Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Valdemiro Pereira de Carvalho Júnior

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciência e tecnologia do oeste paulista
  • O projeto propõe a realização de uma Feira de Ciência e Tecnologia com a participação de oito instituições de ensino da região do Oeste Paulista. A proposta almeja estreitar as relações técnico-científicas entre as instituições de ensino básico e superior por meio de ações integradas para a divulgação da Ciência e o enriquecimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão. A Feira envolverá professores e alunos da educação básica e do ensino técnico das escolas públicas e privadas da região do Oeste Paulista. Com o evento se propõe aumentar a divulgação de cursos disponíveis nas instituições com a visitação dos laboratórios de pesquisa para os estudantes, cuja intenção é disseminar as carreiras científicas, juntamente com uma visão ampla sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. O evento, que integrará a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contará com palestras, minicursos, oficinas, pod-cast, visitas aos laboratórios, shows e mostra científica das escolas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Valdenia Maria Oliveira de Souza

Ciências Biológicas

Imunologia
  • efeitos da infecção por schistosoma mansoni e dos antígenos parasitários (sea/swap) na memória imunológica inata (treinada) e adaptativa ao sars-cov-2
  • Na COVID-19 há prejuízo na regulação e na memória do sistema imune, porém não se sabe em resposta as vacinas, bem como se o Schistosoma mansoni pode alterar a resposta vacinal. Houve diminuição no número de linfócitos T CD4+, TCD8+, células B e NK e nos casos graves de COVID-19 a diminuição foi maior. Células T específicas na maioria dos indivíduos, um ano após COVID-19 leve; em casos graves, as células T CD4+ ou CD8+ e CD45RO + diminuíram, bem como as T reguladoras (Treg) que pode influenciar a imunidade de memória ativa (pós-infecção) ou passiva (pós-vacina). Células B de memória anti-spike ou RBD foram detectadas em casos de COVID-19 e com expressão de anticorpos com hipermutação somática (maior potência e resistência), mas avaliados em até 6 meses. IgM e IgG anti-RBD diminuíram em 6 meses, com IgA inalterada. Então, não é sabido o curso dos linfócitos T e B de memória, 1 e 2 anos da vacina e em áreas endêmicas para esquistossomose. S. mansoni levou aumento de Treg para antígenos heterólogos, em humanos, e melhora de memória CD8+ anti-viral, com participação de IL-4, em camundongos. Além disso, não se sabe se antígenos do parasita induzem memória inata, monócitos dependente (treinada), ao SARC-Cov-2. A hipótese que antígenos do S. mansoni in vivo (infecção) ou in vitro (SEA/SWAP) induzem Th2/Treg, altere a memória adaptativa e inata anti-SARS-CoV-2 torna-se importante para esclarecer imunidade de memória e potencial de moléculas imunododuladoras (antígenos parasitários) ao SARS-Cov-2. Assim, num ensaio de caráter exploratório in vitro, pacientes adultos de Escada-PE (demanda espontânea) terão, 1 e 2 dois anos de vacina anti-COVID, amostras de fezes colhidas (Nested-PCR), separados em infectados e não-infectados, verificada marca de BCG, com ou sem, (variável confundimento) e obter 4 grupos com sangue coletado para cultura de linfócitos e monócitos com SEA/SWAP/SARS-Cov-2, imunofenotipagem, dosagem de citocinas/quimiocinas (FACS) e IgG/IgA anti-SARS-CoV-2 (ELISA)
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025