Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rosana Evangelista da Cruz

Ciências Humanas

Educação
  • observatório da política educacional piauiense: monitoramento da ação estatal e direito à educação
  • O Projeto Observatório da Política Educacional Piauiense: monitoramento da ação estatal e direito à educação se constitui como proposta em um contexto em que as políticas educacionais têm se mostrado ineficientes na garantia do direito constitucional a uma educação com qualidade social para toda a população. Trata-se de um Projeto interdisciplinar, interinstitucional e intercampi, materializado pela formação de Células de Pesquisa temáticas dedicadas aos diferentes objetos da política educacional. A política educacional desenvolvida no Piauí é o tema deste projeto que pretende responder à seguinte questão: quais as tendências, potencialidades e desafios da ação estatal para a garantia do direito à educação no Piauí? A produção de conhecimento, a avaliação e o monitoramento de políticas no Estado têm esbarrado na dificuldade de acesso a informações e documentos, o que será enfrentado, no âmbito desta proposta, pela criação de plataforma digital interativa, de acesso público, que contenha a base legal, os dados educacionais e de financiamento da educação do Piauí e as produções científicas sobre a temática, no recorte temporal de 1996 a 2022. A plataforma será um importante instrumento para a consolidação do campo de pesquisa em política educacional, para subsidiar gestores públicos para o enfrentamento dos desafios de formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais e para o monitoramento da ação estatal pela sociedade civil na luta pelo direito à educação. A investigação desenvolvida terá abordagem quanti-qualitativa na coleta, sistematização e análise dos dados, envolvendo várias etapas, a saber: qualificação da equipe; mapeamento, tratamento descritivo e temático (extração, catalogação) e análise de dados; constituição e validação da plataforma digital; produção científica; atividades extensionistas; lançamento da plataforma digital Web, hospedada em nuvem, de acesso livre e gratuito, e publicização dos resultados.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Rosana Franzen Leite

Ciências Humanas

Educação
  • as feiras de ciências e a formação inicial de professor de química: estudo de aspectos formativos nos cursos de química-licenciatura do estado do paraná
  • Neste projeto propomos uma investigação sobre como o tema Feiras de Ciências e Mostras Científicas é abordado nos cursos de Química Licenciatura, do Estado do Paraná. Nosso olhar se volta para este tema considerando as Feiras de Ciências eventos sociais, científicos e culturais realizados em e por instituições de ensino, oportunizando certo diálogo entre expositores e visitantes, que basicamente constituem uma comunidade escolar. Compreendemos que a escola e seu corpo docente se torna o principal promotor desses eventos e, dessa forma, os professores das áreas de ciências carecem de formação para tal organização e promoção de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, mas para além do dia da exposição, com foco no processo de elaboração, construção dos trabalhos e projetos que serão expostos. Trata-se de uma formação adequada para o entendimento desses eventos como oportunidades de desenvolvimento de investigação científica na escola, nas aulas de Química, em especial. Sendo assim, nosso objetivo é analisar como o tema é tratado na formação inicial de professores de Química nos 14 cursos do estado do Paraná, Brasil. Para tal, propomos uma análise documental na legislação oficial nacional e estadual e nos Projetos Político-Pedagógico de cada curso, na sequência, uma entrevista com 01 docente de cada instituição investigada, e ainda, um curso de formação específico para a elaboração e organização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas nas escolas da educação básica, promovendo a investigação científica. Para as análises nos amparamos na Análise Textual Discursiva, buscando a compreensão de ideias e proposições, e o software Atlas.ti, ferramenta para o tratamento de grande quantidade de dados textuais. Esperamos poder descortinar os aspectos relacionados ao tema Feiras de Ciências e Mostras Científicas no sentido de valorizar e difundir a relevância dos processos e produtos da ciência já na educação básica, na formação do cidadão informado e crítico.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026