionais, como CAPES e CNPq. Essa pesquisa, portanto, abrangerá elementos qualitativos e quantitativos, em diferentes aspectos e mediante abordagens apropriadas a cada qual. Entre outros resultados, pretende-se sistematizar e disponibilizar informações que possam ser utilizadas para o aprimoramento do planejamento, da gestão e da avaliação de políticas institucionais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 21/12/2023-31/12/2026