Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Silvio Jamil Ferzoli Guimarães

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • processamento e análise de imagens e vídeos baseada em grafos (paig)
  • Métodos de análise de imagens e vídeos que utilizam representações hierárquicas de imagens visam explorar a representação visual como um espaço-escala orientado por regiões, podendo produzir uma hierarquia de partições. Apesar das várias abordagens para computar hierarquias de partições, desenvolver métodos eficientes e efetivos não é uma tarefa fácil, devido às informações semânticas necessárias para realizar a segmentação. Ainda, modelagens baseadas em árvores de caminhos ótimos representam uma excelente direção para sanar eventuais problemas produzidos pelas hierarquias uma vez que eventuais erros no delineamento das bordas podem ser corrigidos. Estes métodos podem, eventualmente, serem transformados, sem perda de qualidade, em métodos hierárquicos, incorporando novas propriedades graças ao uso da hierarquia. Além disto, com o avanço do aprendizado profundo torna-se fundamental explorar as relações semânticas contidas nos grafos para a anotação de pseudo labels com o intuito de treinar redes neurais profundas além da estimação de saliências por meio de redes para auxiliar na segmentação baseada em grafos. Assim, o principal objetivo deste estudo é tanto avançar no estado da arte em hierarquia de partições, considerando aspectos de eficiência, qualidade, transformações hierárquicas e interatividade, bem como na exploração das relações de grafos e redes neurais. Finalmente, exploraremos localização (semi) automática de marcadores para a segmentação de imagens e vídeos, usaremos ainda métodos de aprendizagem para auxiliar na combinação de hierarquias. Os resultados destes estudos serão utilizados para a resolução de várias aplicações como identificação de células susceptíveis ao câncer em imagens médicas, rotulação de regiões em imagens e vídeos, identificação de superpixels e supervoxels, inpainting, entre outros. Há enorme expertise e complementariedade das equipes nos grandes laboratórios, LIDS, MEDICINA, IMScience e CVRG, tornado viável e factível este projeto
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvio José de Lima Figueiredo

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • qualificação no turismo e a experiência do turismo de base comunitária
  • O turismo na Região Amazônica, apesar de apresentar relativa consolidação nas práticas realizadas durante o final do século XX e início do século XXI, continua apresentando problemas que são identificados nos discursos recorrentes do trade turístico como problemas na formação de mão de obra, entre outros. Ao mesmo tempo, a região é laboratório de práticas de viagem que apresentam características muito próprias, baseadas principalmente no associativismo e na criação de redes colaborativas, cujo exemplo mais marcante é o Turismo de Base Comunitária. A partir de pesquisas anteriores, foi possível perceber que as tentativas tradicionais de qualificação e formação das pessoas que trabalham no TBC carecem de adaptações aos formatos diferencias dessas práticas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as formações dos agentes participantes de determinadas experiências de TBC, quais qualificações e formações foram necessárias para que esses agentes passassem a trabalhar com o turismo, quais formações e qualificações efetivadas por instituições tiveram esse público, suas características e possibilidades de responder às necessidades dos agentes do TBC, respondendo então a seguinte questão: pode a formação e qualificação tradicional no turismo e ligadas exclusivamente ao servir às necessidades dos agentes do TBC? E qual seriam as principais orientações para novas formações e qualificações que atendam a melhoria dessas práticas?
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Mar 03 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvio Santana Dolabella

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • polarização da resposta imunológica nas infecções por geohelmintos
  • Estimativas apontam que aproximadamente 24% da população mundial está infectada por alguma espécie de geohelminto, que incluem Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e ancilostomídeos. A exposição a esses parasitos induz uma resposta imunológica mista, com ativação de subpopulações específicas de linfócitos efetores. A ativação dessas respostas é gerada a partir de uma intrincada rede de citocinas, quimiocinas e fatores solúveis decorrentes do dano produzido pela migração dos parasitos. Embora tenha havido avanços consideráveis no conhecimento acerca desses processos, não está claro como esses mecanismos ocorrem in vivo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de polarização de linfócitos e células apresentadoras de antígenos em indivíduos naturalmente infectados por geohelmintos. Recentemente, diversos fenótipos de células Th foram identificados, entre eles o Th22 e o Th folicular (Tfh) e dados da literatura indicam que infecções helmínticas propiciam o desenvolvimento de monócitos e macrófagos com o perfil de ativação alternativo/“não clássico”, tornando-se relevante o estudo mais detalhado do papel dessas células na infecção por geohelmintos. Assim sendo, serão determinados o perfil fenotípico, a plasticidade celular e os aspectos funcionais de linfócitos Th22, Tfh e macrófagos envolvidos na resposta imunológica durante infecção por geohelmintos. Esta avaliação será realizada por meio de detecção de anticorpos IgG; avaliação da capacidade proliferativa; determinação da produção de citocinas, quimiocinas e óxido nítrico; além da análise da expressão gênica de macrófagos.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Silvio Shigueo Nihei

Ciências Biológicas

Zoologia
  • evolução molecular e morfológica dos diptera calyptratae (insecta) da região neotropical
  • O clado Calyptratae de Diptera compreende 17 famílias e mais de 20 mil espécies, cerca de 12% da diversidade de Diptera no mundo. Os Calyptratae estão divididos em três superfamílias: Hippoboscoidea, Muscoidea e Oestroidea. A diversidade neotropical do grupo compreende 5000 espécies, 1/4 da diversidade mundial. Embora sua monofilia esteja consistentemente corroborada, há ainda diversos problemas a serem esclarecidos, como as relações entre as superfamílias, a monofilia de algumas superfamílias, as relações entre famílias e a monofilia de algumas famílias, pontos esses bastante controversos. Além disso, há um recorrente problema nos estudos filogenéticos moleculares de Diptera de nível superior - para família e para todos os níveis acima deste - que é o da subamostragem e falta de representatividade da fauna neotropical. Artigos de grupos de pesquisa do Hemisfério Norte incluem amostragem neotropical média de 9%, enquanto que os de grupos do Hemisfério Sul incluem em média 48% de táxons neotropicais em seus estudos. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é estudar a diversidade e a evolução molecular e morfológica dos Diptera Calyptrata, com ênfase nos representantes da Região Neotropical. Os objetivos específicos (subprojetos) deste projeto são: 1) filogenia molecular do clado Calyptrata baseado em 8 marcadores (CAD, 18S, 28S, EF-1a, 12S, COI, cytB e 16S); 2) filogenia molecular da superfamília Muscoidea; 3) filogenia molecular da superfamília Oestroidea; 4) filogenia molecular da família Tachinidae; 5) filogenia molecular de Sarcophagidae; 6) filogenias morfológicas e moleculares de táxons supra-específicos (tribos, gêneros); e 7) estudar a taxonomia e diversidade de Tachinidae, Sarcophagidae, Mesembrinellidae,Rhinophoridae e Muscidae, com revisões, descrições, chaves de identificação e catálogos locais e regionais. Esta proposta conta com rede de 16 pesquisadores (7 com vínculo), 3 graduandos e 2 técnicos, de 11 instituições brasileiras (6) e estrangeiras (5).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simério Carlos Silva Cruz

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia da universidade federal de jataí e o “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Jataí e o “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, faz parte do movimento institucional de divulgação da produção acadêmica para o público, realizado anualmente com o apoio do MCTIC, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. O evento será realizado em parceria com as instituições públicas de ensino municipais e estaduais e rede privada de ensino fundamental I e II, ensino médio e educação tecnológica, com o objetivo de levar a todas as esferas e faixas etárias informações sobre o papel do conhecimento científico como ferramenta para a mudança social, visando a redução da desigualdade e o desenvolvimento humano e sustentável de um povo, o que favorece o alargamento da ação social da nossa universidade sobre a comunidade externa. A proposta possui duas ações: Feira de Ciências (18 e 19 de outubro), onde serão apresentados produtos, processos e serviços da UFJ selecionados para a comunidade em geral e, principalmente, para os alunos da educação fundamental, do ensino médio e do ensino profissionalizante/técnico da rede pública e particular de Jataí e Municípios vizinhos. E o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), onde os estudantes poderão se inscrever para a apresentação de trabalhos, participação em minicursos, palestras e oficinas. Durante a apresentação de trabalhos de forma oral, haverá a oportunidade de contextualizar e problematizar informações dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes visando o desenvolvimento do método científico nas diversas áreas do conhecimento. Além disso, haverá a possibilidade de estimular debates acerca do papel da mulher na ciência e o interesse de meninas em todas as áreas de CT&I, assim como contribuir para sua maior participação e inserção nas atividades de divulgação científica, o que favorece o alargamento da ação social da nossa universidade sobre o público externo.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Simério Carlos Silva Cruz

Outra

Multidisciplinar
  • semana digital de ciência e tecnologia da universidade federal de jataí
  • A Semana Digital de Ciência e Tecnologia da UFJ faz parte do movimento de divulgação da produção científica para o público, realizado anualmente com o apoio do MCTIC, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Para isso, a proposta possui duas ações: Feira de Ciências (20 e 21 de outubro) - durante a realização da “Feira de Ciências” serão apresentados produtos, processos e serviços da UFJ selecionados para a comunidade em geral e, principalmente, para os alunos da educação fundamental, do ensino médio e do ensino profissionalizante/técnico da rede pública ou particular de Jataí e Municípios vizinhos. Em alinhamento ao item 1.2.1 (CNPq/MCTIC Nº 06/2021) parcerias serão formadas com Secretarias de Ensino dos municípios Cavalcante, São Domingos, Portelândia, São Miguel do Araguaia, Doverlândia, Perolândia, Serranópolis, Caiapônia, Aporé e Aparecida do Rio Doce, que de acordo Censo Demográfico 2010 (IBGE) figuram com menor IDHM do estado de Goiás. Além dos munícipios supracitados a Semana Digital da Universidade Federal de Jataí: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, contemplará a sociedade em geral. Para a Feira de Ciências serão realizados minicursos e exposições da produção acadêmica. Esses estudantes poderão se inscrever para a apresentação de trabalhos além, participação de minicursos, palestras, oficinas e workshop. Os pesquisadores da UFJ, juntamente com graduandos e pós-graduandos organizarão todo material digital necessário para levar as informações mais relevantes aos participantes do evento. As Secretarias de Educação do Município de Jataí e demais municípios anteriormente citados se responsabilizarão pela divulgação da “Feira de Ciências” com foco nos estudantes da rede municipal e estadual de ensino. 2. VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Inovação, CONEPE (20 e 21 de outubro) – com esta ação objetiva-se promover o intercâmbio de conhecimentos entre as Instituições de Ensino Superior, Médio, Educação Tecnológica e Fundamental I e II, além de toda a comunidade de Jataí e cidades vizinhas, por meio da temática central “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A temática do evento também se encontra em consonância com as diretrizes do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os pesquisadores da UFJ, juntamente com graduandos e pós-graduandos organizarão todo material digital necessário para levar as informações mais relevantes aos participantes do evento. As Secretarias de Educação do Município de Jataí e municípios vizinhos se responsabilizarão pela divulgação da “Feira de Ciências” focando nos alunos da rede municipal e estadual de ensino.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Simone Alves Pacheco de Campos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o processo de aprendizagem organizacional à luz da aprendizagem transformadora: a construção de uma instituição de ensino superior sustentável
  • O lócus deste projeto orienta-se na investigação de IES e o seu processo de aprendizagem organizacional em direção à sustentabilidade. O argumento central reside na premissa de que uma IES é aquela que se situa no terceiro nível da aprendizagem, denominado transformador, de modo a transmitir tal lógica em sua gestão, bem como no ensino, pesquisa e extensão. Nesta perspectiva, uma instituição sustentável terá percorrido processos de aprendizagem organizacional que darão suporte para uma gestão de transição para sustentabilidade em nível de estabilização, em ao menos uma das escalas da perspectiva multinível (macro, meso ou micro), em vista de ocasionar transformações sociais. Diante disso, este projeto tem como objetivo propor um framework para a compreensão da aprendizagem organizacional em IES, a partir de tipologias organizacionais, para construção de uma IES Sustentável. Para isso, se desenvolverá uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a partir de casos múltiplos holísticos. A primeira etapa, classificada como exploratória, será feita por meio de análise documental e dados secundários, visando conhecer o panorama das ações e práticas de sustentabilidade das universidades brasileiras, a partir dos documentos institucionais. As IES a serem investigadas, nesta primeira fase, fazem parte do Ui GreenMetric – Word University Rankinings e são signatárias dos Principles for Responsible Management Education (PRME). Na segunda etapa, descritiva por meio de estudo de caso, as unidades de analise serão sei IES brasileiras presentes no Ui GreenMetric. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores dessas instituições, além de análise documental, e observação in loco, configurando, assim triangulação dos dados. Será realizada análise de conteúdo e a construção de uma matriz de análise, contando com o apoio do Software Nvivo.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Coutinho Cardoso

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • radioterapia flash: aspectos físicos e biológicos
  • A eficácia terapêutica da Radioterapia é limitada pelo fato de alguns tumores serem radiorresistentes às doses convencionais de tratamento, definidas pelos níveis de tolerância dos tecidos normais. Recentemente, evidências sugerem que aumentar a taxa de dose para níveis extremamente altos (fator 1000) fornece benefícios notáveis em termos de preservação do tecido normal sem comprometimento de eficiência terapêutica [1]. Essa é a proposta da Radioterapia Flash, considerada como tendo o potencial de ‘revolucionar a Radioterapia’ [2]. A RT Flash ainda não foi totalmente implementada clinicamente. Somente um paciente foi tratado até hoje [3]. Existem diversas questões em aberto que entrelaçam os efeitos físicos, químicos e biológicos da radiação no corpo humano, tornando indispensável uma abordagem multidisciplinar. Algumas destas serão estudadas nesse projeto: • Como realizar a dosimetria em campos de altíssimas taxas de dose? TLDs e filmes radiocrômicos são usados em RT convencional e serão testados em feixes de fótons de altas taxas de dose. • O efeito Flash é dependente da presença de Oxigênio no meio. Quais são os mecanismos físicos, químicos e biológicos? Estudaremos as duas hipóteses principais na literatura [1]: se os efeitos são decorrentes de diferenças específicas da célula na capacidade de se recuperar dos danos causados por espécies reativas de oxigênio ou por auto aniquilação de radicais por recombinação biomolecular. • Quais são os danos causados no DNA pela alta taxa de dose? O tipo de dano causado pela radiação ao DNA está relacionado ao tipo de morte celular produzido pela radiação, sendo uma medida do sucesso do tratamento. Estas questões serão abordadas através de experimentos realizados em feixes clínicos de RT convencional e no síncrotron SIRIUS; além de simulação pelo Método de Monte Carlo. [1] Med. Phys. 0:1–14, 2021 [2] Phys. Med. Biol. 65:23TR03, 2020 [3] Radiotherapy and Oncology 139:18–22, 2019
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Eliza Facioni Guimaraes

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • análise global do interactoma mirna–transcritos para identificação de micro rnas como marcadores para o desenvolvimento e a maturação oocitária em programas pive na raça gir
  • A pecuária leiteira é uma das principais atividades do agronegócio brasileiro e tem crescido em qualidade e produção. O gado da raça Gir tem grande relevância, sendo uma das poucas raças Zebu no mundo a contar com programa de melhoramento genético para leite; é um grande patrimônio genético para o Brasil por sua rusticidade, adaptabilidade e produção. Para promover o contínuo progresso genético da raça, novas tecnologias e soluções são desenvolvidas, como as biotecnologias reprodutivas para otimização do progresso genético e disseminação de material genético superior. Aqui propomos um marcador específico, não invasivo e de baixo custo para monitorar e diagnosticar a qualidade de oócitos destinados a PIVE, melhorando o rendimento das técnicas de produção de embriões com impacto positivo no ganho genético. A literatura especializada descreve que eventos pós-transcricionais são orquestrados por micro RNAs no desenvolvimento e na maturação de oócitos e na predição da qualidade de embrião produzido in vitro. A expressão diferencial (DE) de miRNAs no ambiente extracelular em diferentes estágios de desenvolvimento folicular, oocitário e embrionário tem evidenciado papel relevante na gametogênese in vivo e in vitro. Portanto, Nossa hipótese é que miRNAs extracelulares têm papel decisivo na regulação do desenvolvimento oocitário e podem ser usados como marcadores de maturação oocitária na PIVE. Desse modo, propõe-se identificar por Sequenciamento de Nova Geração e scripts de bioinformática, redes de interactômica entre miRNAs extracelulares (fluido folicular e meio de cultura) e transcritos intracelulares (GCs/CCs) que regulam o desenvolvimento e a maturação in vitro de oócitos em COCs aspirados de novilhas Gir. A expressão diferencial de transcritos e miRNAs será validada por RTqPCR. Transcritos alvos dos miRNAs DE terão sua tradução monitorada por Western Blotting. A maturação dos oócitos será validada por FIV/CIV.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Jun 06 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Erotildes Teleginski Ferraz

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • eventos extremos de precipitação no brasil: uma nova investigação da relação com a oscilação de madden e julian
  • Um dos grandes desafios ainda enfrentados pela ciência é o entendimento completo dos diversos processos físicos que compõe o Sistema Terrestre. Com a melhoria das observações e dos avanços frequentes nos estudos da atmosfera, dos oceanos, e dos continentes da Terra esse conhecimento vem rapidamente avançando. Alguns destes processos são tão complexos que ainda há uma grande necessidade de reduzir as incertezas na sua previsão. O conhecimento adquirido na análise pormenorizada de tais processos visa fornecer ferramentas mais precisas e completas para a sua previsão e deste modo impactar na sociedade como um todo. Eventos extremos de precipitação de boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste estão diretamente relacionados a Oscilação de Madden e Julian. Estes eventos têm grandes impactos sócio – econômicos; enchentes são frequentemente observadas causando grandes transtornos, principalmente em áreas urbanas que não são adequadamente planejadas para absorver grandes quantidades de chuva. Nas regiões rurais, grandes cheias também têm grande impacto na agricultura. Por outro lado, longos períodos de estiagem podem causar um abaixamento no nível dos reservatórios, causando desabastecimento de água e energia hidroelétrica. Como a recarga sazonal dos reservatórios das hidrelétricas desta região ocorre no período chuvoso, quase no mesmo período de atuação climatológica da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a formação e intensidade da mesma também é um fator significativamente determinante na qualidade da estação chuvosa. Este aspecto pode se dar pelo desvio para a região, da umidade equatorial amazônica, através dos jatos de baixos níveis e/ou por suas interações com ondas de escala global que afetam a circulação local mantendo as frentes frias estacionárias na região durante o verão. Deste modo, o presente Projeto visa o avanço da compreensão da complexa interação desta oscilação de escala global num dos sistemas geradores de chuva em grande parte da América do Sul.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025