Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Olexiy Shynkarenko

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • desenvolvimento e teste de um motor foguete a propelentes híbridos fabricado por manufatura aditiva
  • Motor-foguete a propelentes híbridos apresentam algumas vantagens frente aos motores sólidos e líquidos, com destaque para a segurança e menor complexidade operacionais, tornando-os uma excelente plataforma para teste de novas tecnologias em propulsão aeroespacial. A UnB foi pioneira no Brasil no desenvolvimento destes sistemas propulsivos e hoje possui uma moderna bancada de testes e metodologias associadas para desenvolvimento de propulsores que empregam combustíveis sólidos aplicados a foguetes e mísseis. O Laboratório de Propulsão Química da UnB é um dos mais importantes do setor acadêmico nacional, com um número expressivo de pesquisadores doutores reconhecidos internacionalmente na área. Com base nestes recursos, infraestrutura e capital humano, esta proposta objetiva desenvolver, fabricar e testar as partes quentes de um motor foguete a propelentes híbridos produzido por manufatura aditiva. Busca-se formar massa crítica nacional no emprego de modernas técnicas de projeto e fabricação de sistemas propulsivos envolvendo empresas, institutos de pesquisa e inovação e a academia. Em termos de maturidade tecnológica, objetiva-se atingir o nível TRL = 6 para a câmara de combustão. O desenvolvimento de ferramentas de cálculo estrutural e térmico das partes quentes do motor integrado ao processo de definição de materiais e posterior manufatura aditiva de tais sistemas é uma iniciativa pioneira no Brasil com aplicabilidade imediata nos setores de defesa e aeroespacial. A manufatura aditiva possibilita o emprego de novas técnicas de resfriamento de motor foguete a propelentes híbridos e líquidos diminuindo drasticamente os custos de desenvolvimento e fabricação de tais sistemas. O motor, como demonstrador tecnológico, também estimulará o desenvolvimento de novos sistemas espaciais por startups e “spin offs”, com potencial para adensar a cadeia de modernos produtos aeroespaciais ofertadas pela indústria nacional.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 06/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Olga Lúcia Castreghini de Freitas

Ciências Humanas

Geografia
  • cop30 em belém (pa): das oportunidades de transformações urbanas aos desafios para a sustentabilidade, participação e controle social.
  • O anúncio da realização da COP30 (Conferência das Partes - ONU) em Belém do Pará no ano de 2025 trouxe à tona questionamentos acerca da capacidade da cidade abrigar evento deste porte e dos impactos (positivos e negativos) que tal empreendimento pode gerar. Projetos há muito necessários ressurgiram, foram modificados e/ou emergiram no rol das propostas em discussão. Participar do debate e contribuir para a qualificação da sociedade civil é motivação central da presente proposta, destinada a discutir e pactuar sobre a sustentabilidade do planeta e definir meios de garantir a atenuação dos efeitos das mudanças climáticas será a COP sustentável enquanto megaevento? Os investimentos voltados à preparação da COP serão capazes de garantir a Belém transformações urbanas e ganhos sociais efetivos e duradouros? Há convergência entre as inúmeras carências locais e as demandas do evento? Como potencializar efeitos positivos e mitigar os negativos da COP na cidade? A metodologia proposta está estruturada em 5 eixos temáticos: balanço crítico dos megaeventos esportivos ocorridos no país em 2014 e 2016 para identificar o que, de fato, foi incorporado ao cotidiano da população e atendeu suas urgências e necessidades; projetos de infraestrutura e estrutura intraurbana; habitação e uso do solo; economia urbana; participação e controle social. Em torno desses eixos serão organizadas equipes de pesquisadores de diferentes áreas, instituições, níveis de formação e atuação profissional, que deverão promover não apenas o debate teórico-conceitual, mas, também, fomentar a incidência política, a participação e o controle social. Espera-se, assim, contribuir para as discussões sobre o desenvolvimento urbano sustentável na Amazônia e para o avanço do conhecimento relacionado aos limites e possibilidades dos megaeventos promoverem transformações urbanas relevantes.
  • Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - PA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026